TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Por:   •  16/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATA – CESCOR

CURSO: ENFERMAGEM BACHARELADO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

COROATÁ – MA

2018

Aldiléia Lima Costa Miranda

Antonio Carlos Pereira de Sousa

Kelly Rose Pinho Moraes

Paulo Ricardo Viana de Carvalho

Rosana Cristina de Carvalho Silva

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Relatório apresentado a disciplina Administração de Serviços de Saúde do curso de Enfermagem Bacharelado da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito parcial para obtenção de nota.

Prof. Me. Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa

COROATÁ – MA

2018


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CESCOR – Centro de Estudos Superiores de Coroatá

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CME – Centro de Material Esterilizado

ECG - Eletrocardiograma

EPI – Equipamentos de Proteção individual

SAME – Serviço de Arquivo Médico e Estatística

SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

SD – Serviço diurno

SHE – Serviços Hospitalares de Emergência

SN – Serviço noturno

UEMA – Universidade Estadual do Maranhão

UPA – Unidade de Pronto Atendimento


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. OBJETIVOS        6

3. DESCRIÇÃO DAS VISITAS        7

4. DISCUSSÕES        8

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERENCIAS        13

ANEXO        14


1. INTRODUÇÃO

A visita técnica realizada pelos acadêmicos de Enfermagem, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), trata-se de uma oportunidade oferecida pelo professor juntamente com os órgãos visitados que consistiram na Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá, Hospital Macrorregional de Coroatá e Administração da UEMA – Centro de Ensino Superiores de Coroatá (CESCOR), onde foi voltada a proporcionar aos alunos um contato com os setores administrativos desses órgãos como aproveitamento de conteúdo para disciplina Administração de Serviços de Saúde.

Segundo Vituri e Évori (2015), no mundo globalizado, a Enfermagem desenvolve-se como profissão com enfoque voltado para a qualidade do cuidado, por meio da medição e avaliação dos componentes de estrutura, processo e resultado da atenção. No Brasil, o enfermeiro tem atuações regulamentadas nas suas ações privativas como enfermeiro gestor pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, em que se destacam algumas das que são citadas no Art. 11 como: o planejamento, coordenação, execução e avaliação dos serviços prestados pela enfermagem (ANTONELLI; JÚNIOR, 2014).

A visita propicia aos alunos visualizar pessoalmente como é feita e por quem é feita a administração de serviços, escalas, as técnicas usadas, equipamentos e materiais, distribuição da mão de obra e entre outros, onde os alunos só puderam acompanhar de forma teórica ou até mesmo “abstrata” na sala de aula. Essa atividade realizada favorece um crescimento do conhecimento administrativo que é e suma importância para o enfermeiro, pois é de sua a responsabilidade por grande parte da coordenação e administração de serviços hospitalares.

Este relatório encontra-se estruturado da seguinte maneira: inicialmente temos a introdução, seguida de uma breve descrição dos motivos e objetivos esperados neste experimento, descrição minuciosa dos detalhes das visitas, uma clara descrição dos resultados obtidos e por fim, as considerações finais com caráter das visitas de forma geral, sendo positiva ou negativa.


2. OBJETIVOS

A principal motivação das visitas é o conhecimento e o primeiro contato com os setores administrativos de serviços de saúde, que é uma atividade de relevância no desenvolvimento teórico/prático dos alunos, consequentemente tornando-os mais tranquilos e confiantes em suas atividades hospitalares.

Tem como objetivo conhecer o gerenciamento de enfermagem na atenção secundaria e terciária, e a administração da UEMA.


3. DESCRIÇÃO DAS VISITAS

As visitas técnicas ocorreram nos dias 03/10, 17/10 e 01/11, nas instituições unidade de pronto atendimento – UPA Coroatá, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/CESCOR e Hospital macrorregional, respectivamente. Para que fosse possível a realização das visitas, previamente foi solicitado a todos os acadêmicos a elaboração de um roteiro de questionamentos que pudessem direcionar a entrevista, com o objetivo de obter mais conhecimento acerca das ações desenvolvidas pelas gerentes de cada instituição, bem como a adequação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e instrumentos para registros e anotações. Na visita a UPA, pode-se observar as instalações físicas, já na UEMA e no Hospital macrorregional a “visita” consistiu em entrevista direcionada com as gestoras sobre suas ações frente às instituições.

Durante o tempo de permanência na instituição pode-se observar toda área física da unidade que é considera de porte 02, conta com uma sala para o atendimento com os assistentes sociais; uma sala de nebulização; uma sala de ECG; uma sala de sutura; uma sala de procedimentos; uma sala de medicação adulto e uma infantil; uma sala de raio-x; laboratório; SAME (onde são guardados os arquivos); uma sala de observação pediátrica, além de uma sala de armazenamento de materiais; CME; uma sala amarela; 11 leitos de internação; 3 leitos na observação infantil; 8 leitos na sala amarela; 2 quartos privativos; 4 leitos na sala vermelha.


4. DISCUSSÃO

4.1. Unidade de Pronto Atendimento – UPA/ Coroatá

A visita cujo foco estava na observação da organização e gerenciamento da equipe de enfermagem, foi guiada pela enfermeira Jordele Sousa, que ocupa o cargo de coordenadora de enfermagem, relando possuir uma gestão democrática e participativa.  

Durante a entrevista com a coordenadora observou-se que enfrenta problemas com infraestrutura em relação a salas pequenas e/ou improvisadas, número insuficientes de trabalhadores de enfermagem, número de leitos e entre outros. Esses obstáculos refletem na enfermagem exigindo mais dos profissionais, e principalmente da coordenação em saber gerenciar a unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (307.3 Kb)   docx (192.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com