TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de saúde pública e o papel do profissional de Educação Física

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

A algum tempo a Educação Física era apenas uma atividade escolar, do exército, depois veio para as academias e virou um artigo de luxo para a maior parte das pessoas.

Pouco a pouco a Educação Física está se tornando disponível para a rede SUS através dos núcleos de apoio a saúde da família.

A Educação Física passa a fazer parte do serviço da saúde em 2008 com a proposta do NASF que são os núcleos de apoio a saúde da família que é quem prevê e quem insere.

O profissional de Educação Física possui competências para lidar com a atividade física, ele caracteriza-se pelo conhecimento da atividade física nas suas diversas manifestações e objetivos possuindo competências e habilidades para identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos da área.

Então conseguimos ter a certeza de que esse é o profissional ideal quando falamos de atividade física.

Este profissional pode estar nas modalidades I e II do NASF, e está praticamente em pelo menos 50% das equipes ao longo do Brasil, e hoje está entre os cinco profissionais que mais estão presentes dentro dessas equipes.

O profissional professor de educação física é uma peça fundamental no programa saúde da família pois a atividade física, em especial o exercício regular e orientado contribui para um estilo de vida saudável, minimizando os fatores de riscos que acometem a população (sedentarismo) tornando-se uma medida preventiva contra patologias.

Quando aplicada de forma qualificada, competente, responsável e ética, certamente poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

O Profissional de Educação Física, acoplado à equipe multiprofissional do NASF aliasse à estratégia saúde família, sendo toda parte constituinte do SUS, com o objetivo de garantir a saúde como direito de todos.

Portanto é relevante a inserção do profissional de Educação Física à equipe multiprofissional do núcleo de apoio à saúde da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com