TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhar na educação física

Ensaio: Trabalhar na educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Ensaio  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho de Educação Física

1= Qual ano que inventou e onde surgiu o voleibol?

R: No dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. O voleibol foi criado nos Estados Unidos,

2= O que é voleibol?

R: O Voleibol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, separadas por uma rede.

3= Qual o objetivo do esporte?

R: O seu objetivo é fazer cair a bola no campo adversário e evitar que ela caia no seu próprio campo, enviando a bola por cima da rede.

4= Quais são os fundamentos do voleibol?

R: Os fundamentos técnicos do jogo são: o saque, a recepção, o levantamento, o ataque, o bloqueio e a defesa.

5= Defina o fundamento do saque?

R: O saque é o primeiro ataque do jogo, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque.

6= Qual a função da posição 3 do vôlei.

R: A posição nº 3 chama-se meio de rede. A posição 3 é de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

7= Qual a dimensão da quadra de voleibol? Como é dividida?

R: Uma quadra oficial de vôlei tem formato retangular e ocupa 18 metros de comprimento, divididos pela rede, e 9 metros de largura. Com uma superfície de madeira ou material sintético, a quadra de vôlei deve ter piso liso e ser identificada por cores vivas.

8= Quantos toques pode executar num jogo de voleibol?

R: Um toque é considerado como qualquer contato com a bola por um jogador em jogo. A equipe tem direito, no máximo, a três toques (além do bloqueio - Regra 14.4.1) para retornar a bola.

9= se joga o vôlei Como?

R: O vôlei é constituído por 12 jogadores, ou seja, seis de cada lado separados por uma rede, com o objetivo de acertar a bola no chão. O objetivo do jogo é fazer a bola cair no campo do adversário, enviando-a por cima da rede e impedir que a bola caísse no seu próprio campo. Cada equipa pode dar 3 toques na bola (não a mesma pessoa). A bola é colocada em jogo com um serviço: o jogador atira a bola enviando-a por cima da rede para o campo adversário. A bola continua em jogo até que caia no chão. Os jogadores mudam de posição quando é a sua vez de lançar a bola, efetuando um movimento de rotação sempre no sentido dos ponteiros do relógio.

10= Qual foi o motivo do surgimento do voleibol?

R: Nessa época, o esporte em moda era o basquetebol, mas era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquete e colocou uma rede semelhante a de tênis, a uma certa altura, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida de um lado ao outro surgindo assim o esporte que seria mais tarde denominado voleibol.

11= Qual a função do bloqueio.

R: interceptar a bola cortada pela equipe adversária, este fundamento passa a ser ofensivo quando consegue enviar a bola contra o solo da equipe oponente. O bloqueio tem duas funções, pode ser tanto de ataque como de defesa. O bloqueio refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4).

12= Quais são os sistemas de jogo no voleibol?

R: Os sistemas de jogo são 6x0, 5x1 com infiltração e líbero, 4x2, 4x2 com infiltração e 3x3.

13= Porque o sistema 5x1 é mais utilizado pela grande seleção?

R: O sistema 5x1 com infiltração, o mais utilizado hoje em dia, é uma junção dos sistemas 4x2 simples com 4x2 com infiltração. Apesar de ter apenas um (1) levantador, ele atua, quando está na zona de ataque, igual aos levantadores do sistema 4x2 simples e quando está na zona de defesa igual ao sistema 4x2 com infiltração (BAIANO, 2005). Devido as evoluções técnicas e táticas das equipes, foi introduzido o líbero, um jogador específico para a defesa. Este jogador não pode atacar e sacar, fazendo o rodízio somente na área de defesa e também não há limite de substituição para ele. É o mais complexo dos sistemas e assim necessita de jogadores habilidosos e bem treinados. É utilizado em equipes de alto nível.

O rodízio 5x1 apresenta (como todos os outros) vantagens e desvantagens. Exemplos:

VANTAGENS:

1.Você tem 5 atacantes

2. Pode utilizar o líbero

3.Maior variação de jogadas de ataque

4.Maior combinação de contra-ataques

DESVANTAGENS:

1. Apenas 1 levantador

2. É mais complicado de se entender

3. O levantador tem que ser muito agil e inteligente

4. Se ele receber a 1ª bola um atacante terá que levantar

14= Qual a função do líbero?

R: O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. Esta função foi introduzida pela FIVB em 1998, com o propósito de permitir disputas mais longas de pontos e tornar o jogo deste modo mais atraente para o público. Um conjunto específico de regras se aplica exclusivamente a este jogador.

15= Em quais as posições que o líbero atua no jogo de vôlei?

R: posições 1, 6 e 5.

16= Quantos sets tem um jogo de voleibol?

R: Uma Partida De Vôlei De Praia Contem 3 Sets

Uma Partida De Vôlei de quadra tem 5 sets.

17= Quantos pontos é um set?

R: O regulamentado pela Federação de Vôlei são 25 pontos, se caso ficar 2 sets a 2, vai até quinze para decidir o ganhador, se caso ficar 24 a 24, continua o jogo até uma equipe abrir dois pontos de vantagem, por exemplo: 26 a 28, 26 a 24, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com