TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bico De Bunsen

Trabalho Escolar: Bico De Bunsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Usualmente faz-se necessária a utilização de meios para aquecer substâncias em laboratórios químicos. Muitos são os tipos de aquecimento, sendo cada um específico para uma substância.

Nessa experiência analisa-se a chama e suas regiões provenientes do bico de bünsen, uma vez que esse é o método mais utilizado para aquecimento em laboratório, devido à velocidade com que atinge altas temperaturas.

Dentre as propriedades analisadas, observa-se a forma assumida diante da presença ou não do oxigênio.

A água destilada foi mantida em um béquer e em tubo de ensaio, aquecida até a sua ebulição e evaporação observando suas reações.

Conclui-se que para realização do experimento é imprescindível conhecimento prévio.

Introdução

No relatório a ser apresentado verifica-se algumas técnicas de aquecimento experimental e suas reações, com corpos de provas, em diferentes partes da chama.

As propriedades da chama produzida foram examinadas mediante observação da queima de um palito de madeira sobre suas regiões. Também foi analisada a água destilada sob temperatura e suas propriedades em função do tempo.

O Bico de Bünsen recebe esse nome através do aperfeiçoamento da técnica realizado por Robert Wilhelm Bünsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday. É continuamente utilizado em técnicas de laboratório por aquecer materiais não inflamáveis e pela velocidade com que consegue atingir altas temperaturas. É um meio seguro onde não há risco da chama se propragar pelo tubo, até o dispositvo de gás que o alimenta. Usa-se gás natural, ou GLP (propano ou butano).

De uma maneira geral, o gás entra por uma mangueira e seu fluxo é regulado por uma válvula na parte inferior do bico. À medida que o gás sobe pelo tubo, o ar é injetado através de orifícios situados um pouco acima da base. A quantidade de ar pode ser controlada girando o anel que fica sobre os orifícios.

Na etapa inicial para acendê-lo deve-se fechar a entrada de ar, posicionar um fósforo aceso no ponto mais alto da câmara de mistura e abrir a válvula de gás. A chama obtida apresenta uma cor amarelada e desprende fuligem. Esta chama não tem temperatura suficiente para o aquecimento de substância alguma.

Para que uma chama mais “quente” seja obtida, deve-se abrir gradativamente a entrada de ar até que sua coloração se torne azulada, isto ocorre porque o oxigênio mistura-se com o gás tornando a queima deste mais eficiente. Nota-se então, duas regiões cônicas distintas, a interna, mais fria chamada de zona redutora e a externa, situada logo acima do cone interno quase invisível chamada de zona oxidante.

Dentre os materiais necessários para a realização dos experimentos, utiliza-se um béquer e um tubo de ensaio, ambos são recipientes muito comuns em laboratórios de química. Se diferem pelo béquer possuir escala para medição aproximada, base plana para uso autônomo, bico para transferência e ser provido de boca larga. Além de poder ser usado em um ampla faixa de temperatura e ter maior capacidade volumétrica. Já o tubo de ensaio é usado para efetuar reações químicas em pequena escala e com pouca quantidade de reagentes. Outra característica é que para o aquececimento pode-se usar diretamente no bico de bünsen.

O aquecimento de líquido acondicionado em béquer depende ainda de uma estrutura para sua sustentação. Habitualmente utiliza-se um tripé de ferro que serve como apoio para equipamentos que são posicionados sobre ele.

O béquer não deve ter contato direto com o bico de bünsen, para isso coloca-se uma tela quadrada, com amianto prensado no centro no formato de um círculo sobre o tripé de ferro. Essa tela de amianto tem a função de dar apoio a materiais de laboratório, ela recebe o calor do bico de bünsen e distribui uniformemente o calor para o recipiente sobre ela.

Procedimento Experimental

1° experimento – Usos do Bico de Bünsen

Materiais:

-Bico de Bünsen

-Palito de madeira

Procedimento:

Ao utilizar o bico de bünsen, deve-se primeiramente fechar a entrada de ar; em seguida, um fósforo deve ser aceso perto do ponto mais alto da câmara de mistura, e a válvula de gás pode ser aberta, dando origem a uma chama grande e amarela que desprende fuligem denominada chama não oxidante redutora.

Coloca-se um palito de madeira nessas condições observando o tempo necessário para queima.

Após, deve-se abrir gradativamente as janelas de entrada de ar, atentando as modificações ocorridas na chama até obter-se uma chama azul.

Novamente é observada a queima de um palito de madeira, dessa vez na chama oxidante. E posteriormente na região mais próxima da câmara de mistura camada interna da chama. Registrando o tempo.

Fechar a válvula de entrada de gás e as janelas de entrada de ar.

2° Experimento - Aquecimento de líquidos em béquer

Materiais utilizados:

-Bico de bünsen

-Tripé de ferro

-Tela de amianto

-Béquer

-Água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com