TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA EM IDOSOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

Por:   •  5/12/2018  •  Monografia  •  6.337 Palavras (26 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

Marcos Roberto Leite Lira

SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA
EM IDOSOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

Brasília

2018

Marcos Roberto Leite Lira

SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA
EM IDOSOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

Trabalho de conclusão de curso apresentado a faculdade Mauá, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em bacharel educação física.

Orientadora: Raquel Lins.

Brasília

2018

Marcos Roberto Leite Lira

SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA
EM IDOSOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado a faculdade Mauá, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em bacharel educação física.

           

                                                                             BANCA EXAMINADORA

[pic 2]

Prof (a): Esp. Raquel Vieira Lins

 

Brasília 30 de junho de 2018

AGRADECIMENTOS

     Agradeço a Deus por ter me capacitado e aos meus familiares que me apoiaram, durante esta jornada. A minha orientadora Raquel Vieira, pelos ensinamentos e pela excelente orientação. Aos Professores do Curso de Educação Física que sempre me apoiaram e incentivaram para finalização deste trabalho. E aos meus amigos e companheiros de curso, que tanto me apoiaram e me ajudaram nesta etapa de minha vida.

LIRA, Marcos. 2018. SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINAEM IDOSOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR. Trabalho de conclusão de curso em bacharel de Educação Física – Faculdade Mauá, Brasília, 2018.

Resumo

Introdução: sarcopenia é um processo caracterizado pela diminuição no músculo, massa e força, bem como a velocidade de contração muscular, desde o avanço da idade, em que ocorre a substituição do tecido muscular por tecido adiposo, assim a preocupação com reabilitação e prevenção torna-se importantes para uma melhor qualidade de vida. Objetivo: avaliar a eficácia da suplementação de creatina em idosos. Métodos: uma literatura baseada em livros e artigos, os seguintes bancos de dados: bireme, scielo e pubmed. Acesso a informações e resultados dos estudos, foi possível ao relatório sobre o assunto, especialmente no que se refere os efeitos da suplementação de creatina, associado com o exercício físico em idosos. Conclusões: estes resultados, a suplementação de creatina parece ser eficaz em aumentar o ganho de peso e a força de musculo associado com a pratica de atividades físicas ou não, de ambos os sexos, atua como um ergogênico.

Palavras chaves: creatina, idoso, suplementação.

LIRA, Marcos. 2018. SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINAEM IDOSOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR. Trabalho de conclusão de curso em bacharel de Educação Física – Faculdade Mauá, Brasília, 2018.

ABRASTACT

Introduction: sarcopenia is a process characterized by the decrease in muscle mass and strength, as well as the speed of muscle contraction, since the advance of age, in which occurs the replacement of muscle tissue by fat tissue, so the concern about rehabilitation and prevention becomes important for a better quality of life. Objective: to evaluate the effectiveness of creatine supplementation in elderly. Methods: a literature based on books and articles, the following databases: bireme, scielo and pubmed. Access to information and results of the studies, it was possible to report on the subject, especially as regards the effects of creatine supplementation, associated with the physical exercise in the elderly. Conclusions: these results, creatine supplementation appears to be effective in increasing the weight gain and muscle strength associated with the practice of physical activities or not, of both sexes, acts as a ergogenico.

Key words: creatine, elderly, supplementation.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO…………………………………………………………………….......8

1 Caracteristicas relacionadas ao envelhecimento.……………........……….......9

2.Principais beneficios e maleficios da creatina...............................................14

3. Efeitos da suplementação com creatinaem idosos......................................22

Considerações finais........................................................................................24

Referencias........................................................................................................25


INTRODUÇÃO

A creatina é considerada uma amina, que por meio dos aminoácidos glicina, arginina e metionina é naturalmente sintetizada, em sua forma endógena, pelo fígado, rins e pâncreas. Este composto nitrogenado é produzido a partir da transferência de um grupo amino da arginina para a glicina, numa reação de transaminação, formando o guanidinoacetato e ornitina, onde serão sintetizados nos rins e transportados para o fígado. O grupo metil proveniente da metionina forma o S–adenosilmetionina, que em seguida é transferido para oguanidinoacetato, formando a creatina.

O aumento da população idosa no Brasil e no mundo tem gerado preocupação em profissionais da saúde, assim como interesse em pesquisadores, com intuito de esclarecer informações sobre esta população. Sabe-se que o processo de envelhecimento é extremamente abstrato, por conta das constantes alterações fisiológicas e motoras. Desta forma, pesquisas voltadas a este grupo, fornecendo informações sobre a prevenção e melhoria de vida, são indispensáveis. O exercício físico contribui, indiscutivelmente, na prevenção e minimização de algumas complicações, durante o envelhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com