TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO PAPEL PROFISSIONAL DESDE A SUA CONSTRUÇÃO ATÉ NA REALIDADE

Por:   •  3/4/2021  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

JOSELI APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA

A EVOLUÇÃO DO PAPEL PROFISSIONAL DESDE A SUA CONSTRUÇÃO ATÉ NA REALIDADE

Atividade referente a disciplina de História, Legislação

e Bioética na Enfermagem, sob a orientação da professora Sueli

Aparecida de Castro.

CURITIBA

2021

A Enfermagem teve inicio com os cuidados exercidos no tempo de Florence Nightingale, que por sua vez idenitificou o ser humano atrelado as condições de saúde ligadas ao ambiente. Ficou conhecida por criar a teoria ambientalista. Não existia na época a profissão totalmente dita, o curar estava relacionado somente a área da médica. Ao longo do tempo passou por um processo de transformação histórica. A origem dos cuidados estava relacionada ao crescimento da sociedade seja na parte economica, cultural, social e politica.

 No Brasil, a precursora da profissão foi Ana Neri que lutava por maior independência e autonomia quanto a esses cuidados. É considerada a pioneira pela Sociedade Cruz Vermelha das Américas. Participou da Guerra do Paraguai enquanto voluntária, local no qual recebeu homenagens por sua coragem e determinação. Nesse momento no Brasil não haviam escolas a ofertarem o curso a ser feito de Enfermagem. Ao criarem os cursos nas escolas de especialização houve um dilema a ser instigado: preparar o profissional e o medo de que esse profissional se tornasse prepotente para querer evoluir com o "curar" sozinho ao interferir na opinião médica. Na época a mulher foi considerada a candidata ideal a exercer a profissão. Esse mesmo questionamento sobre a distinção do papel do médico e do enfermeiro permaneceram por tempos aqui no Brasil.

Wanda Horta introduziu no Brasil por volta da década de 1960, o processo do cuidar. Iniciou uma metodologia e sistematizou as informações relacionadas as ações da Enfermagem.

Já em 1970 se criou taxonomias de Enfermagem padronizando diagnósticos e prescrições entre os profissionais: NANDA, NOC, NIC. Permitiu-se ao enfermeiro planejar o cuidado com metas a serem alcançadas pela sua equipe. Hoje o enfermeiro planeja, implementa e avalia intervenções de Enfermagem. Foi criada a SAE - Sistematização das Ações de Enfermagem, contribui para a integralidade global do cargo e do paciente.

Ampliado o campo da Enfermagem, passa a existir a profissão como Enfermagem do trabalho onde as atuações podem ser como gestor, pesquisador, mediador, consultor clinico, especialista e mediador entre os representantes das empresas.

Atualmente, o homem faz parte da profissão, não mais somente mulheres representam a classe. Desde o século passado percebe-se e incerssão do mesmo que por sua vez, tem atuado na história de diferentes campos de atuação profissional. A profissão de maneira integral passa a abranger campos de estudo diversificados.

Com esse artigo conclui-se o inicio a profissão foi tida com a concepção que deveria ser submetida a classe médica. Com o passar dos tempos a Enfermagem foi capaz de adquirir autonomia e tornou-se definida como a arte de cuidar. Cuidar do ser humano como um todo: na parte fisica, mental e até social. É a profissão baseada na ciência que exige conhecimentos teóricos e cientificos com um alicerce de propósito final garantir condições para a sobrevivência do ser humano. A profissão conquistou seu espaço com a flexibilidade do manejo em diversas áreas de atuação. A Enfermagem esta ligada a sociedade ao qual esta inserida permitindo o desenvolvimento nas práticas de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com