TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO EM GESTANTES PORTADORAS DE DOENÇA FALCIFORME

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.273 Palavras (18 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 18

ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO EM GESTANTES PORTADORAS DE DOENÇA FALCIFORME

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Graduação em Enfermagem.

PALMAS

2016


RESUMO

A anemia falciforme é um grave problema de saúde, devido a sua incidência em gestante e caracteriza-se por ser uma doença com alterações em sua estrutura celular e forma em especial celulas vermelhas, devido à mutação no DNA que codifica a hemoglobina passano a ter formato de foice, dificultando a passagem do sangue pelos vasos de pequena dimensão e oxigenação obstruindo o fluxo sanguineo. O objetivo desta pesquisa é investigar a assistencia do enfermeiro frente à estantes portadoras de anemia falciforme. A metodologia utilizada para estruturação desse trabalho, baseia-se em pesquisas bibliográficas que datam entre os anos de 2007 a 2016. Foram realizadas pesquisas em publicações de sites como BIREME, Scielo, Ministério da Saúde, além de publicações que constam na biblioteca da Faculdade de Palmas que abordam o tema. Assim, conclui-se que a atuação do enfermeiro é de suma importancia no dignóstico, acompanhamento, acolhimento psicológico e emocional no sentido de orientar às gestantes quanto aos riscos associados a complicações decorrentes da anemia falciforme.

Palavras-chaves: Anemia falciforme; gestantes; eletroforese.

SUMMARY

Sickle anemia is a serious health problem due to its incidence in pregnant women and is characterized by being a disease with changes in its cellular structure and in particular red cells, due to the mutation in the DNA that codifies the hemoglobin passano to be formatted Of sickle, hindering the passage of blood through small vessels and oxygenation obstructing the blood flow. The objective of this research is to investigate the nurse's assistance in the case of sickle cell carriers. The methodology used for structuring this work is based on bibliographic researches dating from 2007 to 2016. Researches were carried out in publications of BIREME, Scielo, and the Ministry of Health, as well as publications in the library of the Faculty of Palms that approach the theme. Thus, it is concluded that the nurses' performance is of utmost importance in the diagnosis, follow-up, psychological and emotional reception in order to guide pregnant women about the risks associated with complications resulting from sickle cell anemia.

Keywords: Sickle cell anemia; pregnant women; electrophoresis.


Sumário

1. Introdução        3

2. Objetivos        2

2.1 Geral        3

2.2 Específicos        3

3. Referencial Teórico        4

     3.1 Doença falciforme         5

     3.2 Rede Cegonha        3

     3.3 Pré Natal        3

     3.4 Parto e Pós parto        3

     3.5 Triagem Neonatal        3

4. Assistencia de enfermagem à gestante com anemia falciforme        3

5. Conclusão        3

6. Refeências Bibliográficas        3

1. Introdução

A literatura ressalta que a mistura racial da população, com distribuição étnica diferenciada nas diferentes regiões geográficas do país, leva à decorrência variável de hemoglobinas anormais, perpetuando o surgimento de síndromes falcêmicas. A hemoglobina C e as talassemias alfa e beta, principalmente.5

A anemia falciforme é a doença mais comum no Brasil, sendo uma doença incurável e com alta morbimortalidade. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem sua forma arredondada e elástica e adquirem o aspecto de uma foice e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos vasos de pequena dimensão e a oxigenação dos tecidos obstruindo o fluxo sanguíneo. 5

A Associação de Anemia Falciforme de São Paulo, corroborando com Serjeant (1998) ressalta que o histórico da doença Falciforme, se dá em razão de alterações genéticas, decorrentes de uma mutação dos genes ocorrida há milhares de anos, no continente africano.

Figueiredo et al. (2014) afirma que:

No caso da anemia falciforme, para que o atendimento precoce ocorra, é preciso que as pessoas estejam informadas sobre a existência da doença e consigam identificá-la. Além da crescente difusão do aconselhamento genético, o governo federal empenhou-se também em políticas nacionais educativas e, nos anos 90, na formação de um grupo de trabalho para a elaboração do Programa Anemia Falciforme.

Durante a gestação as mulheres com anemia falciforme apresentam maiores taxas e complicações obstétricas, hematológicas e fetais em relação à população total. Porém este fato não contraindica a gestação. Porém o acesso precoce e o acompanhamento em serviços de pré-natal especializados podem minimizar a morbidade e a mortalidade materna e neonatal. 6

O presente trabalho tem como tema: A assistência do profissional de enfermagem em gestante com doença falciforme. Procurou-se responder a seguinte pergunta: como deve ser a atuação do enfermeiro em gestantes portadora de doença falciforme?

O trabalho se justifica pela importância de verificar o papel do profissional de enfermagem no acompanhamento de gestantes com doença falciforme para o diagnóstico precoce e proporcionar a grávida uma gestação adequada, buscando sanar todas as dúvidas e preparando a parturiente para o parto e para o acompanhamento adequado da criança.


2. OBJETIVOS

2.1 Geral

  • Investigar a assistência do enfermeiro em gestantes portadoras de anemia falciforme.

2.2 Específicos

  • Descrever as complicações as complicações clínicas relacionadas à doença falciforme durante a gestação;
  • Demostrar a importância do diagnóstico precoce da anemia falciforme durante o pré-natal;
  • Elucidar o papel e a assistência do enfermeiro em gestantes com anemia falciforme;


3. Referencial Teórico

3.1 Doença Falciforme

No Brasil, nascem a cada ano cerca de 2.500 crianças portadoras de doença falciforme, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A doença falciforme, também conhecida como anemia falciforme, é uma doença hereditária grave, que causa anemia crônica, crises de dores intensas e lesões irreversíveis em órgãos e tecidos. É predominante na população negra, com incidência que varia de 6% a 10%, enquanto no conjunto da população é de entre 2% e 6%, e pode ser diagnosticada precocemente por meio do teste do pezinho. (BRASIL, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com