TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - A Sexualidade no Ambiente escolar

Por:   •  21/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ESTÁCIO NOSSA CIDADE

CURSO DE PEDAGOGIA

Sexualidade no Ambiente Escolar

CARAPICUÍBA

2017

FACULDADE ESTÁCIO NOSSA CIDADE

CURSO DE PEDAGOGIA

Bárbara Cunha

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de pedagogia da Faculdade Estácio FNC, como exigência parcial para obtenção do título de Licenciada em pedagogia, sob Orientação: Prof. Dr. Francisco Alencar de Sousa

CARAPICUÍBA

2017

                                                 

 

FOLHA DE APROVAÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso, Ensino Fundamental 1, crianças de 7 anos à 11 anos realizado por Bárbara Cunha, foi apresentado em sessão pública no dia __/__/__, como requisito para obtenção do grau de Licenciada em Pedagogia, à Banca Examinadora composta pelos membros abaixo assinados e, sendo julgado adequado para o cumprimento do requisito legal previsto no Regulamento do TCC da Faculdade Nossa Cidade, foi aprovado obtendo a nota_____

(_________________________).

Carapicuíba, __/__/__.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________

Membro titular

__________________________________

Membro titular

_________________________________

Membro titular

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pois se fez presente em todos os momentos, dando força para continuar mesmo diante das dificuldades vividas. A nosso Orientador Prof. Dr. Francisco Alencar de Sousa, que com muita sabedoria nos orientou durante todo o desenvolvimento do trabalho. Agradeço também a todos os professores que transmitiram seus conhecimentos que auxiliaram em minha jornada.

Dedicatória

        Dedico essa conquista a minha família, por me apoiar, compreender e ajudar nas dificuldades e relevar a minha ausência, facilitando no cumprimento desta importante conquista.

                                                       

RESUMO

        Este trabalho tem como objetivo compreender como o ensino de sexualidade está sendo trabalhado no contexto das práticas das escolas de Educação Fundamental 1 para crianças de 7 a 11 anos de idade.

        A abordagem metodológica adotada na pesquisa fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, baseando-se no pensamento de autores que tratam desse tema. Ainda desenvolvemos uma pesquisa de campo através de entrevista aplicada a diferentes educadores que trabalham a sexualidade no processo de ensino.

         

Palavras – chave: Sexualidade, ambiente escolar, crianças e adolescentes

 

Sumário

Introdução____________________________________________________8 ao 11

Capitulo l_____________________________________________________12 ao 16

Capítulo lll____________________________________________________17 ao 21

Capitulo lll____________________________________________________22 ao 23

Considerações Finais___________________________________________24

Bibliografia___________________________________________________25

INTRODUÇÃO

        Este trabalho aborda a questão da sexualidade e de que forma ela é trabalhada no ambiente escolar.

        Sexualidade é uma construção social, ainda hoje, polemica na escola pela multiplicidade de visões, crenças, tabus e valores dos que nela estão inseridos.

A sexualidade se torna uma questão considerável desde os primeiros sinais de seu desenvolvimento e assim ela se perpetua por todas as fases da vida, não podendo de forma alguma ser separado do indivíduo, pois contem sensibilidade, reflexão e ação, envolvendo a cultura e a história de um povo.

Por consequência, a sexualidade tem um significado importante tanto no mundo próprio da criança como no mundo do adulto e a escola como responsável pelo desenvolvimento cognitivo da criança. Esta pesquisa terá o intuito de verificar como os professores das series iniciais do ensino fundamental se relacionam com o tema sexualidade, se é abordada no ambiente escolar e como é abordada, se não é abordada identificar os motivos que a excluem.

O presente estudo tem como metodologia uma pesquisa de campo com abordagem, qualitativa com duas escolas, sendo uma privada e a outra pública.

Questão Problema

Sexualidade é uma construção social, ainda hoje, polemica na escola pela multiplicidade de visões, crenças, tabus e valores dos que nela estão inseridos qual deve ser o foco da discussão sobre sexualidade no ambiente escolar?

Hipóteses

  • Partindo desta questão problema levantada pelo grupo, admitimos como possíveis hipóteses:
  • Porque não é trabalhado a questão da sexualidade no ambiente escolar?
  • Qual o preparo dos professores para desenvolver o trabalho com a sexualidade no ambiente escolar?
  • O que a escola oferece aos professores relacionado a esse tema?

Objetivo Geral

  • Compreender a importância da sexualidade no desenvolvimento da criança e do adolescente e auxiliando assim a construção da sua própria identidade.

Objetivo Específicos

  • Conhecer de como podemos trabalhar esse tema de forma correta para não constranger os alunos.
  • Analisar como o tema é trabalhado no ambiente escolar.
  • Como é a realizada a formação do professor para desenvolver esse tema em sala de aula.  

Justificativa

A sexualidade no ambiente escolar assunto bastante desafiante para os professores, pois este tema não é abordado nas escolas, por conta de muitos pais e responsáveis não terem uma visão aberta ao século que estamos. Para muita gente é um assunto muito constrangedor, preconceituoso. Temos familiares que sobre conversar ou tocar no assunto, são totalmente leigos e numa conversa não consegue desenvolver.  Por isso nos professores temos que ter uma conversa com as crianças, fazer de um plano de aula algo que seja prazeroso aos alunos e que possam levar o assunto sexualidade como uma conversa sadia e não algo tão fechado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (258.8 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com