TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA NA UBS: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 10

A AUDITORIA NA UBS: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE

INTRODUÇÃO

As auditorias podem ser consideradas mecanismos estratégicos na busca de informações relevantes de um sistema, organização, seja ela pública ou privada, afim de investigar fenômenos ocorridos no intuito de levantar especificações claras e objetivas dentro da organização.

Auditoria pode se definir como o levantamento, estudo e avaliação das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade, ela compreende a verificação de documentos, livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, ela visa à apresentação de opiniões, conclusões, críticas e orientações para as empresas. A auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, pois era a dominadora dos mares e controladora do comércio mundial e criou a taxação do Imposto de Renda, baseados nos lucros das empresas, mas a auditoria é reconhecida há milênios desde a antiga Suméria (BARBOZA, et al.2009).

As auditorias em unidades básicas de saúde fornecem uma análise profunda da empresa ou organismo auditor e, o mais importante, determina a aptidão da equipe, incluindo uma avaliação individual de cada executivo e sua adequação à estratégia da organização. Tal como diz Guzmán,

"Os governos e as instituições enfrentam, na atualidade, grandes desafios. Garantir que está obtendo o maior benefício possível dos fundos públicos que gastam em suas organizações é um deles. Outro, é o de convencer ao público de sua transparência e a capacidade de render contas, assim como o uso de adequadas práticas administrativas. O governo não só deve ser econômico, eficiente e eficaz como deve ser capaz de demonstrá-lo". No ambiente atual de agitação e turbulência tanto econômica quanto política, a auditoria de gestão deve converter-se em um instrumento ou ferramenta de avaliação da direção ou gestão em empresas ou organismos de qualquer natureza, setor ou tamanho. Às vésperas do fim do segundo milênio, um grupo importante de empresas, as públicas e as privadas, tem travado uma incessante luta na busca de um melhor posicionamento competitivo nos mercados regionais e internacionais. Em um ambiente empresarial sujeito aos efeitos das mudanças das variáveis externas não controláveis pela empresa, as organizações estão condicionadas 'a realização de revisões periódicas e sistemáticas dos procedimentos gerenciais utilizados, de modo que estes sejam adaptados às exigências do novo cenário econômico e social (GUZMAN, Miguel D. 1991)

PROBLEMA DA PESQUISA

Como a auditoria pode contribuir com a qualidade nos serviços de saúde, utilizando suas ações como ferramenta de avaliação?

OBJETIVO

Garantir, através da realização de auditorias, um atendimento de qualidade aos usuários, fortalecendo assim ações de promoção, prevenção e assistência em todos os níveis do SUS.

JUSTIFICATIVA

Na área da saúde, existe uma busca pela qualidade e isso tem impetrado propostas e mudanças significativas no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos modelos de gestão. A realização de auditorias é uma importante ferramenta para a promoção de melhoria da atenção à saúde, ao passo que possibilita a evidenciação de deficiências nas atividades desenvolvidas e aponta alternativas preventivas e corretivas para as mesmas.

Na prática diária, tem-se visto uma discrepância entre os números trazidos no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no tocante à produção ambulatorial. Além disso, tem-se observado a dificuldade de alguns coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na organização de documentos gerenciais.

A partir dessa percepção, a proposta desse projeto de pesquisa é destacar as vantagens da Auditoria in loco e de aspecto preventivo. Dentro dessa proposta, cabe destacar o papel do enfermeiro como ator social diretamente relacionado com a gestão em saúde. Identificar os desafios que esses profissionais encontram frente a complexidade que envolve o gerenciamento em saúde pública.

E, por fim, garantir através das auditorias a qualidade nos atendimentos aos usuários do SUS.

REFERENCIAL TEÓRICO

Auditoria na Atenção Básica

O conceito de auditoria de acordo com a NBR ISO 9001:2008 pede que a organização tenha um documento como procedimento (que pode ser bastante simples) definindo a metodologia das auditorias internas da qualidade.

 A NBR ISO 9000: 2005, define auditoria como: " Um processo sistemático, independente, e documentado para obter evidências de auditoria e respectiva avaliação objetiva, com vista a determinar em que medida os critérios de auditoria são satisfeitos".

A auditoria interna serve para medir que grau o SGQ (Sistema gestão de qualidade) encontra-se implementado. Parte dos auditores contribuem para que a auditoria seja uma espécie de investigação policial que acaba deixando muitos auditados nervosos e não apresentando as evidências de maneira correta, por outro lado, há auditores que deixam o auditado muito bem á vontade, nestes casos o rendimento é bem melhor. (NBR ISO 19011: 2012, Norma voltada para auditorias)

A importância da Auditoria Operacional (in loco) na Atenção Básica

A auditoria é uma ferramenta de grande importância para a gestão, pois atua no planejamento, monitoramento e avaliação na Atenção Primária à Saúde (APS).  Foi feita uma análise, onde revelou-se que a auditoria, por se tratar de um instrumento de verificação e monitoramento da qualidade do serviço por meio do cumprimento de normas e de verificação do funcionamento adequado, pode sinalizar uma segurança adequada nos processos de trabalho. Além de cumprir um papel de análise técnica, a auditoria reorienta os processos gerenciais, regulando a assistência, promovendo a equidade no acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e permitindo a oferta assistencial focada nas necessidades dos usuários. (SILVA, Carla Aparecida, Et al. 2015)

SILVA, C.A.L, (2014), descreve em trabalho empírico descritivo de natureza qualitativa, que os modelos de auditoria no serviço públicos prestados a sociedade irão revelar em curto prazo, que as análises mostrarão uma correta averiguação dos pontos positivos e negativos de determinada gestão ou órgão público. Pode -se entender através da citação que o autor visa mostrar a importância da auditoria para futuras melhorias na prestação e transparência dos serviços em unidade básica de saúde.

Além de cumprir um papel de análise técnica, a auditoria reorienta os processos gerenciais, regulando a assistência, promovendo a equidade no acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e permitindo a oferta assistencial focada nas necessidades dos usuários. Em outras palavras o autor mostra que a verdadeira missão de uma auditoria é na construção de um processo educacional baseado na amostragem de evidencias coletadas no ambiente de trabalho do auditado. (SILVA, et al. 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com