TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO GANHO DE POTÊNCIA MUSCULAR EM PRATICANTES DE KARATÊ

Por:   •  21/4/2018  •  Artigo  •  2.851 Palavras (12 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 12

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO GANHO DE POTÊNCIA MUSCULAR EM PRATICANTES DE KARATÊ DA CIDADE DE JEQUIÉ-BA.

RESUMO

Introdução: O treinamento funcional têm sido cada vez mais utilizado no treino de atletas de diferentes modalidades visando melhorar performances e diminuir  riscos de lesões além de ser um auxiliar no condicionamento físico de muitos praticantes de esportes, como é o caso do esporte pesquisado neste trabalho o “karatê”.Objetivo: Verificar o ganho da potência muscular em praticantes homens de karatê através de um programa de treinamento funcional. Método: Foram avaliados, 10 participantes com idades entre 20 e 70 anos. As atividades realizadas foram de pliometria, com diferentes tipos de saltos também atividades de tração, com cintos de tração, com as próprias faixas dos participantes e em duplas ,um individuo segurando o outro pela faixa causando uma resistência, fizeram também trabalho específicos de potência, onde realizavam fundamentos do karatê com resistência  (Caneleiras, Elásticos, Cinto de tração) presos aos pés.Resultados: Os resultados evidenciaram que nos testes de impulsão vertical e de impulsão horizontal usado para mensurar a potencia muscular dos atletas, o programa de treinamento funcional favoreceu o ganho dessa potência nos praticantes de Karatê.

Palavras-chave: karatê, Treinamento funcional, Potência muscular.

ABSTRACT

Introduction: the functional training have been increasingly used in the training of athletes of different modalities to improve performance and reduce injury risks in addition to being a sidekick on the physical fitness of many sports practitioners, as is the case of the sport in this work researched the "karate". Objective: to verify the gain of muscle power in karate men practitioners through a functional training program. Method: we evaluated, 10 participants aged between 20 and 70 years. The activities undertaken were of plyometrics, with different types of traction activities also jumps, with traction belts, with their own tracks of the participants and in doubles, an individual holding the other by causing a resistance band, also made specific job, where were the basics of karate with resistance (leggings, elastic traction Belt) stuck to the feet. Results: The results showed that vertical jump tests and horizontal thrust used to measure muscle power of the athletes, the functional training program favored the gain this power in karate practitioners.                                        

Keywords: karate, Functional training, Muscular power.

RESUMEN

Introducción: El entrenamiento funcional se han utilizado cada vez más en el entrenamiento de atletas de diferentes modalidades para mejorar el rendimiento y reducir los riesgos de lesiones, además de ser un asistente en el gimnasio de muchos practicantes de deportes, como el deporte investigados en este estudio, "karate" Objetivo: Comprobar la ganancia de fuerza muscular en hombres que practican karate a través de un programa de entrenamiento funcional. Método: Un total de 10 participantes de entre 20 y 70 años. Las actividades fueron pliometría, con diferentes tipos de saltos también actividades de tracción, con correas de tracción, con sus propias pistas de los participantes y en parejas, una persona que sostiene la otra, causando una banda de resistencia, también hizo trabajo de potencia específica, donde los fundamentales de karate realizadas con resistencia (Mallas, elástico, tracción Cinturón) unido a pés.Resultados: los resultados mostraron que las pruebas de salto vertical y de pie salto de longitud se utiliza para medir la fuerza muscular de los atletas, el programa de entrenamiento funcional favorecidos la ganancia que alimentar los practicantes de Karate.

Palabras clave: karate, Entrenamiento funcional, La fuerza muscular.

INTRODUÇÃO

   

O Karatê é uma arte marcial de origem japonesa, que enfatiza além do treinamento físico por meio de suas técnicas fundamentais, uma filosofia embasada na luta sem armas. Uma modalidade que no decorrer de sua história, se inseriu no universo esportivo, em que ocupa uma posição de destaque em todo o mundo. Para tanto, o treinamento voltado a esta pratica esportiva se mostra de fundamental importância, uma vez em que, de acordo com as particularidades do desporto em si, requerem uma preparação psicofísica especial.

Na sua origem, o karatê não está diretamente ligado a regras de competições, mas sim a um conjunto de valores sócio-culturais. Alguns estudiosos acreditam que o treinamento de potência muscular é específico para a finalidade do aumento da capacidade de força específica para o esporte, pois não há alterações do peso corporal do individuo, uma vez que aumenta a ativação neural, aperfeiçoando a capacidade de produção.

 O Karatê, em sua essência, é um esporte altamente dinâmico, extremamente técnico, caracterizado por atividades de alta intensidade envolvendo chutes e socos, alem de rápidos deslocamentos horizontais (WKF 2009 apud ROCHEL et al 2009). É neste consenso em que a Força se mostra relevante, onde a aplicação vigorosa das técnicas de Karatê depende diretamente dessa capacidade física, ou seja, o foco na utilização eficaz da força é um ponto chave na execução dos fundamentos técnicos do Karatê.

Nesse sentido, o crescimento do interesse de pesquisadores e profissionais em investigar o ganho de potência muscular acarretadas pela prática de exercícios físicos, esportes e a participação em programas de treinamento físico, tanto na perspectiva da saúde quanto da melhoria do desempenho atlético em diferentes grupos populacionais.

 Em física, potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo em outros termos, potência é a rapidez com a qual certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. A potência consumida e/ou dissipada por um ser humano é em torno de 100 watts, variando de 85 W durante o sono a 800 W ou mais enquanto pratica-se desporto, geralmente a potência muscular é desenvolvida através de treinos pliométrico, embora também possa ser trabalhada indiretamente por meio de treinos de força dinâmica seguido por um treino de velocidade, onde há um ganho maior em relação à pliometria, porém o processo é um pouco mais lento, sendo assim o treinamento funcional representa uma nova forma de condicionamento, guiada pelas leis básicas do treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com