TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Celular

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

FISIOLOGIA CELULAR:

  1.  O retículo endoplasmático rugoso é responsável pela síntese proteica.O retículo endoplasmático liso é responsável pela síntese de substâncias lipídicas.

 No complexo de Golgi é onde são processadas as proteínas para formar os componentes citoplasmáticos.

Os lisossomos são responsáveis pela quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados.

 A área da mitocôndria contém enzimas responsáveis por extrair a energia dos nutrientes, que é utilizada na síntese do ATP.

  1. Difusão simples: É um processo sem gasto de energia, e a força motriz é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana. Não necessita de moléculas carreadoras. Exemplos: água, gases, íons e moléculas pequenas.  

Difusão facilitada: Este tipo de transporte necessita de uma proteína transportadora ou carreadora. A molécula acopla-se a essa proteína transportadora, que pertence à membrana, e desloca-se de um lado a outro desta fazendo o movimento da molécula.  Exemplos de transportes: glicose e aminoácidos  

Osmose: Osmose é o transporte da água através de uma membrana semipermeável devido à espessura pequena do poro da membrana. A água passa de um meio menos concentrado de partículas para o mais concentrado. A água é, pois, um exemplo de transporte.

Transporte ativo: O transporte ativo é responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. Esse processo é considerado ativo devido ao gasto de energia e necessita de um transportador ou carreador específico. Exemplos de transporte: íons cálcio, sódio e potássio, ferro, hidrogênio.

  1. Despolarização: É quando a polaridade é neutralizada, chegando a zero, ocorrendo uma inversão de cargas e tornando a célula positivamente carregada.

Repolarização: Quando a difusão dos íons potássio para o exterior da célula  é restabelecida.

Hiperpolarização: Ocorre devido à atividade elevada da bomba de sódio e potássio fase é caracterizada pelo aumento da atividade da bomba de sódio e potássio.

  1. Neurotransmissores Periféricos: Acetilcolina, Adrenalina e Noradrenalina.

Neurotransmissores Centrais: GABA (ácido gama-aminobutírico), Glutamato, Glicina, Serotonina, Substância P, Encefalinas, Hormônios peptídicos (entre outros).

SISTEMA NERVOSO:

  1. Sua função básica é receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas por meio dos músculos e glândulas. Suas funções superiores são: memória, aprendizado, intelecto, pensamento e personalidade.

  1. Vias aferentes: trazem as informações ao sistema nervoso central;

Vias eferentes: são as vias que levam a resposta que foi elaborada pelo sistema nervoso central;

Vias de associação: além de analisar as informações, armazenam-nas sob a forma de memória para elaborar os padrões de respostas ou as respostas espontâneas.

  1. Andar de bicicleta ou tocar violão. Isso ocorre devido às diferentes informações sensoriais, auditivas e visuais que chegam ao cérebro.

  1.  Sistema nervoso simpático secretam noradrenalina e são chamados de neurônios adrenérgicos. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam acetilcolina e, por isso, são chamados de colinérgico.
  2.  As informações sensoriais são usadas para atender quatro funções: percepção e interpretação, controle do movimento, regulação de funções de órgãos internos e a manutenção de consciência.
  1. A fadiga da sinapse é o meio pelo qual o sistema nervoso permite que uma reação nervosa desapareça para dar lugar a outras. É importante pois, por meio dela, o excesso de excitabilidade do cérebro durante uma convulsão epitética pode ser finalmente superado para que cesse.
  1. Placa motora é a porção especializada do sarcolema de uma fibra muscular localizada ao redor da extremidade de um terminal axônico.

 Unidade motora é o conjunto de fibras musculares ativadas por um único neurônio motor

  1. Fibras oxidativas de contração lenta: são caracterizadas pelo alto conteúdo mitocondrial, e baseiam seu metabolismo energético preferencialmente na via aeróbia-oxidativa;

Fibras glicolíticas de contração rápida: são menos resistentes à fadiga, baseiam seu suprimento energético principalmente na quebra de glicogênio e glicólise e apresentam a maior Vmáx de todos os tipos de fibras.

Fibras glicolíticas oxidativas de contração rápida: são uma mistura das duas anteriores, possuindo características tanto de uma como de outra

  1. Tônus muscular são os impulsos nervosos contínuos a todos os músculos mantendo leve tensão, permitindo que o músculo reaja a um estímulo forte muito mais rápido do que faria se não existisse essa leve tensão.

  1.  Contração isométrica: quando o músculo gera força sem que ocorra encurtamento muscular, fazendo com que a tensão muscular aumenta, sem ocorrer movimento.

Contração isotônica: envolve a maioria dos tipos de exercício ou de atividades esportivas e resulta no movimento de partes do corpo.

  1. O fuso muscular funciona como um detector de comprimento e é encontrado na maioria dos músculos locomotores humano;

Os quimiorreceptores são terminações nervosas livres especializadas em enviar ao sistema nervo central informações sobre alterações de pH no músculo, concentrações de potássio extracelular e alterações das concentrações de O2 e CO2;

Os órgãos tendinosos de Golgi servem como um dispositivo de segurança que ajuda a impedir a força excessiva durante a contração muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com