TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERCEIRA IDADE: METODOLOGIA E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS

Por:   •  15/6/2017  •  Artigo  •  5.084 Palavras (21 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO

 TERCEIRA IDADE: METODOLOGIA E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS

Sistema Adaptado para Prevenção de Quedas em Idosos

Cleusa Fidelis ferreira passos

                                                                                       RA 46413

Orientadora:

BIANCA TROVELLO RAMALLO

Trabalho apresentado a Pós Graduação em Terceira Idade: Metodologia e Prescrição de Exercícios, da UniFMU, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista.

SÃO PAULO

2017

Sistema adaptado para prevenção de quedas em idosos

PASSOS, FC

RESUMO: O envelhecimento da população brasileira cresce significativamente a cada ano. Porém, os suportes, os cuidados com a alimentação e as prevenções de quedas em idosos são poucos discutidos.

Todos esses aportes se fazem necessários, pois é um meio de aumentar a independência do idoso, oferecendo condições de terem uma vida mais digna sem segregação na sociedade.

O objetivo dessa revisão bibliográfica é identificar, analisar e discutir a importância da prevenção de quedas em idosos no Brasil. Além disso, discutir também a situação social dessa faixa etária, visto que foram constatadas poucas publicações sobre o assunto. Algo muito preocupante, pois se sabe que há um aumento relevante da expectativa de vida atualmente no Brasil.

Foi realizada uma revisão de literatura cujas fontes de pesquisa foram nacionais, na base de dados do pubmed e scielo, tendo como critério artigos publicados nos últimos cinco anos.

Concluiu-se que a população idosa brasileira é carente de prevenções e cuidados, o que a bem da verdade são consideradas um problema de saúde pública, afetando a qualidade de vida dessa faixa etária.

Palavras- chaves: Idosos; situação social; prevenção de quedas

Adapted system for prevention of falls in the elderly

ABSTRACT

The aging of the Brazilian population grows significantly each year. However, supportive care, feeding care and falls prevention in the elderly are few discussed.

All these contributions are necessary, as it is a means of increasing the independence of the elderly, offering conditions to have a more dignified life without segregation in society.

The objective of this literature review is to identify and discuss the importance of the prevention of falls in the elderly in Brazil. In addition, to discuss also the social situation of this age group, since few publications on the subject have been verified. Something very worrisome, as it is known that there is a relevant increase in life expectancy in Brazil today.

A literature review was carried out whose sources of research were national, in the database of pubmed and scielo, having as criterion articles published in the last five years.

It was concluded that the Brazilian elderly population is deprived of preventions and care, which in fact are considered a public health problem, affecting their quality of life.

Keywords: Elderly; social situation, falls prevention

INTRODUÇÃO

A sociedade brasileira está envelhecendo, o que é um processo natural da vida do homem. Assim é necessário compreender as melhores maneiras de prevenir as quedas, que estão ligadas a fatores fisiológicos e patológicos do envelhecimento, como por exemplo, a perda da consciência, doença de Parkinson, distúrbios da marcha, da percepção ambiental, da postura e equilíbrio, além de ataques súbitos sem perda da consciência. Isso tudo exige uma capacidade de adaptação, que o idoso nem sempre possui, fazendo com que essas pessoas enfrentem diversos problemas sociais. ¹

Sobre os fatores da queda não existe faixa etária, porém são mais frequentes em pessoas de idade avançada. Os idosos quando caem correm riscos de lesões mais sérias, às vezes podendo levar à morte em comparação a pessoas mais jovens, passando por longos períodos de internação e extensos períodos de reabilitação e incapacidade. O que ajuda na prevenção é a prática de atividades físicas, porque os benefícios são grandes melhorando a capacidade funcional, força, equilíbrio, coordenação, velocidade do movimento, contribuindo para uma melhor segurança e assim prevenindo a queda. O envelhecimento saudável requer cuidados e prevenções, porém o sistema adaptado para prevenção de quedas em idosos no Brasil não tem sido muito discutido, mas essas quedas são consideradas um problema de Saúde pública. Esta pesquisa “Sistema adaptado para prevenção de quedas em idosos”, propõe a elaboração de um conjunto de ações com foco em hábitos e atitudes do idoso para minimizar o risco de acidentes, e consequentemente propiciar um ambiente mais seguro e saudável.

O objetivo desse artigo é identificar, analisar e discutir a situação social e as principais intervenções para a prevenção de quedas em idosos no Brasil. A definição de queda varia conforme o autor, mas segundo a diretriz anterior sobre Quedas em idosos, ¹D que procurou um conceito abrangente, “queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com incapacidade de correção em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais comprometendo a estabilidade.”

Foi realizada uma revisão da literatura tendo como fontes artigos publicados em periódicos nacionais na base de dados do pubmed e scielo, tendo como critérios de inclusão artigos publicados nos últimos cinco anos.

Esta pesquisa “Sistema adaptado para prevenção de quedas em idosos”, propõe a elaboração de um conjunto de ações com foco em hábitos e atitudes do idoso para minimizar o risco de acidentes, e consequentemente propiciar um ambiente mais seguro e saudável. ²

 Situação da população idosa no Brasil

O envelhecimento da população brasileira vem aumentando gradativa e significativamente e  é uma das mais grandiosas conquistas culturais de um povo no desenvolvimento de humanização, para que possa refletir melhores condições de vida.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2.013 revelam que os idosos (pessoas com mais de 60 anos) somam 24 milhões de brasileiro, mais que o dobro registrado em 1.991 quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de idosos, um crescimento muito significativo, já o número de crianças de até quatro anos caiu de 16, 3 milhões, em 2.000, para 13,3 milhões em 2.011. ³

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com