TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DO TREINAMENTO AERÓBIO E TREINAMENTO DE ALTA INTENSIDADE PARA MULHERES

Por:   •  18/10/2022  •  Monografia  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE PITÁGORAS UNOPAR

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

[pic 1]

Carolina Izabel Alves Paparotte

POÇOS DE CALDAS - MG

2022

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        17

2.        JUSTIFICATIVA        19

3.        OBJETIVOS        20

3.1        GERAL        20

3.1        ESPECÍFICOS        20

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        22

5.        METODOLOGIA DA PESQUISA        26

6.        CRONOGRAMA        27

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        28

  1. INTRODUÇÃO  

O treinamento de alta intensidade tem sido muito procurado ultimamente devido a sua promessa de perda de gordura corporal em um curto espaço de tempo, como vem sido propagado por meios sociais e também pelo curto tempo do treinamento em si, já que hoje em dia as pessoas se queixam cada vez mais ter menos tempo de se dedicar a exercícios que demandam mais tempo, como a musculação por exemplo. Mas será que esses exercícios realmente são eficazes? Analisaremos através desse estudo a eficácia e os efeitos que os exercícios de alta intensidade podem causar.

        O aumento da obesidade no mundo é evidente. A sociedade vê a obesidade como fator negativo, relacionado à preguiça e desleixo, que torna a vítima da obesidade objeto de julgamentos e preconceitos (ALMEIDA et al., 2005). Assim, as pessoas, principalmente mulheres, sempre procurando maneiras de manter uma boa imagem, corpo esbelto também a capacidade de se sentir atraente e bonito (OGDEN; EVANS, 1996). Vendo isso, isso A insatisfação física tem sido um dos principais motivos para a prática de atividade física em procura de um visual melhor (SHEN; XU, 2008).

O treinamento contínuo é baseado em exercícios aeróbicos regulares ou cíclicos, de curta duração e baixa densidade, média ou alta, que variam entre 50 a 85% do VO2max, em movimento constante, o que cria uma melhor condução de oxigênio em padrão celular, proporcionando resistência aeróbica (WILMORE; COSTILL, 1988).  Sabe-se que o treino aeróbico moderado amplia a mobilização de gordura durante o treino, enquanto treinamento de alta intensidade, mesmo com a menor quantidade total de exercício, faz o mesmo ou em grande quantidade, no período pós-exercício, além de ambos terem efeitos semelhantes na resistência aeróbia (Santos et al., 2002). Portanto, o número de seguidores do HIIT tem aumentado, em virtude de seus resultados satisfatórios que podem ser obtidos durante o treinamento por um curto período de tempo.

 De acordo com Brooks (2000), o treino intervalado caracteriza-se por aplicar repetidamente exercícios e alternar períodos de descanso. Essa repetição varia de acordo com do sistema energético em que opera, repete os estímulos anaeróbicos mais vezes do que o exercício aeróbico (SMITH et al., 1993). Esse módulo de treinamento gera fadiga que é convertida em energia de trabalho, para melhorar a capacidade energética de músculos que trabalham e consomem mais oxigênio ao longo do tempo, resultando em um grande número de calorias metabolizadas totalmente (LANFORGIA et al., 1997). A bibliografia científica já foi demonstrada, em vários estudos (ARAÚJO et al., 2012; ALMEIDA et al., 2014; KEATING et al., 2014), que a aplicação desses métodos de treino integra diferentes tipos de pessoas, produzindo diferenças significativas nos resultados e, em muitos casos, falta de evidência para certos grupos. Com base nisso, esse estudo inclui um público de pessoas que são menos estudadas quando se trata de comparações entre HIIT e métodos aeróbicos treinamento contínuo, que é para mulheres que, além do treino aeróbico, também fazem exercício resistido.

Devido a diferenças nos achados de resultados comparados ao treinamento aeróbico continuando HIIT e alguns estudos com mulheres fazendo treinamento de resistência, este estudo tem como objetivo responder a seguinte questão: quais são os efeitos do HIIT e do treinamento aeróbico impactam na composição corporal de mulheres submetidas ao treinamento resistido?

Palavras-chave: Treinamento. HIIT. Aeróbio. Composição Corporal. Atividade Física.

  1. PROBLEMA

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e o treinamento aeróbio de curta duração realmente tem maior impacto na mobilização de gordura corporal em menor espaço de tempo do que exercícios de intensidade moderada e/ou de força?

  1. JUSTIFICATIVA

As comparações entre o treino de aeróbico contínuo e o HIIT vem sendo objeto de algumas pesquisas, em relação à composição corporal e a outras funções do corpo, as vias metabólicas dessas funções podem ter um impacto. Baseado na literatura, o uso do treinamento aeróbico contínuo é mais disseminado do que o treino intervalado, no entanto, alguns autores sugerem que o treino intervalado também pode ser útil em programas de treinamento na diminuição da gordura corporal, porque causam flutuações metabólicas significativas mesmo após 24 horas de exercício (BRAGA et al., 2006). O interesse por esta pesquisa surgiu devido à relação do autor com o tema, de uma experiência na academia que me gerou dúvidas através de relatos de alunos sobre a eficácia desse tipo de exercício em relação ao treino tradicional de musculação nas aulas, seminários e discussões sobre o tema em que participei.  Hoje em dia, é comum as pessoas reclamarem da falta de tempo para se exercitar. Isso tem um impacto direto na imobilidade, o que leva a um aumento peso e alterações adversas na composição corporal, que são prejudiciais à saúde e à sua qualidade (ZBUINOVICZ, 2016) e que leva a um grande número de adeptos nesta prática HIIT, devido ao tempo reduzido de treinamento. Diante disso, o significado educacional deste estudo, tendo em vista seu objetivo de garantir que o HIIT, mesmo durante um curto período de treino, ao longo do tempo, há resultados semelhantes ou melhores do que o treinamento contínuos, e pode ser uma oportunidade de prática de exercícios para pessoas que tem um estilo de vida sedentário por falta de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (731.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com