TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Universo


[pic 1]

Educação física

 Resumo da apostila

Voleibol,que fatores motivacionais levam a sua pratica.

Niterói, 2014

Atividade Rítmica

 percebemos que hoje em dia o mundo esta muito moderno e tecnológico, com o avanço das tecnologias, os brinquedos e brincadeiras também se modificaram.

Os brinquedos cantados e as danças folclóricas muito populares antigamente, já não são tão vistas hoje em dia.

Ainda podemos encontrar na cultura infantil nas escolas pelo fato do caráter lúdico e recreativo. Esperamos que os professores mantenham vivos esses valores culturais.

Os profissionais necessitam de maiores reflexões e aprofundamentos.

Compreendemos que a Atividade Rítmica na aula de Educação física e conteúdo de interesse físico no laser e deve enfatizar fundamentos que dão ênfase ao movimento.

Observa-se que as canções infantis, os brinquedos cantados e as danças folclóricas, atualmente são quase inexpressivos na cultura infantil e juvenil e decorrente das características da vida moderna, principalmente pelo avanço tecnológico dos brinquedos.

Outro fator importante a citar e a transformação dos espaços urbanos, moradias minúsculas, ausência de espaços. Sem contar as ruas que se tornaram muito perigosas.

Sendo assim os valore sociais e culturais sofrem transformações profundas.

Ainda hoje fazem parte da vida do ser humano embora com alterações, ocupam um lugar de importância na cultura infantil, pelo seu caráter lúdico e recreativo.

A importância e os valores da estimulação do instinto rítmico e do desenvolvimento do senso rítmico no ser humano através das atividades ritimico-motoras, como recurso educativo, preventivo ou terapêutico, para proporcionar o desenvolvimento integral.

O menor gesto regido por um ritmo implica uma complexa organização e coordenação no plano motor, que se reflete no plano mental e afetivo.

Fornece ao sistema nervoso central impulsos de imagens e propiciam sensações de equilíbrio e autonomia.

Manifestações rítmicas folclóricas ou populares foram suprimidas do tempo de diversão escolar e laser do ser humano, por outro lado passam a ser reconhecidas e valorizadas por estudiosos e educadores, no sentido de serem integradas na educação formal e não formal ex.: conteúdo terapêutico na reeducação psicomotor de pessoas deficientes, conteúdo pedagógico, recreação, pessoal e social fluindo os valores do lazer.

Atividade Rítmica deve ser revista pelos profissionais, necessitando de maiores reflexões e aprofundamento, com as outras áreas do conhecimento humano.

Sua finalidade essencial, estimular e desenvolver o ritmo físico, educar o ritmo emocional e proporcionar conhecimentos.

Compreende-se que a Atividade Rítmica enquanto conhecimento da Educação física e conteúdo de interesse físico no laser devem enfatizar fundamentos que dão ênfase ao movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com