TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A GESTANTE PORTADORA DE HIV/AIDS

Por:   •  22/11/2022  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

DISCUSSÃO

TÓPICOS:

1-ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A GESTANTE PORTADORA DE HIV/AIDS

SUBTÓPICO:  PRÉ-NATAL, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ACOLHIMENTO E SIGILO, PRECONCEITO.

2- AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL.

 Na presente revisão integrativa, foram analisados treze artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. No quadro 1, está apresentada a caracterização dos estudos.

 Os resultados encontrados, segundo a perspectiva conceitual de cada contexto, foram: Atuação do enfermeiro á gestante portadora de HIV/Aids, Ações desenvolvidas pelo profissional de enfermagem para a prevenção da transmissão vertical.

[pic 1]

Quadro 1 -Distribuição dos artigos segundo a referência, objetivo do estudo e principal resultado encontrado, Salvador/BA, 2022.

Fonte: BVS.

Atuação do enfermeiro a gestante portadora de HIV/Aids.

 No âmbito da atenção á saúde é de suma importância o papel do profissional de enfermagem para desenvolver ações de saúde como orientar e prestar assistência de enfermagem á mulheres diagnosticadas com HIV , cabe ao mesmo considerar a situação por ela vivenciada, colaborando com ações que possam facilitar seus dilemas. (Nascimento,2013, p243).

 Nesse contexto destaca-se o papel do profissional de enfermagem voltado para a mulher soropositiva, que por sua vez apresenta fragilidades e limitações, proporcionando as mesmas um cuidado integral e individual humanizado e holístico (falta a referência)

 Autores citam em seu estudo que, a equipe de enfermagem deve promover ações que visem o autocuidado dessa mulher, estando esse profissional ativo em ações de prevenção de mulheres especialmente em idade fértil afim de diminuir os números de gestantes soropositivas e caso venha testar positivo para HIV, cabe a esse profissional desenvolver ações que venha ajudar na prevenção da transmissão vertical(Carvalho,2014, p...)

 No que tange aos cuidados de enfermagem prestados as gestantes portadoras do vírus da imunodeficiência humana, destaca-se temas com:  educação em saúde, pré-natal, preconceito acolhimento e sigilo.

 Conforme Lima coloca as ações de educação em saúde inseridas na rede de apoio e por sua vez fornecidas pelo profissional de enfermagem, devem fornecer as mulheres o empoderamento e autonomia, tornando a assistência de enfermagem necessária. Essa assistência deve surgir naturalmente e deve fazer parte do cotidiano da equipe (Lima, 2017,p 6).Nesse contexto é de suma importância que esse profissional na função de educador desenvolva ações inovadoras voltadas para a prevenção do HIV e TV (Lima, 2017,p 4).

Achados de pesquisam revelam que um dos cuidados imprescindíveis na fase do diagnóstico do HIV é o aconselhamento pré e pós-teste, onde são desenvolvidas ações educativas que buscar explicar sobre o exame e sobre os seu possíveis resultados, essa fase é propicia para o profissional pois permite que o mesmo explique sobre o modo de transmissão e sobre outras infecções sexualmente transmissíveis. (Lima, 2017,p 4).Deve incluir nesse cuidado ações que venham orientar sobre o uso adequado de preservativo em todas a relações , e cabendo a equipe disponibilizar esse insumo sem quaisquer burocracia. (ASSIS et al, 2016, pag. 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com