TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA BREVE HISTÓRIA DA GISNÁSTICA GERAL E ESCOLAR

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

UMA BREVE HISTÓRIA DA GISNÁSTICA GERAL E ESCOLAR



São José dos Campos

2016



Este trabalho aborda uma pesquisa feita sobre a ginástica em completa extensão, desde o contexto histórico até os dias atuais, seu desenvolvimento e seu exercício para dentro das instituições de ensino.

A ginástica sofreu diversas transformações antes de ingressar no ambiente escolar. Desde sua invenção é caracterizada como “corpo em movimento”. Movimentos criados pelo homem em diferentes culturas e manifestações corporais. Esta vem constituindo em transformações desde seu nascimento, mas quando a ginástica é inserida no contexto escolar como nas aulas de Educação Física, ou seja, “Ginástica Escolar” é que tais modificações se expandem. Partindo da conjectura, que a cultura corporal é determinada pelo homem perante toda a sua história, a ginástica também vem seguindo os progressos da humanidade na procura de integrar o ser humano ao ambiente que o circula distinguindo cada corpo. Daolio (1995) nos diz, que é aceitável debater o corpo como construção cultural, uma vez que cada sociedade se promulga variavelmente por meio de corpos diferentes.

Segundo Soares (1994), os métodos ginásticos aparecem no século XIX na Europa, após o ano de 1800 em distintas regiões e de diferentes maneiras de encarar os exercícios físicos. O movimento ginástico europeu motivou a prática de exercícios físicos como artefato educativo. Soares (1994) ainda nos diz que retribuem, simultaneamente, aos quatro países que deram origem ás primárias sistematizações no que se refere a ginástica nas sociedades burguesas: a Alemanha, Suécia, França e a Inglaterra. A partir da criação dessas escolas a ginástica foi conhecida como científica, e que o movimento que pode ser pensado como o anexo, sistematizado pela ciência e pela técnica, além de afirmar que a ginástica é como ferramenta de obtenção de saúde, de desenvolvimento estético e de treinamento do soldado.

 Outro autor que reforça as ideias de Soares é Ayoub (2007), quando aponta sobre as mudanças históricas da ginástica científica, que seria o mesmo que descrever, da ginástica para a ginástica atual. Nesta ocasião o avanço da ciência acentuou e permitiu assemelhar as possibilidades da ginástica a uma “educação do movimento”, para uma “educação do corpo”. Perante os quatro grupos (escolas) da ginástica, há um destaque na Francesa, que foi instituído por Francisco Amoros no ano de 1850, está é a primeira a penetrar no ambiente escolar estando integrada no currículo das escolas primárias e obrigatória nas escolas habituais, com os docentes preparados ou não para ministrar as aulas. Por meio dos trabalhos de Amoros, renomados estudiosos da fisiologia, médicos e biologistas se abrangeram com essa problemática do “exercício físico”.

O principio da ginástica no Brasil ocorreu em distintos momentos ao longo do tempo. A primeira ação foi à metodologia Alemã que abordou a país em 1860, com a vinda de diversos imigrantes alemães que tinham na ginástica, um hábito de vida. Deste modo, permaneceu como oficial da escola militar até 1912, aonde chega ao Brasil o método Sueco que apresentou como bons protetores de Rui Barbosa, e dezenas de anos mais tarde Fernando de Azevedo, e ambos cultivaram a ginástica sueca de caráter pedagógico (SOARES, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com