TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENFERMAGEM - OBSTETRICIA

Por:   •  9/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4
  • Quem é Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra? Se formou em Enfermagem pela Faculdade Nordeste - FANOR, Mestre em saúde coletiva, especialização em Enfermagem Obstétrica, fez especialização em Saúde Pública e atualmente está Doutoranda em Obstetrícia pela faculdade DINTER UFC/UNIFESP.
    Ela é Consultora materno-infantil "Vida no Ventre"; Atuou como docente do curso de Enfermagem nas Universidades: Centro Universitário Estácio do Ceará e Centro Universitário Pitágoras de Fortaleza; Também atuou como professora do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Saúde da Mulher- GPASM/ESTÁCIO; Atuou como docente do Curso Técnico em Cuidado de Idosos - PRONATEC/ Unichristus; Esteve como supervisora pedagógica do Curso Técnico em Enfermagem da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) da Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE; Atuou como enfermeira assistencial no Hospital Distrital Dr. Fernandes Távora (HFT); Atuou na preceptoria de estágio das Faculdades Nordeste - FANOR; Atuou como pesquisadora de campo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Faculdade de Medicina - no Projeto vinculado ao Departamento de Saúde Materno Infantil; Atuou no Projeto de Práticas Interdisciplinares no Contexto de Promoção da Saúde sendo integrante do grupo de pesquisa "Cuidando e Promovendo a Saúde da Criança e do Adolescente" - FANOR;  Atuou como Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Quantitativos da UECE. Contudo, atua principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, saúde materno-infantil e saúde coletiva. E seu último projeto de pesquisa atual é sobre "ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA À GESTAÇÃO MÚLTIPLA: análise da morbimortalidade materna e neonatal."

  • O que é a Obstetrícia? A obstetrícia é o braço da Medicina que trata da saúde da mulher durante a gravidez, o parto e no período logo após o nascimento da criança, nos primeiros 28 dias de vida. A palavra “obstetrícia” vem do Latim “obstetrix” e quer dizer “ficar ao lado”, porque esse profissional acompanha a paciente e fornece assistência, auxiliando no nascimento da criança. Por também lidar com o sistema reprodutor feminino (útero, trompas e ovários) e com a saúde da mulher, a obstetrícia pode estar associada à ginecologia, sendo que ambas trabalham juntas para garantir qualidade de vida à paciente, durante um dos períodos mais delicados da vida da mulher. É de responsabilidade do obstetra realizar o pré-natal, acompanhando a gestante com exames e checagens médicas que a ajudarão a ter uma gravidez tranquila. Um obstetra pode solicitar testes como o da curva glicêmica, um exame de sangue que auxilia na detecção da diabetes gestacional, que poderia causar riscos para a mãe e para o bebê. O repasse de informações e a relação de confiança entre obstetra e gestantes são fatores determinantes para que o parto seja seguro e tranquilo. O profissional obstetra é peça fundamental em todo o processo, sendo dele o compromisso de solicitar os exames necessários para o acompanhamento da gestação – como ultrassonografias e exames laboratoriais, assim como esclarecer as dúvidas quanto aos tipos de parto (normal, cesárea), prezando sempre pela humanização. O obstetra também pode auxiliar a mãe no período de lactação, com orientações e dicas relacionadas à amamentação. O obstetra também é a responsável por fazer o acompanhamento da gravidez, por meio do exame de ultrassom, e por orientar a paciente em relação aos tipos de parto disponíveis de acordo com cada tipo de gravidez, sanando todas as dúvidas que uma família possa ter antes desse momento tão importante.
  • Qual a importância da Obstetrícia para a Enfermagem? A enfermagem obstétrica tem o papel fundamental na valorização da vida e é preciso discutir cada vez mais esse tema tão importante. O papel do enfermeiro obstetra é acompanhar e cuidar da gestante durante todo o período da gravidez e garantir que a pós o parto o bebê e a mãe continuem sendo bem assistidos.
  • A área da Obstetrícia é valorizada? Devido aos programas de incentivo do Ministério da Saúde para que sejam feitos mais partos normais no país, o mercado para obstetrizes está aquecido. Esse profissional está habilitado a realizar partos normais sozinho ou integrando uma equipe médica e pode atuar nos setores públicos e privados, como por exemplo em: Postos de saúde, Unidades básicas de atenção à saúde, Casas de parto, Hospitais, Maternidades, Clínicas, Laboratórios de diagnóstico e Universidades.
  • A área Obstétrica é conhecida? Sim, pois desde as mais antigas civilizações já existia tradicionalmente os partos e seus cuidados eram realizados por mulheres conhecidas popularmente como aparadeiras, comadres ou mesmo de parteiras-leigas. Estas detinham um saber empírico e assistiam domiciliam ente as mulheres durante a gestação, parto e puerpério (como também nos cuidados com o recém-nascido). Estas mulheres eram de inteira confiança do mulherio e eram consultadas sobre temas vários, como cuidados com o corpo, doenças venéreas, praticavam o aborto ou mesmo colaboravam com o infanticídio. A medicina, enquanto instituição, incorporou esta prática (Tosi, 1988) como uma das suas atribuições, intitulando-a Arte Obstétrica e denominou de parteiro ou médico-parteiro os profissionais por ela formados. Historicamente, este processo se deu primeiro na Europa (nos séculos XVII e XVIII) se estendendo ao Brasil, ao se inaugurar as escolas de medicina e cirurgia na Bahia e Rio de Janeiro, em 1808. Por esse contexto da história da obstetrícia é que se é muito conhecida popularmente.
  • A Obstetrícia é uma área concorrida? É uma área de atuação de bastante intresse dos profissionais da saúde, mesmo assim tem muitos empregos para essa área, pois como já foi citado acima existem muitos locais de atuação para o Enfermeiro Obstetra.
  • Instituições de especialização em Saúde da Mulher e Obstetrícia no Ceará: UniFANOR, Centro Universitário Estácio do Ceará, UECE, UNIFOR e UNINASSAU.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com