TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERCEIRA IDADE: TREINO DE FORÇA VERSUS TREINO FUNCIONAL NA CAPACIDADE DE FORÇA

Por:   •  25/10/2021  •  Monografia  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANDRESSA GONÇALVES AZEVEDO SILVA

RA: D04BGD-5

TERCEIRA IDADE: TREINO DE FORÇA VERSUS TREINO FUNCIONAL NA CAPACIDADE DE FORÇA

SÃO PAULO

2019

ANDRESSA GONÇALVES AZEVEDO SILVA

TERCEIRA IDADE: TREINO DE FORÇA VERSUS TREINO FUNCIONAL NA CAPACIDADE DE FORÇA

Trabalho de Conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profa Dra. Carolina Pasetto

Co-orientador: Prof. Dr. Vitor de Salles Painelli  

SÃO PAULO

2019

ANDRESSA GONÇALVES AZEVEDO SILVA

TERCEIRA IDADE: TREINO DE FORÇA VERSUS TREINO FUNCIONAL NA CAPACIDADE DE FORÇA

 

Trabalho de Conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

                                                                /       /     [pic 1][pic 2][pic 3]

Prof.

Universidade Paulista – UNIP

TERCEIRA IDADE: TREINO DE FORÇA VERSUS TREINO FUNCIONAL NA CAPACIDADE DE FORÇA

THIRD AGE: STRENGTH TRAINING VS FUNCTIONAL STRENGTH CAPACITY TRAINING

Terceira idade: treino de força versus treino funcional na capacidade de força

Andressa Gonçalves Azevedo Silva

Orientadora: Profa. Dra, Carolina Pasetto

Co-orientador: Prof. Dr. Vitor de Salles Painelli

Endereço: Av. Marquês de São Vicente, nº 3001 - Água Branca, São Paulo/SP. CEP 05037-040.

Agradecimentos

Agradeço em primeiro lugar a Deus por ter me ajudado até aqui; Aos meus familiares por não terem me deixado desistir quando tudo parecia impossível para mim, apoiando-me; E o meu muito obrigada em especial ao professor Vitor de Salles, onde me ajudou a encontrar o caminho quando eu mais precisava e pelas ótimas orientações que me deu para realizar esse trabalho.

        

Resumo

        O número de idosos hoje no mundo está crescendo cada vez mais rápido. O envelhecimento é tido como um processo natural e inerente do ser humano. Mas com essa transição há perdas de funções das capacidades dos idosos, principalmente da força, pois com o avanço da idade o idoso vai criando uma intolerância á pesos e altas cargas. O objetivo do trabalho foi verificar por meio de revisões e artigos os efeitos do treinamento tradicional e do treinamento funcional e compará-los, ver qual dos dois métodos de treinamento pode ser o mais eficaz para trabalhar com essa população para minimizar essas perdas. O estudo de Hilde Lohne-Seiler e Monica Tosrtveit (2013) compararam esses dois métodos de treino e verificou qual era o mais adequado. Foi visto que não houves grandes diferenças. Outro estudo de Antonio Gomes de Resende Neto e col. (2016) que também teve o mesmo objetivo foi visto que o treinamento funcional trouxe mais beneficios em idosas fragéis, aumentando força e potência muscular. Os resultados mostram que os dois tipos de treinamento são ótimos para o aumento de força, porém o treinamento funcional vem se destacando mais.

Descritores: terceira idade; Idoso; treino de força; funcional; lesões.

                                         

                                         Abstract

       The number of elderly people in the world is growing faster and faster. Aging is regarded as a natural and inherent process in humans. But with this transition there are changes in the functions of the elderly, especially in strength, because advancing age or the elderly will create an intolerance to weights and high loads. The objective of the study was to verify through analyzes and articles the effects of traditional and functional training and comparative, to see which of the two training methods can be the most effective to work with this population because of these penalties. The study by Hilde Lohne-Seiler and Monica Tosrtveit (2013) compared these two training methods and found which was more appropriate. It has been seen that there are no major differences. Another study by Antonio Gomes de Resende Neto et al. (2016) who also had the same goal that was seen in functional training that offers more benefits in frail elderly, strength and muscle power. The results show that both types of training are great for increasing strength, but functional training is becoming more prominent.

Keywords: old age; Old man; strength training; functional; injuries.

Introdução

         A terceira idade é definida como o período compreendido entre os 60 e 65 anos, onde envelhecimento é um processo natural e contínuo dos seres vivos, principalmente do ser humano. Em todo o mundo, o número de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente do que o de qualquer outra faixa etária em todo o mundo cresceu 7,3 milhões entre 1980 e 2000, totalizando mais de 14,5 milhões em 2000. O Brasil, até 2025, será o sexto país com maior número de idosos1.

         Embora o crescimento da população idosa mundial seja um importante indicativo da melhoria da qualidade de vida, é bem conhecido que o processo de envelhecimento está atrelado a perdas importantes em inúmeras capacidades físicas, as quais culminam, inevitavelmente, no declínio da capacidade funcional e da independência do idoso2.

         Para minimizar essas tais perdas se faz necessária utilização de estratégias para sua manutenção e visando uma melhor qualidade de vida. A atividade física na terceira idade tem sido considerada um impotente componente de um estilo de vida saudável, devido particularmente a sua associação com diversos benefícios para a saúde física e mental. Por esse motivo, os exercícios físicos tornam-se cada vez mais imprescindíveis no processo de envelhecimento ativo, já que são capazes de preservar a capacidade funcional dos idosos, garantindo maior autonomia, independência, bem-estar e qualidade de vida3. Portanto surge uma problemática, qual tipo de exercício é melhor para uma pessoa idosa? Treinamento de força, que é o famoso treino tradicional ou treinamento funcional?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (381.7 Kb)   docx (774.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com