TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Roteiro De Aprendizagem

Por:   •  25/7/2023  •  Resenha  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2] ROTEIRO DE APRENDIZAGEM

Núcleo 7/ Ciclo 2 - Noite

[pic 3]

Alana Góes  - Matrícula 170500035

Helena Tavares - Matrícula  220500111

Lucelia Paiva - Matrícula 190500299

Marcelo de Almeida Martins - Matrícula 210500181

Suellen Ramos - Matrícula 190500301

 

Profa. Dra.  Débora Sampaio

Rio de Janeiro

2022

Caso clínico

Ana Luiza, 41 anos, professora em escola privada, casada, mãe de dois filhos, Lucas o mais velho com 24 anos, filho do seu relacionamento anterior e Ana Maria de 14 anos, fruto do seu casamento atual. Ela possui dois irmãos, um mais velho de 46 anos e o irmão caçula que faleceu por overdose.

Ana vivenciou a separação dos pais quando ela tinha oito anos de idade. Após a descoberta da traição por parte do pai e sua partida, a família passou por muitas dificuldades financeiras a ponto de terem dias em que não tinham o que comer, dependendo da ajuda de parentes. Seu pai foi morar em outro bairro com a amante. A partida do pai comprometeu drasticamente o vínculo de Ana e seus irmãos com ele, o qual não demonstrava interesse em assistir aos filhos tanto financeiramente quanto emocionalmente.  Com todo o sofrimento o qual envolvia a separação, a mãe de Ana apresentou um quadro de profunda tristeza, e perca de muito peso. Não via nenhum motivo para viver após o trauma da separação. Em três meses foi diagnosticada com tuberculose e três anos depois morreu aos 33 anos de idade, deixando os três filhos. Seu pai permaneceu distante após a morte da ex mulher. Em um encontro que teve com Ana, há aproximadamente três anos atrás o pai disse que se sente culpado pela morte da ex e que é difícil olhar para Ana, pois ela lembra muito sua mãe o que só faz aumentar esse sentimento de culpa, com isso o pai prefere não reatar os laços com nenhum dos filhos para assim evitar maior sofrimento.

Após o falecimento de sua mãe, Ana e seus irmãos viveram anos de muita dificuldade e sofrimento. Seu irmão mais velho assumiu a responsabilidade de cuidar dela e do caçula. O qual infelizmente se envolveu com drogas e aos 17 anos morreu de overdose. Ana tinha muita afinidade com seu irmão mais novo e diz que a morte precoce dele acabou com a vida dela, "falta uma parte de mim", e depois dessa perda, relata muitos problemas de saúde. 

Aos 16 anos, a cliente se apaixonou por um colega da escola e engravidou dele, porém, o relacionamento não prosseguiu e Ana viveu todo processo da gestação e nascimento do filho sem o apoio do pai da criança. Aos 20 anos de idade ela conheceu seu atual marido o qual a acolheu com o seu filho. A cliente relata que os sete primeiros anos de casamento foram maravilhosos, depois disso tiveram muitos problemas. Ana descobriu algumas traições do seu marido e tal ocorrido a abalou profundamente. Ela conta que "a dor da traição foi como se estivesse tomado um tiro de fuzil no peito", pensou em separação a princípio, porém conversando com seu esposo resolveram recomeçar, com o tempo a dor foi amenizando e o relacionamento melhorando. Nesse processo de reconstrução do relacionamento ela engravida e nasce a Ana Maria, contudo diz "nunca mais fui à mesma pessoa".

Ana relata que desde a perda de sua mãe, sente uma tristeza muito grande e só piorou depois da perda do seu irmão e da descoberta das traições do marido. Ela menciona que o seu histórico de perdas e dores os quais envolveram sua vida, "como se tirassem de mim um pedaço a cada acontecimento e hoje tenho um imenso vazio dentro de mim", 

A cliente está afastada do trabalho. Há um mês ela passou muito mal em seu ambiente de trabalho, com dores muito fortes no peito, e falta de ar, achou que iria morrer, pois julgou estar infartado. Foi levada ao hospital e não foi descoberto nada que pudesse justificar tais sintomas. Quatro dias depois ela teve os mesmos sintomas, enquanto estava no shopping com a filha e precisou ser levada de ambulância ao hospital e novamente não foi diagnosticado nada além de estresse. O médico a orientou procurar um cardiologista. Ana procurou o médico e realizou exames os quais não acusaram nenhum problema cardíaco. Foi orientada a procurar um psiquiatra e psicólogo para averiguar tais episódios ocorridos. A cliente continuou a apresentar tais crises, pelo menos duas vezes por semana, gerando perda de peso, insônia, aumentando ainda mais a tristeza que sente.

A escola onde Ana trabalha solicitou que a funcionária fosse ao psicólogo para obter uma avaliação psicológica para obterem um diagnóstico assim como orientação acerca do de um acompanhamento psicológico. Ana também foi ao psiquiatra que passou um ansiolítico, mas que também acha necessária a avaliação psicológica.

Sendo assim, Ana foi procurar a avaliação psicológica, ela sentia medo e já não saia mais de casa.

 

Instrumentos e Técnicas 

Iniciamos a construção da avaliação psicológica da paciente através da técnica projetiva de “Pirâmides Coloridas de Pfister” que pretende observar os aspectos de natureza afetivo-emocionais da personalidade; bem como acompanhada da entrevista clinica semiestruturadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com