TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Talento Esportivo No Voleibol Feminino Do Brasil: Maturação E Iniciação Esportiva

Monografias: Resenha De Talento Esportivo No Voleibol Feminino Do Brasil: Maturação E Iniciação Esportiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

Por: Graciane Franco da Silva - ITAPERUNA - 2013

Titulo do artigo: Talento Esportivo no Voleibol Feminino do Brasil: Maturação e Iniciação Esportiva

Autor: Bojikian et al. 2007.

Referência: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 3, p. 179-187, 2007.

O estudo relata que atualmente treinadores e responsáveis por selecionar e promover atletas, tem escolhidos jovens de maturação precoce, por estarem, mais adiantados em tamanhos e condições de força, em detrimento daquele que é mais tardio, e que por tanto irá demorar um pouco mais para alcançar resultados desejados. Com base nessas informações o estudo teve como objetivo descrever a idade de menarca e a idade de inicio da prática do voleibol, em atletas de destaque, e verificar sua relação com equipes de diferentes níveis de desempenho. Pode se perceber que as atletas de maior nível de desempenho apresentaram a idade de menarca e de inicio no treinamento tardia, além de estatura mais elevada em relação às demais. Chama-se a atenção para o fato de que é importante que a idade biológica seja considerada nos processos de seleção de atletas, e que não sejam excluídas do processo de formação, atletas de maturação tardia, ainda que essas não apresentem resultados de desempenho tão precocemente quanto às demais. Geralmente os que são escolhidos em estado de maturação precoce, tem uma carreira mais curta em relação àquele que se encontra em estado de maturação normal. Conclui-se então que a especialização precoce na modalidade, não colabora com o alcance de altos níveis de desempenho, pois o ideal é que antes da puberdade, a criança passe por uma prática esportiva mais variada possível, ampliando dessa forma sua base motora para mais tarde se especializar com maior qualidade.

Vê-se realmente que atualmente treinadores, tem procurado por atletas bem jovens, que possuem um rendimento além do que se deveria ter em sua idade cronológica normal. Esses atletas podem e rendem muito, mas sua carreira torna-se muito curta. Pois com pouco tempo já estarão cansados, não rendendo mais como antes, ou até mesmo com várias lesões sérias. Enquanto aquele que se profissionaliza no tempo certo, terá uma carreira bem prolongada, um corpo bem preparado, e um ótimo rendimento na modalidade praticada. Então poderia ser oferecido um maior grau de segurança para o processo de formação do talento, ou seja, fazer um treinamento a longo prazo para que esses jovens se tornem talentos natos com resultados competitivos expressivos no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com