TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado de Enfermagem no tratamento radioterápico

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 5

Cuidados de Enfermagem no Tratamento Radioterápico

É determinado pelo Ministério da Saúde que os principais recursos que devem ser disponibilizados para o tratamento de câncer são a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, transplante de medula óssea e os devidos profissionais como médicos radioterapeutas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, físicos, técnicos em radioterapia, assistente social, nutricionista, odontólogo e psicólogo.

Quanto a essa equipe existe ainda um certo questionamento a respeito do papel do enfermeiro e sua equipe e a razão de sua presença no tratamento radioterápico, mas suas atividades são de extrema importância nesse momento, pois a equipe de enfermagem atuará como uma ponte e estará presente do inicio ao fim da terapia.

A equipe de enfermagem realizará na radioterapia uma assistência a nível ambulatorial, caberá ao enfermeiro a realização de alguns cuidados específicos, a educação dos pacientes e familiares e as orientações aos primeiros. Nesse contexto o objetivo principal da assistência em enfermagem será explicar os objetivos da radioterapia e instruir sobre a mesma.

Assim, dentro dos cuidados específicos do enfermeiro temos a realização da nebulização (administração de medicamento líquido através de pulverizações pelo nariz ou pela boca), administração dos medicamentos, encaminhamentos, acompanhamento do paciente em exames e procedimentos, pratica de curativos, entre outros, ressaltando que técnicas de alta complexidade e as consultas são somente realizadas por esses profissionais. A partir disso, pode-se observar que a interação paciente-enfermeiro é essencial no tratamento pois será nesse profissional que o doente buscará informações, terá um amparo emocional e e buscara ajuda pra a realização de suas necessidades básicas.

Ademais, um procedimento que somente o enfermeiro realiza e é sua atividade mais especifica é a Consulta de Enfermagem. Segundo Vanzin e Nery "a consulta de enfermagem é a atenção prestada ao indivíduo, à família e à comunidade de modo sistemático e contínuo, realizada pelo profissional enfermeiro com a finalidade de promover a saúde mediante o diagnóstico e tratamento precoce. Deve ser centralizada na pessoa doente, enquanto a abordagem médica é centralizada na doença”. Para isso ela sera dividida em três etapas:

  1. Exame físico: nesse momento o enfermeiro se atentará para possíveis sinais de interrupção do tratamento radioterápico, vendo se mudanças serão necessárias;
  2. Realização de cuidados específicos: dependerá das necessidades de cada paciente, por exemplo, a existência de uma ferida precisara dos curativos feitos pelo enfermeiro;
  3. Orientação do paciente: nessa etapa as duvidas serão sanadas e o autocuidado será estimulado, podendo o enfermeiro ensinar técnicas aos pacientes.

Desse modo, a partir desses cuidados estabeleceu-se certas orientações padrões a cada tipo de câncer, o que mostra um cuidado diferenciado, focado em cada necessidade. Vejamos:

  1. Pacientes portadores de tumor cerebral: atentar para sinais de cefaleia, parestesia, náuseas, diminuição da acuidade visual, hopotimia e otalgia; orintar para que o doente não opere maquinas e nem conduza veículos além de sugerir que ele evite estar sob um excesso de luminosidade.
  2. Pacientes portadores de cancer cabeça e pescoço: atentar para a capacidade de alimentação do doente; notar a existência de alterações dentárias e da mucosa oral; observar estado nutricional e de hidratação do doente e sua pele, bem como destacar a importância da higiene dental.

  1. Pacientes com cancer em região do tórax: observar o padrão respiratório; avaliar necessidade de oxigenoterapia; atentar para cianose, palidez cutânea e batimentos de asa de nariz, e acentuar que dispnéia traz desconforto e angústia.

  1. Pacientes portadores de câncer de mama: se a mama foi retirada, observar se há inchaço no local ou próximo a ele, orientar o paciente a buscar o fisioterapeuta para correção postural; ensinar os cuidados necessários com o membro superior do lado em que ocorreu a operação, a fim de evitar traumas, como evitar carregar materiais pesados além de verificar se o pacientes, tanto mulheres como homens, estão fazendo o acompanhamento psicológico.
  1. Pacientes portadores de tumor na região do abdômen: perguntar ao paciente se ele consegue comer sem sentir náuseas ou vômitos; verificar se a medicação antiemética está sendo efetiva, notar se houver uma perda de peso excessiva e observar se o o nutricionista esta sendo consultado; se o paciente for portador de sonda nasogástrica, verificar se quem manipula esta adequado para tal pratica.
  1. Pacientes portadores de tumores urológicos: avaliar hábitos urinários e intestinais; na presença de sonda, certificar-se de que os pacientes tenham cuidado com seu local de inserção; mantendo-os sempre higienizados bem como sua área em volta também.
  1. Pacientes com tumores ginecológicos: avaliar hábitos urinários e instestinais, verificar se ha sangramento ou secreção vaginal e dor abdominal; orientar que a pacinete só mantenha relações sexuais usando preservativo, para sua proteção.
  1. Pacientes com tumores intestinais: perguntar sobre freqüência, quantidade e aspecto das eliminações urinárias e intestinais; havendo colostomia, verificar quem cuida, como cuida e a relação de cliente e cuidador com o estoma;observar se o pacientes esta sendo atendendido pelo ambulario de ostomia da unidade de saúde.
  1. Pacientes que receberão irradiação de corpo inteiro para transplante de medula óssea: as sessões de tratamento são de longa duração (aproximadamente uma hora), para que haja irradiação total do corpo, nesse caso a assistência em enfermagem se dará na orientação e conscientização deste cliente quanto à demora da sessão e ainda na certificação das condições do paciente, para que este tenha capacidade de permanecer sozinho na sala de radioterapia.

Complicações mais comuns decorrentes da exposição a radioterapia

O enfermeiro na assistência ao tratamento radioterápico deve ter uma visão holística do paciente para oferecer o melhor cuidado possível. Dentre esses cuidados salienta-se as intervenções realizadas a fim de minimizar os efeitos colaterais que a radiação provoca no doente, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com