TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Direito A Educação Física Escolar Escolar

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A Educação Física Escolar Escolar teria como objetivo garantir ao aluno o conhecimento de seu corpo, sendo capaz de sociabilizar, com autonomia e independência no ambiente em que estaria inserido. O Conselho Federal de Educação Física Escolar (CONFEF, 2002) entendeu a Educação Física Escolar como disciplina introdutória e integradora do discente na cultura corporal de movimento, dessa forma favorecendo a formação cidadã. Se assim o fosse, então o aluno estaria apto a produzir, reproduzir e transformar a própria cultura, portanto seria um ator ativo, usufruindo de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas de forma crítica. Em suma, a Educação Física Escolar habilitaria o aluno a ter controle corporal, introduzindo nele, movimentos diversos, favorecendo o bem estar, aumentando o conhecimento e se favorecendo da percepção mais ampla sobre a posição da escola na vida.

De acordo com Martinelli et al. (2006), a Educação Física possibilitaria aos alunos a oportunidade de conhecer e experimentar movimentos, entendendo e desenvolvendo o conhecimento corporal, e, sendo capazes de perceber e absorver os motivos pelos quais o praticam.

Segundo Oliveira (1983): Educação Física seria educação, a partir do momento que percebe o homem como o construtor de si mesmo, de sua cidadania, de uma consciência coletiva mais sensível, e que pode contribuir para transformar a sociedade, tornando-a mais justa e melhor.

Nahas (1997), propõe que o objetivo da Educação Física Escolar no ensino médio, com seus conteúdos e conceitos, tem a importante tarefa de iniciar os alunos nas relações existentes entre atividade física, aptidão física e saúde.

Então, pode se entender que a Educação Física Escolar, em suas abordagens e definições teóricas e práticas, poderia ser vista, também, como peça importante na montagem do indíviduo ativo, conhecedor de seu corpo e com percepção suficiente para compreender que pode ter um estilo de vida melhor, com mais saúde, Darido (2003).

- QUAL A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO MEDIO COMO COMPONENTE CURRICULAR?

A Lei produz a obrigatoriedade da EFE como componente curricular do Ensino médio. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), podemos verificar que no parágrafo terceiro, do Art. 26, é disposto que: A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.

Sabendo da importância que a Educação Física deveria ter na vida do discente, desde o ensino fundamento ao ensino médio, e, sabendo da fuga destes, principalmente, das aulas de Educação Física, no ensino médio, qual será o motivo deste distanciamento? Onde será que se encontra o hiato que impede os docentes de alcançar a realidade dos alunos?

Este trabalho tem a intenção de buscar na visão do discente, o por quê da evasão dos alunos das aulas de Educação Física no ensino médio.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este estudo foi realizado em colégio da rede estadual, situado no bairro da Tijuca, zona norte da Cidade do Rio de Janeiro (RJ). Participaram deste trabalho 45 alunos de ambos os sexos, regularmente matriculados no Ensino Médio, com idades entre 15 e 18 anos.

A coleta de dados se deu através de questionário com 13 perguntas, das quais três eram abertas (Anexo A). O instrumento não foi validado dado que Junior et al. (2005), demonstrou que a realização de teste piloto somente seria obrigatória no emprego de formulário, pois a interpretação das perguntas e redação das respostas guardariam uniformidade em razão da aplicação pelas pesquisadoras, logo a variabilidade de dados não seria impactada por erros naqueles aspectos (Ramos et al., 2005).

O tratamento estatístico versou sobre

DISCUSSÃO DE RESULTADOS

CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MATTOS, MG; NEIRA, MG. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: PHORTE, 2000.

CAPARRÓZ, EF et al. Educação Física escolar – política, investigação e intervenção. Vitória: Proteoria, 2001.

BARBOSA, CLA. Educação Física escolar: as representações sociais. São Paulo: Shape, 2001.

OLIVEIRA, VM. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Darido, 1999

Martinelli, C.R. et all. Educação Física no Ensino Médio: motivos que levam as alunas a não gostarem de participar das aulas. Revista Mackenzie de E.F e esporte, são Paulo, V.5, n.2, p.13-19, 2006

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

QUESTÕES E REFLEXÕES

Suraya Cristina Darido

2003 by

EDITORA GUANABARA KOOGAN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com