TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

9 Certos na Administração de Medicamentos

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  1.746 Visualizações

Página 1 de 2

FISMA

         Faculdade Integrada de Santa Maria                           Curso de Enfermagem Bacharelado

Profª Enfª

 Profª Enfª

Plano de Ação

9 Certos na Administração de Medicamentos

Aluna

Santa Maria, 2016

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO NA UPA – SM

Observei as atividades diárias da equipe de enfermagem e consegui observar um item para a garantia da atuação com a administração de medicamentos sendo este não informado em momento algum: os 9 certos na administração de medicamentos. Após conversar com alguns enfermeiros e técnicos de enfermagem, pude perceber que os profissionais não conhecem este tema, que nos dias de hoje está em foco na mídia pela quantidade de notícias divulgadas pelo acometimento de falhas na administração de medicamentos, causando danos ao paciente e culpabilizando o profissional. Os 9 certos é um instrumento  utilizado, onde os profissionais podem  receber treinamento, mas necessita que seja reforçada a idéia dos 9 certos, enfatizando a segurança ao paciente.

Preconiza-se atualmente os “nove certos” centrados no paciente, medicação, via, dose, hora, registro, conhecer a ação, apresentação farmacêutica e monitorar o efeito. Mas há também outras medidas de segurança que incluem o controle da permeabilidade do cateter e monitoramento de flebite no sistema venoso (SILVA, CAMERINI, 2012).

        

Segundo Ministério da Saúde, Portaria nº 2095 de 24 de setembro de 2013, Anexo 03 – Conforme o Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, os nove certos não garantem que os erros de administração não ocorrerão, todavia, vêm prevenir significativamente muitos desses eventos, traz qualidade na assistência prestada ao paciente durante o processo de administração de medicamentos (BRASIL, 2013).

REFERÊNCIAS:

SILVA, L. D.; CAMERINI, F. G. Análise da Administração de Medicamentos Intravenosos em Hospital de Rede Sentinela. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 2012 jul-set. Disponível em: . Acesso em 19 abril. 2016.

BRASIL. Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2095_24_09_2013.html>. Acesso em 19 abril. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com