TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia da Ausculta Cardíaca

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Fisiologia da Ausculta Cardíaca

Na fisiologia da ausculta cardíaca auscultam-se as bulhas, que são sons oriundos das valvulas e dos músculos. Ao total são 4 bulhas: B¹ no foco mitral, B¹ no foco tricúspide, B² no foco aórtico, B² no foco pulmonar, B3 emitidos pelos miocitos dos ventrículos e B4 pelos miocitos dos átrios.

O coração tem três partes: mecânica, elétrica e sonora. Em se tratando da parte sonora, o coração emite dois tipos de sons: os de alta frequência emitidos pelas válvulas, que são auscultados/captados pela parte maior chamada de membrana, ideal para o diagnostico de valvulopatias e os de baixa frequência emitidos pelos músculos, que são melhor audíveis pela parte menor chamada de campânula, ideal para o diagnostico de miopatias.

Os sons de alta frequência podem ser emitidos através da contração das válvulas mitral e tricúspide, chamados de B¹ ou Bulha¹, som semelhante a “TUM”, e através da válvula aórtica e pulmonar, chamados de B² ou Bulha² som semelhante a “TÀ”, ou seja, existem 4 focos da ausculta cardíaca: foco mitral e tricúspide (B¹=TUM) ,aórtico e pulmonar (B²=TÁ).

Os sons de baixa frequência são emitidos pelos miocitos dos átrios e/ou dos ventrículos quando o paciente apresenta alguma disfunção atrial ou ventricular, (miopatia). Quando há uma miopatia ventricular (B³) ou miopatia atrial (B4) o som emitido é semelhante a um “GALOPE”.

Fisiologia da Ausculta Pulmonar

Em relação à ausculta pulmonar, considera-se normal quando o murmúrio vesicular está bem distribuído nos alvéolos, ou seja, o ar esta chegando livremente nos alvéolos. Essa ausculta será de um pulmão limpo, em ambos, tanto nas partes laterais, quanto na parte anterior e posterior.  Quando os bronquíolos estão fechados, ao passar o ar gera-se um som chamado de assobio (sibilos), ou seja, um murmúrio com sibilos. esse fechamento bronquiolar geralmente é causado por asma brônquica, pó, poeira, ou edema bronqueolar. Os medicamentos usados para a abertura dos bronquíolos são adrenalina, atrovent, berotec, ou solu-cortef.

 Quando há um murmúrio vesicular com creptos significa que há líquidos entres os alvéolos, isso acontece porque quando o ar entra nos alvéolos eles se juntam, nesse juntar o liquido entre um alvéolo e outro se tende a se distribuir e entrar nos alvéolos, provocando esse murmúrio creptante. Sugestivo de pneumonia ou edema agudo de pulmão.  

Quando a agua sai dos vasos para dentro dos alvéolos, como nos casos de enxarcamento pulmonar onde há muita agua nos vasos e essa águia migra para os aoveolos, então nesse alvéolo vai se encontrar agua + ar, provocando um murmúrio de creptos bolhosos. Creptos devido ai liquido e bolhosos devido ao ar.

No caso de uma obstrução por um tumor no pulmão não entra ar, mas o ar que esta dentro vai se colabar. Não haverá murmúrio vesicular bem distribuídos nos alvéolos porque esta obstruido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com