TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento Aeróbico e Treinamento Anaeróbico

Por:   •  18/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

TREINAMENTO ANAERÓBICO (MUSCULAÇÃO) X AERÓBICOS

Márcio José Beserra Marques, Arnaldo Amaral Neto, Jair José da Silva

          Orientador: Júlio César Amorim Santos

           Claretiano Centro Universitário – polo Maceió-AL

                                            mjbeserramarques@gmail.com

Introdução

    O termo Anaeróbico se refere ao processo de respiração celular sem a presença de oxigênio. Os exercícios Anaeróbicos são aqueles cujo metabolismo se dá nos músculos, durante a prática de atividades com alto índice de esforço. A musculação ou exercício resistidos, beneficia aqueles que pretendem ganhar massa magra (músculos), ou reduzir o peso.

    Dentre as funções da musculação, pode-se destacar o estimulo a resistência, densidade do osso e flexibilidade. Para obter o resultado esperado é necessário se adaptar a rotina ritmada de exercícios, respeitar os limites do corpo, sem exagerar com os pesos, bem como dar pausas para o descanso e recuperação muscular. Para isso, o treino regenerativo, que também pode ser chamado de descanso ativo, pode ser feito no período de recuperação, para regenerar as fibras musculares, ativar a circulação e remover o excesso de ácido lático produzido pelo organismo devido ao esforço intenso.

    Os treinamentos Aeróbicos quando se realizam intervenções com objetivo de reduzir o peso, um dos maiores problemas que se encontra é a diminuição do metabolismo em repouso, ou seja, passa-se a utilizar menos energia, facilitando a recuperação de gordura perdida.

    Podemos dizer que o exercício aeróbico, faz bem a saúde, melhora a oxigenação dos tecidos, aumenta a expectativa de vida e mais outros benefícios. Porém, quando o objetivo é mudar a composição corporal, alguns pontos devem ser observados.

    Junto com a musculação, se praticado de forma errada pode perder massa muscular, que não é bom, além de acumular gordura. Você pode correr na esteira, bicicleta, elíptico ou qualquer outra atividade física a fim de eliminar as terríveis gorduras e no final a única coisa que consegue é acumular mais gordura.

   Isso acontece porque o exercício em excesso aumenta a produção de cortisol, hormônios catabólicos que reduz os níveis de testosterona, colocando sua massa muscular em risco, além de deixar o metabolismo mais lento, provocando o acúmulo de gordura. Simplesmente, nosso corpo irá quebrar a massa muscular para usar como fonte de energia, poupando a gordura.    

Metodologia

    Pesquisas e estudos mostram que os exercícios aeróbicos, são recomendados após a musculação de preferência em outro período do dia. Pessoas que gostam de atividades aeróbicas mais não querem perder massa muscular, o ideal seria três dias por semana em média 30 minutos por dia, para não sofrer uma perda de massa magra. Mas, não devemos nos esquecer da alimentação, junto com uma suplementação bem orientada, por um profissional, porque não adianta treinar de um jeito ou de outro se não tiver um suporte nutricional de acordo com seu objetivo. Mais podemos diminuir o porcentual de gordura sem os exercícios aeróbicos, conforme verificado por MELBY El AL (1993), GILLETE ET AL (1994), HALTON ET AL (1999). Nestes últimos estudos, os autores verificaram utilização de gordura até 62% acima do normal, mesmo 14 horas após a musculação.

Desenvolvimento

    Assunto muito discutido nas academias e por estudiosos, o exercício aeróbico é sempre colocado em questão quando o assunto é estética e mudança corporal. Há aqueles que odeiam exercícios aeróbico, e há aqueles que gostam e até defendem o assunto. O que abordamos são os benefícios da musculação sem a necessidade de exercícios aeróbico, não que seja menos importante, toda atividade física, bem orientada trás muitos benefícios não só a saúde, mais esteticamente, e por que não espiritualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com