TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  19/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de nota ao componente curricular Trabalho de Conclusão de curso I.

Orientador: Lucio Mauro Rocker dos Santos

[pic 7]

SUMÁRIO

RESUMO        3

1        INTRODUÇÃO        4

2        DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        6

1.        JUSTIFICATIVA        6

2.        OBJETIVO GERAL        6

3.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4.        METODOLOGIA        6

5.        RESULTADOS ESPERADOS        7

6.        CRONOGRAMA DA PESQUISA        7

7.        BIBLIOGRAFIA        8

RESUMO

Parto humanizado é um conjunto de procedimentos e condutas visando à promoção do parto e do nascimento saudável e à prevenção da morbimortalidade perinatal. Objetivo: analisar na literatura cientifica a importância da assistência de enfermagem no parto humanizado e destacar a importância deste profissional no momento do parto. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foi realizada uma busca nas bases de dados LILACS e SciELO utilizando os descritores e suas combinações: humanização; parto humanizado; assistência de enfermagem. Resultados: apesar da importante contribuição do enfermeiro obstetra no momento do parto nota-se que suas ações não podem em sua totalidade caracterizar um cuidado humanizado. Conclusão: a humanização do parto é uma necessidade da parturiente que tem o direito de ser protagonista do seu parto, de receber auxilio de forma humanizada. Porem aponta-se ainda muitas dificuldades como a necessidade de capacitação profissional e a falta de estrutura física.

Palavras chave: Enfermagem, parto, humanizado, assistência, parturiente.

  1. INTRODUÇÃO

O termo humanização vem sendo utilizado há vários anos, em especial na área da saúde, quando se fala em humanização da assistência. No campo da assistência ao parto, às discussões sobre a humanização trazem demandas antigas e nos últimos anos vários autores e organizações não governamentais têm demonstrado suas preocupações com a medicalização excessiva do parto propondo modificações no modelo de assistência ao parto.

O conceito de humanização da assistência ao parto inclui vários aspectos, alguns estão relacionados a uma mudança na cultura hospitalar, com a organização de uma assistência realmente voltada para as necessidades das mulheres e suas famílias. Mudanças na estrutura física também são importantes, transformando o espaço hospitalar num ambiente mais acolhedor e favorável à implantação de práticas humanizadoras da assistência.

Contudo, a humanização da assistência ao parto implica também e, principalmente, que a atuação do profissional respeite os aspectos de sua fisiologia, não intervenha desnecessariamente, reconheça os aspectos sociais e culturais do parto e nascimento, e ofereça o necessário suporte emocional á mulher e sua família, facilitando a formação dos laços afetivos familiares e o vínculo mãe-bebê. Outros aspectos se referem á autonomia da mulher durante todo o processo, com elaboração de um plano de parto que seja respeitado pelos profissionais que a assistirem; de ter um acompanhante de sua escolha; de serem informados sobre todos os procedimentos a que serão submetidas; e de ter os seus direitos de cidadania respeitados. (santos, 2012).

A adoção do parto por doulas nos hospitais não resultou efeito algum de uma modificação assistencial, gerando resistência.  Dentro de um complicado cenário de atuação, as doulas trabalham como um gatilho entre os divergentes modelos de  tratamentos  e  cuidados,  o que resulta   certa   tensão   com   relação   às   doulas, requerendo assim novas  estratégias  de  enfrentamento, como: renunciado voluntariado; fazer institucionalizado;  ou  cooptara  favor  do mercado  do parto humanizado no domínio privado.

O parto humanizado ocupa-se inteiramente em estar associado com a ausência da não execução de rotinas intervencionistas e com     os tratamentos mais frequentemente realizados pelo profissional de enfermagem, sendo  aqueles que não interferem na naturalidade  fisiológica do parto. Por isso é importante reconhecer a produção científica volta da para o estabelecimento da humanização nos procedimentos realizados pelos enfermeiros durante o parto na assistência à mulher parturiente. Neste artigo procurou-se apresentara relevância dos cuidados da enfermagem no processo de um parto humanizado, que compõe o pré-parto, o parto e o pós-parto.  Momentos esses que se tem constante contato e possibilidade de dar apoio à parturiente e ao seu acompanhante.  A atenção humanizada ao parto refere-se à indispensabilidade de um novo olhar, entendendo-o como uma experiência da  vida humana. Amparar, ouvir, aconselhar e criar vínculos entre mãe e filho é questões indispensáveis na atenção às mulheres, nessas circunstâncias. ( Santos Pinto, et al 2019).

O profissional de enfermagem tem papel imprescindível na assistência ao parto humanizado, oferecendo informações pertinentes para a parturiente sobre a evolução do parto. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar na literatura cientifica o conhecimento já produzido a cerca dessa temática e destacar a importância deste profissional no momento do parto. ( Nascimento F. C.,et al 2018)

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Assistência de enfermagem no parto humanizado.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente estudo se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Esta delimitação se relaciona com a natureza do objeto de estudo, o qual é permeado de signos e significados no conhecimento sobre a Assistência de enfermagem no parto humanizado bem como a importância da enfermagem e dos profissionais de saúde, atribuído às suas percepções sobre o acolhimento e cuidados voltados para essas pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com