TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTE NOS SERVIÇOS DE URGENCIA E EMERGENCIA

Por:   •  29/9/2022  •  Artigo  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 17

A EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTE NOS SERVIÇOS DE URGENCIA E EMERGENCIA

CONTINUING EDUCATION FOR NURSING PROFESSIONALS ACTING IN EMERGENCY AND EMERGENCY SERVICES

Katiana Aires Almeida

Rosane Rodrigues Lima

RESUMO

A educação continuada (EC) contribui para o aperfeiçoamento profissional e qualidade da assistência, pois através da EC que os profissionais conseguem observar erros e acertos, expondo ideias e buscando meios de desenvolver ações para melhoria do processo de trabalho. Este estudo tem como objetivo, observar a importância da educação continuada para os profissionais do serviço de saúde, analisando a educação continuada no âmbito do serviço de urgência e emergência e apontar as principais finalidades desse tipo de educação.Foi realizado uma revisão de literatura, onde os dados utilizados foram encontrados em bases de dados online como BIREME, SCIELO, LILACS, MEDLINE. Após seleção dos artigos, foi feito a categorização para melhor compreensão do tema, onde foi discutido sobre os objetivos da educação continuada, observando se os profissionais participam desses cursos de capacitação, analisando os fatores que dificultam a implantação e participação dos enfermeiros nos programas educacionais e apontar a importância da educação continuada para o serviço de urgência e emergência.A educação continuada é importante para o desenvolvimento de novas habilidades para praticas assistenciais. É por meio desse processo que os profissionais desenvolvem a capacidade de observar, avaliar e criticar a estrutura e a assistência no ambiente de trabalho. Mesmo sabendo da importância, nem todos se dispõem a estar se capacitando através de cursos de aperfeiçoamento de novos conhecimentos.

Palavras-chave: Educação Continuada. Educação em saúde. Educação em Enfermagem.Educação Permanente.

ABSTRACT

Continuing education (CE) contributes to professional improvement and quality of care, because through CE that professionals are able to observe mistakes and successes, exposing ideas and looking for ways to develop actions to improve the work process. This study aims to observe the importance of continuing education for health service professionals, analyzing continuing education within the scope of urgent and emergency services and pointing out the main purposes of this type of education. A literature review was carried out, where the data used were found in online databases such as BIREME, SCIELO, LILACS, MEDLINE. After selecting the articles, the categorization was made for a better understanding of the topic, where it was discussed about the objectives of continuing education, observing whether the professionals participate in these training courses, analyzing the factors that hinder the implantation and participation of nurses in the educational programs and point out the importance of continuing education for urgent and emergency services. Continuing education is important for the development of new skills for care practices. It is through this process that professionals develop the ability to observe, evaluate and criticize the structure and assistance in the work environment. Even knowing the importance, not everyone is willing to be trained through courses to improve new knowledge.

Keywords: Continuing Education. Health education.Nursing Education.Permanent Education.

INTRODUÇÃO

        A educação continuada étoda e qualquer atividade que tem por objetivo provocar uma mudança de atitudes e/ou comportamento a partir da aquisição de novos conhecimentos, conceitos e atitudes. É uma das estratégias que promove um espaço reflexivo critico, ao partir da problematização para favorecer a continuidade transformadora da realidade(NUNES,2014).

        Estudo de Silva e Seiffert (2009) descreve que a Educação continuada tem evoluído em seu conceito e no contexto dos sistemas de saúde. Trata-se de um processo permanente que promove o desenvolvimento integral dos profissionais do setor, empregando os acontecimentos do trabalho, o ambiente normal das atividades em saúde e os estudos dos problemas reais e do cotidiano e situações mais apropriadas paraatingir uma aprendizagem significativa.

Nos modelos atuais de gerenciamento de qualidade em saúde, os programas educativos que visam a atualizar os profissionais, aproximar a teoria da prática, bem como a criação e a manutenção de processos assistenciais e administrativos que garantam a qualidade do atendimento e a segurança do paciente são exigidos e monitorados pelas agências de certificação de qualidade. A ação educativa pressupõe o engajamento dos profissionais, para que haja uma revisão e construção coletiva das condições operacionais vigentes, de acordo com os critérios e compromissos(SILVA;GUTIERREZ; DOMENICO,2010, p.702).

Segundo Azevedo et al (2015) a educação promove autonomia, responsabilidade social, como também de contribuir para a formação de indivíduos políticos/emancipados, com pensamentos críticos e reflexivos, desenvolvimento de competências e habilidades tornando-os capazes de atravessar as dificuldades e modificar a realidade, a partir dos saberes socialmente construído, continuamente na prática comunitária.

A partir da Portaria GM/MS nº. 1.996 de 20 de agosto de 2007, épossível analisar o cotidiano de trabalho e da formação em saúde considerando as relações concretas que operam a realidade e a construção de espaços coletivos no interior das equipes para reflexão e avaliação do sentido das práticas no cotidiano de trabalho. Pois o trabalho é o elo que une e articula o conhecimento, o desempenho do trabalhador, desenvolvendo lhe um novo saber, assim a aprendizagem é uma dinâmica contínua(BRASIL,2007).

No que se refere à saúde, o processo de trabalho em enfermagem tem como finalidade atender às necessidades de saúde dos usuários, no qual o seu gerenciamento pode alcançar a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, como também a prevenção de doenças (AZEVEDO et. al. 2015).

Dentro desse contexto, o ministério da saúde considera cinco diretrizes para a Educação Permanente em Saúde no Ministério da Saúde, são elas:

I. Valorizar o trabalhador e o trabalho em saúde no MS na perspectiva da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS;

II. Fomentar práticas educacionais em espaços coletivos de trabalho, fortalecendo o trabalho em equipes multiprofissionais;

III. Promover a aprendizagem significativa por meio da adoção de metodologias ativas e críticas, favorecendo a autonomia e a corresponsabilização dos processos de trabalho do MS;

IV. Articular a Educação Permanente em Saúde e a gestão de pessoas por competências para a organização das ações de educação no MS;

V. Fortalecer a gestão da Educação Permanente em Saúde de forma compartilhada e participativa no âmbito do MS. (BRASILIA- DF, 2014, p. 10).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (244.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com