TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENFERMAGEM NO CUIDADO DA ANEMIA FALCIFORME

Por:   •  11/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

JEFERSON SANTOS MOYANO

ENFERMAGEM NO CUIDADO DA ANEMIA FALCIFORME

SANTOS

2021

JEFERSON SANTOS MOYANO

ENFERMAGEM NO CUIDADO DA ANEMIA FALCIFORME

Trabalho de conclusão de curso

para obtenção do título de

graduação em Enfermagem

apresentado à Universidade

Paulista – UNIP.

Orientador:

SANTOS

2021

RESUMO

A anemia falciforme (AF) é uma doença sanguínea hereditária crônica, de prevalência elevada no Brasil, apresentado uma maior predominância na população afrodescendente. A AF é originada a partir de uma mutação no gene da b-globina, levando as hemácias a apresentarem um formato de foice, quando perdem a oxigenação em seu estado natural. Geralmente se manifesta após os seis primeiros meses de vida, com quadros de infecção, podendo chegar até acidente vascular cerebral (AVC). O Objetivo deste trabalho, é apresentar a capacidade da equipe de enfermagem para lidar com a anemia falciforme. Tem como metodologia, uma revisão bibliográfica do tipo explorativa descritiva, onde pode ser comprovado uma incidência elevada de 30.000 portadores de algum tipo de traço falciforme segundo estudos avaliados para este trabalho. A equipe de enfermagem, é instruída para melhorar as crises de dor e melhorar a internação, visando uma rápida recuperação do paciente, sem que ele apresente efeitos colaterais graves. A enfermagem será responsável por melhorar a qualidade da internação do paciente portador de anemia falciforme.

Palavras Chave: Anemia Falciforme; Enfermagem; Cuidado; Internação; Qualidade da internação.


ABSTRACT

Sickle cell anemia (SCA) is a chronic hereditary blood disease, with high prevalence in Brazil, with a greater predominance in the Afro-descendant population. FA originates from a mutation in the b-globin gene, causing red blood cells to present a sickle shape, when they lose oxygenation in their natural state. It usually manifests after the first six months of life, with infection and may even reach a stroke. The objective of this work is to present the capacity of the nursing team to deal with sickle cell anemia. Its methodology is a bibliographic review of the descriptive exploratory type, where a high incidence of 30,000 carriers of some type of sickle cell trait can be proven, according to studies evaluated for this work. The nursing team is instructed to improve pain crises and improve hospitalization, aiming at a quick recovery of the patient, without severe side effects. Nursing will be responsible for improving the quality of hospitalization of patients with sickle cell anemia.

Key Words: Sickle Cell Anemia; Nursing; Caution; Hospitalization; Quality of admission.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AF Anemia Falciforme

HbA Hemoglobina Normal

HU Hidroxiureia

HbF Hemoglobina Fetal

HbS Hemoglobina Anormal Falciforme

AVC Acidente Vascular Cerebral


                                                      SÚMARIO

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS        5

1. INTRODUÇÃO        8

1.1 O TEMA        8

1.2 JUSTIFICATIVA        9

1.3 PROBLEMA        9

1.4 HIPÓTESE        10

1.5 REVISÃO DA LITERATURA        10

1.5.1 FISIOPATOLOGIA DA ANEMIA FALCIFORME        10

1.5.2 MANIFESTAÇÕES CLINICAS        11

1.5.3 MANIFESTAÇÕES AGUDAS        11

1.5.4 MANIFESTAÇÕES CRÔNICAS        12

1.5.5 TRATAMENTO DA ANEMIA FALCIFORME COM HIDROXIUREIRA E SEUS BENEFICIOS        13

1.5.6 EFEITOS ADVERSOS DO USO DE HIDROXIURÉIA        14

1.5.7 A ANEMIA FALCIFORME EM CRIANÇAS        14

1.5.8 CUIDADOS DISPONIBILIZADOS A PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME        15

2. OBJETIVOS        16

2.1 OBJETIVOS GERAIS        16

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        16

3. METODOLOGIA        17

3.1 MÉTODOS        17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18


1. INTRODUÇÃO

1.1 O TEMA

A anemia falciforme (AF), vem tomando muita relevância no cenário de saúde brasileiro, conforme o índice de prevalência vem aumentando no Brasil. Vem sendo reconhecida ultimamente, como uma causa de sofrimento das pessoas¹. Tendo origem a partir de uma mutação no gene da beta-globina, que leva a modificação das hemácias para o formato de foice, devido a perda de oxigênio em seu estado natural². É uma patologia pertencente ao grupo de hemoglobinopatias hereditárias, também conhecida como Doença Falciforme ou Síndrome Falciforme. Apresenta maior incidência em pessoas da raça negra, podendo apresentar uma sintomatologia muito variável, intercalando entre períodos assintomáticos e períodos com crise³, impactando diretamente na condição de vida e gastos com a saúde dos portadores desta síndrome4.

A equipe de enfermagem, é responsável pelo melhor cuidado disposto para um portador da AF, entretanto o grande desafio se consiste em planejamento com os gestores, para avaliações deste cuidado, baseando-se em evidências científicas5. Um medicamento comumente utilizado para melhorar a qualidade de vida dos pacientes é a hidroxiuréia (HU), aprovada mundialmente6. Este medicamento é responsável por aumentar a produção e hemoglobina fetal(HbF)7.  

Sendo uma doença com alto índice de morbidade e mortalidade, a AF apresenta algumas condições que podem dificultar os cuidados, entre elas estão presentes a: falta de diagnostico precoce, de orientação familiar quanto aos sinais de complicações, do acesso a medidas de prevenção contra infecções e a falta de um atendimento de saúde eficaz durante as intercorrências que os portadores podem vir a apresentar8. É importante sempre oferecer uma assistência integral, multiprofissional ao portador da síndrome e as suas famílias, a equipe de enfermagem, deve estar qualificada e treinada para reconhecer as diferentes faces da AF, visando sempre prestar o melhor atendimento ao portador da síndrome e a família, visando sempre o atendimento integral9.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com