TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia em Saúde do Trabalhador

Por:   •  12/11/2020  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Carla Moira de Farias Paiva

Trabalho da disciplina Epidemiologia em Saúde do Trabalhador

                                                                     Tutor: Prof. Maria Eunice Dantas

Fortaleza

2020

RELATÓRIO ESPECIAL DE ANTECIPAÇÃO: PREPARAÇÃO PARA UMA PANDEMIA

 

Referência:

STAPLES, Jeffrey; BRESSE, Joseph; DOWELL, Scott; NOHRIA, Nitin; BENNIS, Warren; FISCHHOFF, Baruch; BRILLIANT, Larry; SUSSER, Peter; COOPER, Sherry; GOLDEN, Brian; DOBSON, Wendy. Relatório especial de antecipação: Preparação para uma pandemia. Harvard Business School, 2020. Disponível em: http://www.hbr.org  

 

O artigo, Relatório especial de antecipação: preparação para uma pandemia nos fala da gripe aviária(H5N1) originada na China e que não se sabia se iria virar uma pandemia humana. Pois diz também, que o vírus infectou milhões de pássaros, em sua grande maioria na Ásia. Mas que estaria também na Europa e África, e que infectou com dificuldade menos de 200 pessoas, embora tenha matado mais da metade delas. Com um grande risco de um aparecimento de mutações que poderiam ajudar a infectar através de espécies, pois assim aumentariam as chances de se ter realmente uma pandemia.

Só se sabia que em humanos, o vírus atingia principalmente crianças e jovens adultos e que os sintomas são parecidos com o da gripe comum, com a diferença de rapidamente se transformar em uma pneumonia.

No mesmo artigo citado, estão reunidos textos de vários autores com o mesmo intuito, o de criar planos de contingências caso venha a ocorrer uma pandemia de H5N1.

As empresas deveriam proteger seus negócios estabelecendo também planos de contingência para a prevenção dos efeitos em seus funcionários até a comunidade. Devendo prever o medo público que poderá ocorrer em grande escala e assim causando uma grande falta de funcionários.

Podemos concluir pelo texto que se não fosse possível conter a gripe aviária, poderia ocorrer uma modificação no vírus H5N1 e assim a infestação em humanos causando uma enorme pandemia com consequência de modificar as condições de vida, sendo preciso fazer isolamento social que comprometeria a prestação de serviços.

Conclui-se que o governo e as empresas precisam criar planos para evitar e diminuir as mortes na população e funcionários. O planejamento de saúde em frente a pandemia precisa de pessoas em todos os níveis, tanto órgãos públicos e privados, para que esses planos possam antecipar, conter e atender todas as necessidades, e podendos assim continuar com os serviços essenciais durante a crise.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com