TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Biologia e Bioquímica

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE MAPA – BIOLOGIA E BIOQUÍMICA

MODELO PARA PREENCHIMENTO

Aluno (a): Jonathas Ricardo dos Santos Silva

RA: 1917246-5

Disciplina: Biologia e bioquímica

A partir das informações apresentadas nas Unidades IV e V do seu livro da disciplina e no Material de Apoio (disponível em Material da Disciplina), analise as situações abaixo e responda as perguntas solicitadas.

Situação 1 – Beatriz acordou atrasada e chegou a sua escola quase em cima da hora da prova de matemática. Assim que chegou, percebeu que havia esquecido a calculadora. Felizmente, Beatriz morava a três quadras da escola. Pensou no quanto precisaria da calculadora e saiu correndo para buscar. Um minuto e meio depois, Beatriz volta ofegante e com a calculadora na mão, conseguindo chegar a tempo de realizar a prova.

  1. Qual via energética predominou durante a corrida de Beatriz para buscar a calculadora? Justifique sua resposta.

Via energética anaeróbica lática.
Como Beatriz precisou de apenas um minuto e meio para buscar a calculadora, a via anaeróbica lática predominou, pois foi uma atividade intensa. A quebra de ATP ocorre, para que possa ser produzido de forma mais rápida energia para realização das contrações musculares intensas. Essa via se mantém ativa por até 3 minutos por ser um sistema que produz maior quantidade de ATP que a via anaeróbia alática, disponibilizando energia pelo tempo que ela precisou para buscar a calculadora.

Situação 2 – Depois de muito tempo sem praticar atividade física, Marcos decidiu voltar a pedalar. Por ter sido um atleta de ponta, acreditou que conseguiria treinar de forma intensa já no primeiro dia, e sem aquecimento, saiu com sua bicicleta em alta velocidade. Cinquenta segundos depois, já muito ofegante, teve que parar. Sentou, descansou por 5 minutos e decidiu tentar novamente em uma intensidade menor. Pedalou de forma tranquila por 35 minutos e depois retornou para sua casa.

  1. Qual via energética predominou durante a primeira tentativa de pedalar de Marcos? Justifique sua resposta.

Via energética anaeróbia alática.                                                                                                    
Como Marcos estava sem praticar atividade física por muito tempo, seu metabolismo estava desacostumado e exigiu mais da via energética anaeróbica alática. Ela tem um processo de produção de energia bem simples, pois requer poucas reações químicas, não requer oxigênio e o as moléculas de ATP e CP já estão disponíveis e armazenadas no músculo. Por ser um processo simples, disponibiliza energia por pouquíssimo tempo e como no primeiro momento, Marcos teve que parar aos 50 segundos da atividade, pois já estava ofegante, seu metabolismo exigiu dessa via energética.

  1. Qual via energética predominou durante o segundo momento da pedalada de Marcos? Justifique sua resposta.

Via energética aeróbica.
No segundo momento, Marcos continuou a atividade por mais tempo e em uma intensidade menor, por isso conseguia respirar com mais facilidade, disponibilizando oxigênio para a queima de substratos que produzirão energia para o músculo em atividade.

Situação 3 – Geraldo é maratonista há seis anos e está treinando para sua 11ª prova, que acontecerá em três meses. Em sua em sua última participação, Geraldo chegou em 7º lugar, sendo ultrapassado nos últimos 100 metros da prova por dois corredores. Por conta disso, o treinador de Geraldo decidiu fazer treinamento específico com sprints (corridas em alta velocidade) de 100, 200 e 400 metros. Os 100m, Geraldo realizou em 16 segundos; os 200m em 46 segundos e os 400m em 1 minuto e 35 segundos.

  1. Qual via energética predominou durante a sessão de treinamento específico de Geraldo, para cada uma das distâncias? Justifique sua resposta.

100 metros: Via energética anaeróbia alática.
Por ser um sprint curto de 100 metros, o metabolismo usou essa fonte de energia imediata, pois é uma atividade de alta intensidade e requer menos reações químicas, não usa oxigênio e produz energia mais rápido, mas é menos duradoura.

200 metros: Via energética anaeróbia lática.
Nesta outra situação teve o sprint maior e mais intenso, que consequentemente levou mais tempo para ser executado, logo usou essa via energética por produzir uma maior quantidade de ATP, disponibilizando energia por mais tempo que a via aeróbia alática.

400 metros: Via energética anaeróbia lática.
Como na segunda situação, o sprint foi maior e consequentemente levou mais tempo para ser executado, logo usou essa via energética por produzir uma maior quantidade de ATP, disponibilizando energia por mais tempo para concluir a atividade.

  1. Qual via energética predomina durante a maior parte do tempo das provas que Geraldo participa? Justifique sua resposta.

Via energética aeróbia.

Por ser uma atividade mais longa e menos intensa, disponibiliza oxigênio em grande quantidade, gerando assim uma quantidade maior de ATP, fornecendo mais energia e mantendo-se ativa até o fim da atividade se for mantida a baixa intensidade na corrida.

Situação 4 – Após um período de treinamento intenso devido às competições nacionais, Joana decidiu tirar cinco dias de férias. Viajou para casa de seus familiares no interior de Santa Cataria, com intuito de descansar fisicamente e psicologicamente. Durante esses dias, não realizou nenhuma atividade física e permaneceu totalmente em repouso assistindo seus programas favoritos na TV.

  1. Sobre a situação acima, qual via energética predomina em situação de repouso absoluto? Justifique sua resposta.

Em repouso, as vias que predominam são as vias aeróbicas, já que o único gasto é mínimo somado a algumas poucas atividades físicas.
A via glicolítica, o ciclo de Krebs e a respiração oxidativa.
A oxidação da glicose com a enzima ocorre no carbono 5, nesse carbono a perda de um hidrogênio e ligação de um grupamento fosfato, o que caracteriza a oxidação da glicose. Daí ela é quebrada até se tornar piruvato, que vai para o ciclo de Krebs para ser quebrado em dióxido de carbono, e os elétrons são carreados para as proteínas e a ATP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (310.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com