TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte bem antiga que remonta no mínimo há 4000 anos

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÃO  -  Análise quantitativa baseada na comparação da cor de uma solução com a cor de outras de concentração conhecida e tomadas como padrão; cromometria. Quando aplicada essa técnica nos cabelos, chamamos de Colorimetria Capilar.

HISTORICO  -  Arte bem antiga que remonta no mínimo há 4000 anos; Os egípcios foram os precursores no desenvolvimento da arte de tingir os cabelos; Império Romano, pentes de chumbos eram mergulhados no vinagre e assim utilizados no escurecimento dos cabelos grisalhos;

DEFINIÇÃO DA COR  -  A ideia de cor varia de acordo com sua área de enfoque: ♣ Algumas pessoas definem a cor de um modo que abrace todos os componentes ( objeto, luz, órgão da visão e cérebro). ♣ A cor é uma informação visual, causada por um estímulo físico, percebida pelos olhos e decodificada pelo cérebro.

As cores desempenham uma significação perceptiva e cognitiva imediata na experiência humana. Existem três eixos para discussão do fenômeno cromático: ♣ Relacionado a como as cores aparecem (a estrutura da aparência das cores), “ dimensão de discriminação”; ♣ As cores como atributos percebidos das coisas do mundo, “poder de expressão”; ♣ Discutidas como categoria experiencial, “capacidade de significar”

ESTIMULO FÍSICO  -  A visão humana está apta a receber estímulos luminosos na faixa entre 400 a 800 nanômetros, entre as faixas do violeta e vermelho; A luz visível ou radiação visível é energia em forma de ondas eletromagnéticas capazes de excitar o sistema humano (olhos-cérebro), produzindo uma sensação visual.

FISIOLOGIA DA COR  -  A luz entra pelo olho humano através da córnea pela pupila; Músculos da íris contraem-se ou expandem-se para controlar essa mesma entrada; Captada por 3 elementos refratores: o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo.

Na posterior do olho que encontramos camadas de células especializadas que formam a retina; O reconhecimento cromático é composta por fotoreceptores denominados de bastonetes e cones.

Os bastonetes são responsáveis pela visão não cromática e em condições de baixa luminosidade; Os cones estão relacionados com a visão em condições de boa luminosidade e a cores e existem três tipos de cones. Transmitem mensagens electroquímicas ao córtex visual do cérebro e assim converte em imagens com forma, volume, escala, cor.

TRICROMIA  -  A descoberta de que o olho humano percebe todas as cores ,através de 3 cores básicas (vermelho, verde e azul); Decorrendo 2 sistemas de combinação: ♣ Sistema Aditivo ♣ Sistema Subtrativo

SISTEMAS COLORIMÉTRICOS  -  A cor resulta da combinação de 3 elementos distintos: ♣ Uma fonte de luz; ♣ Objeto cuja cor será avaliada; ♣ Um observador.

SISTEMA RGB  -  Se baseia nas mesmas propriedades fundamentais de luz que ocorrem na natureza e é o modelo de cores mais utilizado; Cores primárias − vermelho (R), verde (G) e azul (B). Todas as outras são criadas pela associação entre elas. Cores secundárias – são obtidas misturando-se quantidades iguais de duas cores primárias quaisquer.

SISTEMA CMYK(C ciano,Mmagenta,Yamarelo,Kpreto  -  Baseado em cor pigmento, determina a concepção de leitura e interpretação usada pelos profissionais do setor cosmético; Classificados em duas categorias: ♣ acromáticos (branco, preto, tons de sinza)♣ cromáticos (cores primarias - vermelho, verde, azul)

COMPOSIÇÃO DAS COLORAÇÕES  -  BASE, SUPORTE ou VEÍCULO: Onde os outros componentes da fórmula são incorporados. SUBSTÂNCIAS COLORANTES: Estes componentes se tornam colorantes, após ocorrer a oxidação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com