TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC SOBRE INCLUSÃO NA GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.512 Palavras (27 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

INSTITUTO MISSIONÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - IMES

FACULDADE PAN AMERICANA – FPA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MARCILENE GUSMÃO CARVALHO

GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL.

                                                                                                                                                                                      Capanema-PA

2019

MARCILENE GUSMÃO CARVALHO

GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL.

.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pan-Americana, como requisito parcial para obtenção do grau de Pedagogia sob a orientação, da Profª. Ma. Maria Francesca da Costa Soares.

        

Capanema-Pa

2019

                MARCILENE GUSMÃO CARVALHO

GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pan- Americana, como requisito parcial para obtenção do grau de Pedagogia sob a orientação da Profª. Ma. Maria Francesca da Costa Soares, avaliado pela seguinte banca examinadora:

Banca Examinadora

____________________________________________________________.

 Orientador (a): Prof. Ma. Maria Francesca da Costa Soares - Faculdade Pan Americana

____________________________________________________________.

Avaliador 1: Prof.

____________________________________________________________.

Avaliador 2: Prof.

____________________________________________________________.

Avaliador 3:

Capanema – PA

2019

                Dedico este trabalho a Deus, que com o seu amor grandioso me iluminou na trajetória do meu curso, me proporcionando condições para seguir em frente. E também Agradeço ao meu marido José Pedro que além de cuidar da manutenção do lar enquanto eu permanecia ocupada com este projeto, foi capaz de me incentivar todos os dias. Obrigada por me ajudar a realizar este sonho. Gratidão infinita meu querido.

AGRADECIMENTOS

        

Agradeço a todas as pessoas do meu convívio que acreditaram e contribuíram, mesmo que indiretamente, para a conclusão deste curso. A elaboração deste projeto não teria sido possível sem o apoio incondicional de algumas pessoas, que se tornaram pilares fundamentais para que eu conseguisse alcançar esse objetivo.

Aos meus pais Raimunda Marlene e Antônio Ramos, pelo amor incondicional e pela paciência. Por terem feito o possível e o impossível para me oferecerem a oportunidade de estudar, sempre acreditando e respeitando minhas decisões e nunca deixando que as dificuldades acabassem com os meus sonhos, serei imensamente grata.

Ao meu Esposo Pedro Dos Santos, por compreender a importância dessa conquista e aceitar a minha ausência quando necessário.

Aos meus filhos José Leandro, Maria Milane e Antônio Alessandro por terem sentido junto comigo, todas as angústias e felicidades, acompanhando cada passo de perto. Pelo amor, amizade, e apoio depositados, além da companhia por todos esses anos, melhor convívio, não poderia encontrar.

Aos meus irmãos, Marlucia, Iranildo, Lilian, Aida, Rose e Jessica, que mesmo inconscientemente me incentivaram, sendo além de irmãos amigos, a correr atrás dos meus objetivos, agradeço de coração.

Aos amigos de curso da turma 046, pela amizade e por ajudar a tornar a vida acadêmica muito mais divertida.

A minha amiga Ana Paula Libório, que esteve presente nessa jornada me deu forças e me motivou a não desistir, agradeço pelas oportunidades oferecidas, pela confiança, por terem me acolhido e por sempre estenderem os braços nas horas de dificuldade, a minha imensa gratidão.

A minha amiga Raiara, pela ajuda, pelas conversas que muito me ajudaram neste trabalho e pela torcida positiva, muito obrigado.

A minha orientadora , pelo empenho, paciência e credibilidade, obrigada por tudo.

À todos os familiares, tios, tias e primos que torceram e acreditaram na conclusão deste curso, fico muito grata.

"a filosofia da inclusão defende uma educação eficaz para todos, sustentada em que as escolas, enquanto comunidades educativas devem satisfazer as necessidades de todos os alunos, sejam quais forem as suas características pessoais, psicológicas ou sociais (com independência de ter ou não deficiência). Trata-se de estabelecer os alicerces para que a escola possa educar com êxito a diversidade de seu alunado e colaborar com a erradicação da ampla desigualdade e injustiça social."

                                                                 (SANCHEZ, 2005)

CARVALHO, Marcilene Gusmão. Gestão escolar frente ao processo de inclusão educacional. 2019, 40 p. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) – Faculdade Pan Americana, Capanema, 2019.

RESUMO

O presente estudo sobre a Pedagogia da inclusão traz a temática “Gestão escolar frente ao processo de inclusão educacional.”, buscou analisar a questão da inclusão de pessoas com deficiências e necessidades especiais em todos os âmbitos educacionais. Focalizando o campo do ensino, este trabalho visa investigar a importância da educação inclusiva de crianças com deficiências e necessidades especiais nos espaços educacionais regulares, tendo em vista que estes espaços são determinantes para o desenvolvimento de todos os indivíduos. O presente trabalho tem como tema a gestão escolar a partir da reforma educacional brasileira nos anos de 1990. Segundo Michels (2006), a nova política educacional brasileira envolve três temas centrais: gestão, formação de professores e inclusão. Esses três eixos indicam os parâmetros para a estrutura politica e organizacional das escolas no contexto atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (240.7 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com