TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contração Muscular

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  1.299 Visualizações

Página 1 de 3

FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO

  1. Explique resumidamente a organização e estrutura da junção neuromuscular.
  2. Explique cada etapa do processo da contração muscular.
  3. Responda qual a importância de cada processo da contração muscular.
  4. Explique como acontece a Hipertrofia muscular.
  5. Explique como acontece a Atrofia muscular e contratura após a desinervação.

A junção neuromuscular, também conhecida como “placa motora”, é uma estrutura complexa que transmite de forma eficiente o impulso elétrico de um neurônio para o músculo esquelético, na qual induz a contração muscular. É na junção neuromuscular que ocorrem as sinapses, sendo que esta possui componentes sinápticos específicos para que ocorra o repasse do impulso nervoso, são eles: elementos pré-sinápticos, fenda sináptica e elemento pós-sináptico. Sua organização se inicia pelo axônio, que é a membrana pré-sináptica ou pré-juncional, em seguida pela fenda sináptica, que é o espaço entre o axônio e a fibra muscular e também é o local onde o neurotransmissor acetilcolina ira ser liberada. E por ultimo tem a fibra muscular, o elemento pós-sináptico, ou membrana pós-juncional, onde contém os receptores da acetilcolina.

A contração muscular começa com um impulso nervoso vindo de um neurônio até a célula muscular, passando pela junção neuromuscular, onde é liberado um neurotransmissor, que neste caso é a acetilcolina. Esta ao se ligar aos receptores da membrana sarcoplasmática, que é a membrana plasmática da fibra muscular, vai estimular uma despolarização dessa membrana através do influxo de sódio, tal processo vai levar essa despolarização até os lugares chamados túbulos T, na qual vai estimular a saída de cálcio do reticulo sarcoplasmático das celulares musculares. O Cálcio que estava armazenado, ao sair para o meio citoplasmático vai estimular as principais proteínas das fibras musculares que estão alojadas nos sarcômeros, Actina (localizada na lateral) e Miosina (localizada no centro), fazendo com que se liguem e deslizem provocando o encurtamento do sarcômero, consequentemente provocando a contração muscular.

Cada etapa da contração muscular é de suma importância para que este processo se desenvolva com eficácia. A acetilcolina é que faz a ligação do neurônio à célula muscular, para que o impulso nervoso seja repassado. Sem a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático não haveria a excitação das proteínas das fibras musculares e a musculatura estaria sempre relaxada. Além disso, sabe-se que utilizamos energia para que o ocorra a contração muscular, logo o ATP (Trifosfato de Adenosina) tem grande importância nesse processo.

Uma atividade muscular intensa vai resultar no que chamamos de Hipertrofia Muscular. Esse processo se dá pelo aumento do músculo, por aumento do diâmetro das fibras musculares, na qual também irá ocorrer um aumento do sarcoplasma (membrana plasmática da célula do músculo), aumento da quantidade de substâncias nutritivas e intermediarias metabólicas, como por exemplo, a Adenosina Trifosfato, responsável pelo armazenamento de energia e o glicogênio, responsável por ceder energia ao processo.

Entretanto existe um processo chamado de Atrofia Muscular, que é caracterizada pela diminuição das fibras musculares após uma fase de inatividade do músculo ou quando o músculo realiza apenas contrações insuficientes. Além disso, existe também a atrofia muscular causada por alguma patologia, como a Desenervação, onde o músculo começa a diminuir após alguma alteração no processo de contração muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com