TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Por:   •  7/9/2018  •  Dissertação  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

ROTEIRO DE ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

ATIVIDADE REFLEXIVA

Atividade: Estudo Dirigido

Temática: Disclosure, objetivos da contabilidade e ambiente de negócios

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Prof. José Luiz Borsatto Junior

1 Características do Estudo Dirigido

O Estudo Dirigido é uma atividade realizada pelos alunos, com roteiros de perguntas desenvolvidas previamente pelos professores. Essa é uma atividade ativa e não passiva, pois requer do aluno o uso da própria criatividade, da interpretação e análise do conteúdo do texto (ou objeto de estudo), sendo consideradas na elaboração do roteiro, sobretudo, as necessidades do aluno.

Nesta atividade busca-se permitir ao aluno a compreensão da aderência das divulgações contábeis e dos objetivos da contabilidade ao ambiente de negócios.

O emprego do Estudo Dirigido é também uma forma de motivar os alunos a refletir sobre o texto (ou objeto de estudo), já que os mesmos terão a responsabilidade de empregar suas capacidades analítica e criativa e não simplesmente realizar uma leitura (ou pesquisa) “somente por ler”. A capacidade analítica é desenvolvida quando o aluno é desafiado a interpretar e sustentar, por meio de argumentos válidos, a sua resposta. Dessa forma, a técnica possibilita a integração de ideias, já que o aluno precisa organizar, raciocinar e sintetizar essas ideias para responder aos questionamentos propostos.

2 Contextualização e preparação para o estudo

Nesta atividade trabalharemos com os Relatos Integrados (RI) das empresas Natura e Itaú, publicados em 2016. Conforme Alves, Kassai, Lucas e Ferreira (2017, p. 102-103):

“O RI resulta da conexão entre Relatório Financeiro e Relatórios não Financeiros em prol do pensamento integrado, a visão holística do processo de criação de valor. O objetivo é explicar a provedores de capital financeiro como a organização gera valor ao longo do tempo, por meio de informações relevantes [...]

O Relatório Financeiro é composto pelas Demonstrações Contábeis, expresso por meio do relatório anual obrigatório, com a estrutura conceitual definida por entidades reguladoras em relação a mensuração e divulgação dos elementos patrimoniais. Ao passo que, os Relatórios não Financeiros retratam informações sobre estratégia, sustentabilidade, governança, estruturas, sistemas e métodos de atuação das organizações e, quase sempre, são de caráter voluntário [...].

Por sua vez, cada Relatório não Financeiro tem orientações de entidades específicas como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Global Reporting Inititative (GRI) e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Como exemplos de Relatório não Financeiro tem-se o Relatório da Administração, o Relatório de Sustentabilidade, e o Relatório de Governança Corporativa.

Em ambientes competitivos, os Relatórios não Financeiros ajudam as organizações a perceber se as vantagens estratégicas serão sustentáveis, se respondem a pressões internas e externas e, assim, gerir e evidenciar a responsabilidade social e ambiental da organização [...].”

Neste contexto, o RI agrega as divulgações contábil-financeiras (disclosure) e diversas outras informações interessantes aos múltiplos Stakeholders, inclusive acerca de elementos de gestão e estratégicos.

O objetivo deste estudo dirigido consiste em relacionar as divulgações dos RI de ambas as empresas, com os seguintes aspectos conceituais de Teoria da Contabilidade: objetivo da contabilidade, usuários da informação contábil, divulgações obrigatórias e divulgações não obrigatórias, de forma contextualizada ao ambiente de negócios.

Para que tal objetivo seja atingido, na sequência apresentam-se o roteiro de perguntas que vai direcionar o estudo, assim como as orientações e as referências recomendadas para a realização do mesmo.

3 Atividades (roteiro de perguntas)

  1. A divulgação do Relato Integrado é obrigatória? Fundamente sua resposta nas referências elencadas neste roteiro.

O RI (Relatório Integrado) é um projeto piloto do Brasil e está sendo realizado somente em algumas empresas, e é de caráter obrigatório a apresentação nas mesmas. (AES Brasil, BNDES, BRF, CCR, CPFL Energia, Fibria, Itaú/Unibanco, Natura e Votorantim Cimentos). É de suma importância, visto que, as organizações apresentam suas ideologias, informações financeiras, produtos à comercializar, entre outros, finalizando com a demonstrações de valores. Isso faz com que facilite a comunicação entre empresa e investidores, adquirindo mais recursos e evoluindo constantemente de maneira eficiente.

  1. Quais demonstrações contábeis podem ser reconhecidas no Relato Integrado do Itaú? Cite ou apresente tal passagem (do RI) e justifique sua resposta.

Uma das demonstrações contábeis no RI Itau é sobre o capital financeiro de 2016 que contabilizou R$ 1,328 trilhão, e é por meio deste capital que a empresa realiza as operações financeiras, cedendo empréstimos fazendo renderizar negócios com suas taxas de juros.

3. Quais divulgações consideradas não obrigatórias podem ser reconhecidas no Relato Integrado do Itaú? Cite ou apresente tal passagem (do RI) e justifique sua resposta.  

4. O objetivo principal da Contabilidade é fornecer informação estruturada de natureza primordialmente econômica e financeira, e subsidiariamente de natureza física, de produtividade e social (o que inclui aspectos ambientais). A partir desta afirmação, identifique no RI de sua preferência informações ou trechos que correspondam a cada uma das características (naturezas) do objetivo principal da Contabilidade. Na sequência, explique como cada característica no aplicada no RI e pôde ter sido reconhecida como tal. Como ponto de partida, sugere-se o esquema abaixo para a resolução desta questão.

Aspecto investigado

Por que cada trecho corresponde às naturezas do objetivo da Contabilidade?

Fonte (empresa e página do RI)

Conceitual

Aplicado

Natureza informacional

Trecho, citação, informação, divulgação, etc. (do RI)

Econômica

Financeira

Física

De produtividade

ambiental

5. Identifique, no Relato Integrado de sua Preferência, ao menos sete (7) tipos de usuários da informação contábil distintos, bem como suas necessidades informacionais específicas. Como ponto de partida, sugere-se o esquema abaixo para a resolução desta questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com