TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol

Por:   •  30/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

        CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDUCAÇÃO FISICA - BACHARELADO

VIVIANE JESUS DO ESPIRITO SANTO

FUTEBOL

CURITIBA

2015

VIVIANE JESUS DO ESPIRITO SANTO

FUTEBOL

Trabalho apresentado no  curso de Bacharelado á  Claretiano Centro Universitário,  Educação Física, da matéria  Esportes Coletivos, para professor: Sérvio Antônio Bucioli.

CURITIBA

2015

Sumario

1) Paixão Nacional e fenômeno social........................................................... 4

Pág 4

Paixão Nacional e fenômeno social

        Um  dos esportes com maior popularidade , sem duvida seria futebol , em ano de copa do mundo vários países param para assistir os jogos, indiferente de classe social. Esse esporte conquista crianças , adultos e idosos.

        A historia do futebol é  incerta de quando começou , nas culturas antigas tiveram vários jogos com bola que mostravam o interesse do homem por esse tipo de esporte.  

        A rainha Vitória aconselhada pelo pedagogo Thomas Arnold, tornou obrigatório o futebol nos recreios escolares  Britânicos .a fim de evitar o desperdício de energia em praticas desnecessárias.

O futebol, da forma que o conhecemos atualmente, surgiu no contexto social e econômico da cultura inglesa na segundametade do século 19, juntamente com o desenvolvimento do fenômeno esportivo, o qual deu origem, porsua vez, a diversas outras modalidades. Como a economia da nação inglesa era a mais poderosa naquele momento, sua cultura se disseminou pelo mundo, chegando a outros países e, também, àssuas colônias. Nesse sentido, o hábito de praticar esportes pela burguesia inglesa acabou influenciando a todos.

        No século 19  , o futebol fazia parte da vida curricular das instituições de ensino .que foi aonde surgiu as primeiras regras e leis , escritas , impressas e publicadas.

        O futebol moderno começou a ser criado em 1848, e uma conferência de diretores de colégios que praticavam o esporte .Entretanto as regras  não foram  aceitas por todas as instituições

        Na Itália no dia 26 de outubro de 1863, surgiu as regras que regem o futebol , em uma reunião na Teberna Freemason, e Great Queen Street, londres.

        O primeiro torneio de futebol foi realizado em 1871, no ano seguinte o primeiro amistoso internacional. Em 1885 iniciou o profissionalismo no futebol.

        A federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) , surgiu de 1904. com um novo estatuto que referia as relações futebolísticas entre as nações. Somente em 1930, organizaram o primeiro torneio mundial entre seleções nacionais .      

No Brasil o futebol chegou na ultima década do século 19, trazido pelos  marinheiros, religiosos. No retorno de seus estudos da Inglaterra traz consigo uma bola de futebol e alguns uniformes para pratica do jogo, transformando-se no grande incentivador do futebol na capital paulista. O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês. Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses. Aos 9 anos seguiu para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu - e bem - a jogar futebol. Nos jogos oficiais de seu colégio. Charles era um artilheiro implacável. Marcou 41 gols em 25 partidas. "Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência", registrou na época o jornal da escola. 
        
Seu futebol chamou tanto a atenção que acabou convocado para jogar no time de Southampton, a seleção local. Sem falar da partida que disputou pelo Corinthian, famoso time amador inglês, o mesmo que mais tarde iria inspirar a fundação do Corinthians Paulista. 
No retorno de seus estudos da Inglaterra traz consigo uma bola de futebol e alguns uniformes para pratica do jogo, transformando-se no grande incentivador do futebol na capital paulista. O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês.

        No inicio de sua historia no Brasil o futebol era só para famílias ricas, Com o tempo o esporte foi ganhando espaço sendo praticado em terrenos baldios , com bolas de meia de borracha, se tornando popular .  Depois de alguns anos para acabar com o amadorismo, foi defendido a profissionalização do futebol, que favoreceu  êxodo de jogadores para o exterior .

        No esporte profissional a pressão sofrida pelos participantes é muito forte. Ainda mais no que no Brasil é considerado uma paixão nacional . Na historia do futebol no Brasil  teve  jogadores que se destacaram como Mané Garrincha entre outros que viraram ídolos e exemplos que muitos se espelham ,

        O futebol foi um instrumento de ação e grupos e classes sociais que dele tiraram algum proveito . Aonde políticos utilizam o espaço  para propagandas políticas.  

         Segundo Dalio Por ser um esporte fácil de praticar e de gostar, o futebol tem seu espaço garantido. É difícil, para não dizer impossível, encontrar jornais, revistas ou emissoras de rádio e TV sem espaços destinados ao futebol. Pelo menos uma vez por semana, especialmente aos domingos, em qualquer época do ano, sempre há um jogo para assistir. O futebol no Brasil é praticado por todas as camadas da população, sendo um dos principais meios de recreação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com