TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DA LESÃO TECIDUAL POR PRESSÃO

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.721 Palavras (31 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 31

FACULDADE E ESCOLA TECNICA DAMA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ALINE DA SILVA BARBOSA

CLEDSON AGOSTINHO RIBEIRO

 

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DA LESÃO TECIDUAL POR PRESSÃO

CANOINHAS

2020

ALINE DA SILVA BARBOSA

CLEDSON AGOSTINHO RIBEIRO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DA LESÃO TECIDUAL POR PRESSÃO

Estudo de caso apresentado à disciplina Enfermagem em Clínica e Cirúrgica, do Curso de Bacharel em Enfermagem, da Faculdade Dama, para obtenção de nota parcial, sob orientação da professora Carine Carvalho Krzesinski.

CANOINHAS

2020

1 INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA.

Cuidar de feridas é um processo dinâmico, complexo e que requer uma atenção especial principalmente quando se refere a uma lesão crônica. Deve-se levar em consideração que as feridas crônicas evoluem rapidamente, são refratárias a diversos tipos de tratamentos e decorrem de condições predisponentes que impossibilitam a normal cicatrização (CANDIDO, 2001, p. 201).

Mesmo com importante avanço no que se diz a respeito à cuidados com pacientes na saúde, as lesões por pressão continuam sendo um problema grave especialmente em idosos com doenças crônicas degenerativas sendo ainda capazes de causar outras doenças e até mesmo a morte.

Esse problema pode ser prevenido através de cuidados básicos adequados, partindo de orientação e educação, passando pela atuação dos cuidadores que devem ser qualificados para executar tal tarefa.

Segundo Ministério da Saúde (2013) As lesões por pressão são decorrentes de pressão não aliviada e fricção que resultam em morte tecidual, geralmente localizada em saliências ósseas. Além de danos a pele e tecidos, essas lesões comprometem ainda mais o estado clinico de clientes que não deambulam. A significância desse problema tente a crescer levando em consideração o aumento da população idosa onde essa patologia se apresenta com maior incidência

De acordo como Ministério da Saúde (2013), no Brasil a lesão por pressão tem se tornado um grande problema de saúde pública, pelo fato de ser grande o número de pacientes acometidos por essa patologia. Embora exista a modernização dos cuidados de saúde para com o usuário, a prevalência das lesões por pressão permanece com índices elevados principalmente em pacientes hospitalizados e acamados. O principal foco dos profissionais de saúde e dos demais envolvidos nos cuidados do paciente acometido por essa patologia, é a prevenção. Ações preventivas podem identificar precocemente pacientes mais suscetíveis, mudanças de decúbito periodicamente, nutrição e cuidados com a pele são algumas das medidas a serem consideradas.

1.2 EMBASAMENTO NA TEORIA DE JEAN WATSON E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PENSAMENTO CRÍTICO HOLÍSTICO DO ENFERMEIRO

Compreende-se que, para que se tenha uma assistência de enfermagem adequada e individualizada é necessária a aplicação de uma SAE, baseada em uma teoria específica que seja do conhecimento de todos os profissionais da instituição que realizam cuidado. (AMANTE; ROSSETTO; SCHNEIDER, 2009)

O fazer dos enfermeiros já não encontra mais sustentação em ações apenas de ordem técnica ou instrumental, mas a teoria escolhida deve ser de fácil aplicabilidade e auxiliar na compreensão e estabelecimento dos conceitos que vão permear uma determinada prática. (RODRIGUES; MARIA, 2009).

Para o embasamento deste trabalho foi utilizado a teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta e a teoria do cuidado holístico de Watson.

Na assistência de enfermagem, podem-se observar diversas mudanças no perfil do trabalho desenvolvido. A humanização da assistência é um tema preconizado por várias instituições preocupadas em oferecer um cuidado integral ao cliente, analisando-o em sua totalidade, dentro deste contexto. O cuidar conquista uma dimensão maior e mais abrangente, enfatizando não só as necessidades biológicas, mas também as necessidades emocionais, psicológicas, sociais e espirituais. Esse cuidado é chamado de cuidado holístico.

A teoria do cuidado humano de Watson prescreve que é essencial para a sociedade atual manter os ideais de cuidado humano. Isso é relevante, uma vez que, cotidianamente, há uma proliferação de tratamentos e técnicas de cura radicais que comumente desconsideram os aspectos humanos que envolvem o cuidado autêntico.

Nesse âmbito, não raro o pensamento humano, bem como o hábito de pensar criticamente, podem ser influenciados pela teoria de Watson, conferindo-lhe o status de pensamento holístico, pois o ser humano passa a ser entendido como sistema vivo e maior, e os elementos que o constituem estão interligados e interdependentes.

Nesse contexto, como resultado positivo do pensar holisticamente, está o fato de o enfermeiro contextualizar aos pacientes o arcabouço que envolve a doença, permitindo a visibilidade do real estado de saúde e dos fatores que o levaram a não estar saudável. Além disso, esse pensar holístico congrega os profissionais com o intuito de que não subestimem o estado degenerativo orgânico, mas que também incluam o estado espiritual nas práticas de cuidado, levando em consideração o equilíbrio entre corpo-mente-espírito ensinado por Watson.

2 IDENTIFICAÇÃO

2.1 ANAMNESE

Paciente: E.W.

Idade: 67 anos

Sexo: masculino

Profissão: aposentado

Estado civil: casado

Naturalidade: Rio Negro

Paciente diagnosticado com pneumonia, internado no dia 10-07-2019 no Hospital Bom Jesus de Rio Negro-PR, o mesmo apresentou piora em seu quadro clínico devido derrame pleural, sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nossa Senhora do Rocio em Campo Largo-PR no dia 11-07-2019 permanecendo internado no período de 60 dias (11-07-2019 à 09-09-2019). No 17º dia de internamento o paciente foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico levando a perca de sua função motora presentando hemiparesia à direita, permanecendo acamado e com dificuldade de comunicação. Durante o período de internamento desenvolveu lesão tecidual por pressão na região sacrococcígea. Após desbridamento a lesão tecidual por pressão apresentava a extensão de 10x8 cm de diâmetro com 3 cm de profundidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com