TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRAL DE MATERIAL ESTERELIZADO

Criado para ser um suporte para em algumas áreas do hospital, atendendo a  especialidades como: Centro cirúrgico é obstétrico, hemodinâmico, emergências de alta complexidade e urgência, podendo ser também ambulatorial.  

AMBIENTE1: Recepção, Descontaminação, Separação de Materiais, EPIs, Lavagem de Materiais ( Semi-criticos e Não-Criticos). AMBIENTE 2: Controle de Rouparia, Preparo de Roupa Limpa e Materiais, Esterilização Física é Esterilização para Química Limpa. AMBIENTE 3: Armazenamento é Distribuição de Materiais e Roupas Esterelizadas, Armazenamento é Distribuição para Materiais Esterlizados e Descartaveis.

AMBIENTE 1

  • RECEPÇÃO: Usado para controle de entrada e saída de matérias e roupas, composto por uma luz florecente para iluminar o ambiente, um computador com sistema informatizado para controle, uma cadeira com apoio para mãos e coluna, um caderno de registro onde o profissional é responsável pela entrada e saída de materiais e roupas, onde possa ser identificado é assim estar ciente da sua responsabilidade com o trabalho.
  • DESCONTAMINAÇÃO: O profissional estará exposto a várias composições químicas de baixo,médio é alto risco para lavagem, higienização e preparo de objetos e roupas contaminas.
  • EPIs ( Equipamentos para Proteção Individual): Para a segurança do resposavevel tecnico será disponibilizado: vestimentas privativas, luvas, máscara, óculos, touca e sapatos fechados para proteção no processo da descontaminação é tambem evitar oncontato físico com químicos de baixo, médio e alto risco.
  • SEPARAÇÃO DE MATERIAS: Trabalho exercido por um profissional treinado para separação de materias contaminados para seu processo de limpeza, onde terá um apoio de uma mesa para separar os materias e objetos como bacias e bandejas para suporte da descontaminação de alguns materiais.
  • LAVAGEM DE MATERIAS: Composta por uma pia funda para evitar muito contato com a água da descontaminação dos materiais, uma torneira com água abundante para facilitar a higienização dos materiais é produtos de higiene para a lavagem de materiais simples como ( Inaladores, Comadres, Papagaio, Laringoscopio etc...)

AMBIENTE 2

  • CONTROLE DE ROUPARIA: É onde ocorre a separação de roupas limpas e roupas sujas e contaminadas.
  • PREPARO DE ROUPAS LIMPAS E MATERIAS SEMI-CRITICOS E NÃO CRITICOS: As roupas são separadas, empacotas e distribuidas cada uma para seu setor de origem. Os materiais NÃO-CRITICOS são descontaminados, é passam por um processo de empacotamento, onde são separados é considerados esterelizados, um para cada função que ira ser utilizado depois. Os SEMI-CRITICOS como inaladores passam pela desinfecção é são reutilizados sem precisa de empacotamento.

ESTERILIZAÇÃO FÍSICA É ESTERILIZAÇÃO QUÍMICA LIMPA:

  1. ESTERILIZAÇÃO FÍSICA:  É Onde utilizamos as famosas autoclaves como meio para total desinfecção dos materiais CRÍTICOS. Teremos duas  autoclaves para nós ajuda, com calor seco a eficiencia da estelização e muito mais, com tempetatura maxima de 350graus.  Para atingir os parâmetros de esterilização, longos períodos de exposição são necessários e a temperatura é bem mais elevada quando comparada ao calor úmido. A circulação de ar quente e o aquecimento dos materiais se fazem de forma lenta e irregular.
  2. ESTERILIZAÇÃO QUÍMICA LIMPA: É Composta por varios agentes químicos como: FORMALDEÍDO: Que tem função fungicida, viruscida é bactericida.GLUTARALDEÍDO: Que tem uma potente ação biocida, é bactericida, virucida, fungicida e esporicida. ÁCIDO PERACÉTICO: Tem ação esporicida em temperaturas baixas e mesmo em presença de matéria orgânica, pode ser aplicado a artigos termo-sensíveis, porém que possam ser totalmente mergulhados no líquido. PLASMA DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO: Este processo pode ser aplicado em materiais como alumínio, bronze, látex, cloreto de polivinila (PVC), silicone, aço inoxidável, teflon, borracha, fibras ópticas, materiais elétricos e outros.

AMBIENTE 3

  • ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS E ROUPAS ESTERELIZADAS: É um espaço criado para promover a organização do setor e facilita o trabalho do responsavel por essa função. O armazenamento foi feito para separa cada um em seus devidos lugares, separador por setor e também por especialidade, o armazenamento da roupara segue o mesmo conceito que a organização dos materiais.
  • ARMAZENAMENTO É DISTRIBUIÇÃO PARA MATERIAIS ESTERELIZADOS E DESCARTAVEIS: Criado para chegada de materiais contaminados é descartaveis, onde serão separados confome grau de risco de contaminação, passaram pelo seu processo de esterelização é serão destribuidos conforme setores necessarios. Os materiais descartaveis em alguns aspectos poderam ser usados em todos os setores, a equipe irá separa-los conforme a necessidade do setor desejado, em outro caso poderam ser enviados para todos como por exemplo: Kit de higiene Oral.

CENTRO OBSTETRICO

O centro obstetrico foi criado especialmente para atividades cirurgicas  relacionados ao parto, e tambem com a recuperação pós anestesica é pos operatoria, e os primeiros cuidados com o recém nascido.

  1. RECEPÇÃO: E Onde são feitas as admissoes, exames e a higienização das parturientes onde possuem: Uma mesa, uma cadeira  é um computador informatizado para os registros das pacientes, Pastas com informações médicas Canetas na cor azul para anotações de enfermagem.
  • Ambiente para Exames: Dispondo de: Foco de Luz, Mesa Ginecologica

1 QUARTO PPP

Com capacidade para dois leitos é banheiro anexo, ele esta destinado para a assistencia á mulher no trabalho de parto é no pós operatorio, a sala dispóe de materiais como:

1 Mesa ginecológica, 2 Escadas com dois degraus, 3 Mesa Auxiliar, 4 Foco de luz, Esfignomanômetro, Estetoscópio, Dectector de Batimentos Cardiofetais, Amniocópio, 2 suporte para soro, Balança antropométrica para adultos, Hamper, Cama Hospitalar Aquecedos para enema, Comadre, Monitor fetal, Aparelho de ultrasonografia, maca para transporte, biombo, carro de curativos, 2 bomba de infusão, \mniotomo, Mesa cirurgica, Mesa Obstetrica, Mesa para Instrumental, Foco cirurgico de teto, Foco cirurgico om bateria, carro de anestesia completo, Monitor cardicaco com defibrilador, Oximetro de Pulso, Negatoscopio, Aspirador cirurgico, Bisturi Eletrico, Mesa Anestesia, Banco giratorio, Unidade de Cuidados Intensivos para Recen nascido, Laringoscopio, Incubadora  de transporte, Berço Aquecido, Balança Infantil, Capacete Acrilico (Hood), Analisador de fração inspirada de oxigenio, Ventilador Volumetro neonatal, Equipamento para fototerapia, Incubadora de cupula de cuidados intensivos, Monitor multiparametro, RX Portatil, Incubadora de parede dupla, Oftalmoscópio, Mascaras com ventury etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com