TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Choque - Primeiros Socorros

Por:   •  8/4/2016  •  Dissertação  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  1.402 Visualizações

Página 1 de 2

TIPOS DE CHOQUE

CHOQUE ANAFILÁTICO

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é causado por uma alergia grave que surge em um curto espaço de tempo quando se entra em contato com uma substância a que se tem alergia, o que pode levar a esse estado de choque. Neste caso, a histamina liberada pelo corpo com o objetivo de combater a alergia, causa uma vasodilatação, levando a um choque anafilático.

CHOQUE CARDIOGÊNICO

Está relacionado a problemas com o sistema de bombeamento do sangue, ou seja, o coração. O choque cardiogênico é consequência da incapacidade do coração em bombear uma quantidade adequada de sangue para os órgãos o que resulta na diminuição do débito cardíaco.

CHOQUE HIPOVOLÊMICO

É caracterizado pela diminuição do volume de fluídos corporais através da transpiração excessiva, vômitos, queimaduras ou diarreia e/ou pela perda intensa de sangue (hemorragia), o que pode levar ao óbito em pouco tempo.

CHOQUE NEUROGÊNICO

Pode ter diversas causas, porém todas devido à danificação do sistema nervoso. Quando este sistema é interrompido, como acontece em traumas espinhais, o controle do sistema circulatório é perdido. Os vasos aumentam em diâmetro (vasodilatação). A vasodilatação retêm grandes quantidades de sangue, e aliada à falta de força e ritmo cardíacos, leva à hipotensão e depois ao choque.

CHOQUE SÉPTICO

É uma infecção generalizada causada pela invasão do corpo por microrganismos como: vírus, bactérias ou fungos, vindos de uma infecção local ou do meio externo, chegando à corrente sanguínea e espalhando-se por todo o corpo, causando sintomas de choque.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Apostila Ação Univida, UNIFENAS. Manual de Primeiros Socorros. Disponível em: http://www.unifenas.br/extensao/cartilha/AcaoUnivida.pdf. Acesso em: 01/04/2016.

Tua Saúde. Tipos de choque. Disponível em: http://www.tuasaude.com/tipos-de-choque/. Acesso em: 01/04/2016.

Revista da AMRIGS. Choque: diagnóstico e tratamento na emergência. Disponível em: http://www.amrigs.org.br/revista/55-02/021-PG_179-196_559_choque%20diagnostico....pdfAcesso em: 01/04/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com