TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC-FUTEBOL ESCOLAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA - SAVIO FREITAS VILARINO SILVA

Por:   •  22/4/2020  •  Tese  •  3.465 Palavras (14 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SÁVIO DE FREITAS VILARINO SILVA.[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SILVA, Savio de Freitas Vilarino. O futebol nas aulas de Educação Física Escolar. 2018. 15 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Itabira, 2018.[pic 11]

RESUMO

O projeto a seguir traz como tema: “O futebol nas aulas de Educação Física Escolar”. A linha de pesquisa contempla o Esporte Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre a Educação Física como componente curricular na Educação Básica e a relação entre as disciplinas. A escolha pelo Futebol ocorreu por ser um esporte bastante difundido no País, estar arraigado culturalmente, envolve simultaneamente um grande grupo, podendo ser praticado em qualquer área livre. No entanto aprofundar este tema se torna importante, pois, muitas são as maneiras de se introduzir o Futebol nas aulas de educação física na escola e o professor precisa estar atento a todas essas formas de aprendizagem. A problemática levantada para o desenvolvimento deste projeto foi: Quais os benefícios do Futebol para o desenvolvimento das crianças? Como o professor de Educação Física poderá iniciar seus alunos na prática esportiva do Futebol, respeitando suas características cognitivas, físicas e sociais? O conteúdo a ser desenvolvido pelo professor contempla as atividades físicas, conceitos como regras, convivência, desenvolvimentos do aspecto emocional e social.

Este trabalho foi realizado com embasamento teórico de artigos acadêmicos, biblioteca virtual da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), baseado em renomados autores como OLIVEIRA (2001), FREIRE (2003), RAMOS & NEVES (2007), entre outros. A pesquisa foi bastante relevante, a qual trouxe dados importantes destacando o futebol como um excelente recurso pedagógico nas aulas de Educação Física.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Benefícios. Desafios. Desenvolvimento. Futebol


SUMÁRIO[pic 12]

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        TEMA DO PROJETO        7

1.2        JUSTIFICATIVA        7

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        8

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        8

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        9

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

O projeto a seguir traz como tema: “O futebol nas aulas de Educação Física Escolar”. A infância é entendida como um período de grande importância para o desenvolvimento social da criança, e uma das estratégias utilizadas para melhor desenvolver essa fase é por meio dos esportes, pois enquanto atividade física organizada é importante tanto para o desenvolvimento físico, motor, social como psicológico das crianças. Um dos esportes que favorecem essas relações é o Futebol.

A linha de pesquisa contempla a docência nos anos iniciais desenvolvida em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre a Educação Física como componente curricular na Educação Básica e a relação entre as disciplinas. Como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar a prática dos esportes se faz necessária, já este traz oportunidades de vivência de vários esportes. Entre os esportes praticados o futebol é muito popular e ganhou a preferência de muitos. É um esporte que traz certa facilidade para ser executado visto que necessita apenas de uma bola, de um espaço e de jogadores.

A justificativa pela escolha do Futebol ocorreu por ser um esporte bastante difundido no País, estar arraigado culturalmente, envolve simultaneamente um grande grupo, podendo ser praticado em qualquer área livre. No entanto aprofundar este tema se torna importante, pois, muitas são as maneiras de se introduzir o Futebol nas aulas de educação física na escola e o professor precisa estar atento a todas essas formas de aprendizagem.

Os avanços nas propostas metodológicas para a introdução do futebol no ambiente escolar nesses últimos tempos foram significativas, analisando pela quantidade de trabalhos apresentados em sites e livros acadêmicos. A questão é que ainda há uma grande distância entre a proposta e o que verdadeiramente são realizado na prática. No entanto, há outros subsídios que compõem a prática educativa e que necessitam ser provocadas.

Portanto, o propósito deste Projeto de Ensino é promover algumas questões reflexivas, das quais em consonância com a prática educativa de cada profissional, possam ser referenciais no tratamento pedagógico dado ao conteúdo futebol nas aulas de educação física.

Diante disto fica a problematização: Como abordar o futebol nas aulas de educação física?  Quais os benefícios do Futebol para o desenvolvimento das crianças? Como o professor de Educação Física poderá iniciar seus alunos na prática esportiva do Futebol, respeitando suas características cognitivas, físicas e sociais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (742.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com