TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Dissertativo Infantil

Por:   •  22/10/2018  •  Dissertação  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

    O corpo é um meio de conhecimento para os demais aspectos. A educação física dos nossos tempos por não querer tratar de tudo se especializar em um objeto de estudo. O movimento humano no entender o movimento não pode acontecer sozinho, é sempre determinada por sua dimensão cultural: jogo, esporte, dança... , qualquer gesto é significativo.

    Mas queremos um gesto significativo, uma ação cognitiva, afetiva, social e motora, onde as crianças trabalham os movimentos, se vejam obrigados a pensar e planejar seus movimentos, fugindo de um pegador, se tornando o pegador, pulando uma corda se equilibrando em cima de uma corda e outros.

     Alguns favores importantes como respiração, relaxamento e lateralidade são importantes para criança, agora um pouco de cada.

Respiração- esse fenômeno possibilita as trocas gasosas, eliminando as substâncias nocivas ao corpo e renovando o ciclo.

Relaxamento- é a capacidade de descontração da musculatura voluntária.

Lateralidade- é a dominância de um lado do corpo em relação a outro nível de força e precisão.

    O conhecimento de si é encontrado pelos movimentos humanos, voluntário, Automático e movimento reflexo. MOVIMENTOS REFLEXOS: a motricidade que é natural desde o crescimento, é a existência em função da auto-preservação, esse tipo de movimento a “decisão” é tomada pela medula óssea, e o cérebro não tem participação.

MOVIMENTO VOLUNTÁRIO: é definido, exige estabelecimento de uma tomada de decisão em nível do córtex cerebral, o planejamento da ação motora, avaliação de resultados e depois a leitura desses resultados acumulando-os em forma de experiências.

MOVIMENTO AUTOMÁTICO: é a segunda etapa do movimento voluntário, é repetido uma quantidade de vezes considerável, realiza uma migração cerebral, sai do córtex e penetra na região sub-cortical.

    Através dos vídeos passados na sala de aula vimos o como é importante que a criança tenha tal contato com o movimento o mais cedo possível, fazendo atividades nunca vistas por elas, tendo a repetição do movimento, perdendo o medo, e isso fará que a criança se acostume e faça a mesma atividade diversas vezes, sempre melhorando o movimento. A educação do movimento do movimento compreende-se a realização de atividades motoras que tenham objetivo de desenvolver habilidades como (correr, saltar, saltitar, arremessar, empurrar, subir, descer, andar).

Capacidade Física- agilidade, velocidade, destreza, tempo de reação.

Qualidades Físicas- força, resistência aeróbica e anaeróbica.

A educação do movimento prioriza o aspecto motor na formação do educando.

Esquema Corporal- é o alimento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. O movimento como forma de expressão está totalmente ligado á personalidade o que somos nada mais é do que o fruto de todas as experiências.

 Estruturação espacial- como conhecimento do meio físico e social e sua relação com a motricidade encontraram como objetivo do nosso trabalho a estruturação espacial. Cabe ressaltar que as maiorias das escoriações dos acidentes que acontecem na escola não se dão durante as aulas de educação física e sim nesses momentos de “liberdade” onde as crianças prisioneiras da sala de aula e desconhecedoras dos seus limites e das consequências de uma exploração desesperada terminam por cair ou chocarem-se nas corridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com