TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia da Pele

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Fisiologia da pele

A pele se divide em 3 camadas: epiderme, derme e tecido subcutâneo. A pele é o maior órgão do corpo humano, é conhecida também como tecido tegumentar, tem literatura que diz que a pele corresponde a 10% do peso corporal ou 15%.

É formada então por três camadas (epiderme, derme e tecido subcutâneo). A epiderme não tem vascularização, ela não sangra, é a camada mais externa da pele, os anexos que estão juntamente com a epiderme são as unhas, os pelos, as glândulas sudoríparas que produzem o suor, essa pele ela produz os melanocitos que é a melanina que é o que dá a cor a nossa pele, a epiderme se divide em 5 camadas que são: córneas que é a mais superficial, camada lucida, camada granulosa, a espinhosa e a basal.

Derme: a derme já é vascularizada, ela tem resistência e elasticidade e é a camada mais profunda e espessa da pele, porque na parte do tecido da derme a gente tem tecido conjuntivo, tem a parte de vasos sanguíneos, por isso ela é vascularizada, tem nervos e terminações nervosas, tem a parte de folículos sebáceos que é a parte que produz lubrificação, glândulas sudoríparas juntamente com boa parte da epiderme, então, a derme tem elasticidade e resistência, ela tem vascularização e ela chega até as terminações nervosas.                          

Tecido subcutâneo (hipoderme): é a camada que tem deposito de gorduras que é onde fica as calorias, a porção mais profunda da pele, protege contra traumas físicos e a faz a função de deposito de calorias é onde vai ter as gorduras, é formada por tecido conjuntivo frouxo que une de maneira pouco firme a derme aos órgãos subjacentes, então se fizer um corte na barriga vai pegar epiderme, derme a hora que chegar na parte de gordura já vai estar no tecido subcutâneo.

Quais as principais funções da pele? Barreira física contra traumas que possam ter, proteção contra desidratação, contra radiação ultravioleta, excreção das glândulas sodoriparas, regulação hídrica impede que nossa pele tenha muita perda ou muito excesso de líquidos, faz processo de regulação de temperatura corporal através do suor, armazenamento de substancias, sensibilidade, na pele possui terminações nervosas que propiciam ter o tato, o calor, a dor, a pele também quando se toma sol vai ter a vitamina D (processo de imunidade), resumindo, as funções da pele são: imunidade, proteção contra traumas, sensibilidade, proteção contra raios ultravioleta, etc.

Cacifo é a depressão anormal da pele causado pelo edema (cacifo ou sinal godet). Cacifo 1 é o cacifo considerado leve sem deformação visível, desaparece rapidamente, cacifo 2 é poupo mais profundo que o +1 desaparece em torno de 10seg a 15seg, cacifo 3 notavelmente profundo, demora em torno de 1min para desaparecer e o cacifo 4 o mais profundo, vai demorar em torno de 5min para desaparecer.

De acordo com a organização mundial da saúde o meio que a gente tem mais transporte de infecção é através das mãos. A importância de fazer a higienização das mãos é extremamente importante.

O que é a infecção? Infecção é a entrada de germes, bactérias, ou também parasitos dentro do nosso organismo. Essa infecção pode ser uma infecção especifica ou infecção inespecífica, quando se pensa em infecção especifica é um agente preciso, são causadas por agentes precisos, vai gerar uma doença especifica, por exemplo, o paciente tem tuberculose, o agente da tuberculose é o bacilo de cocque não tem como esse bacilo provocar outra doença, só vai provocar a tuberculose, então ele é um agente preciso, especifico, não tem como esse agente causar dois tipos de doença. As infecções inespecíficas são provocadas por vários germes, por exemplo: tem doença que provoca pus então ela é uma infecção inespecífica, porque são piogenicos, quando a infecção provocar pus é uma infecção inespecífica que determina diversos tipos de infecção, vamos supor paciente pega pneumonia, a pneumonia pode agravar outros tipos de doenças então ela é uma infecção inespecífica.

Temos a flora residente ou colonizadora e a flora transitória ou contaminante. Flora residente é composta por microrganismos que são germes, bactérias, parasitos que vivem, colonizados por longo período que são as bactérias gram positivas, nas mãos essas bactérias se encontram em maior quantidade nas unhas. A flora transitória são os microrganismos que vivem um curto tempo, são as bactérias que tira fácil no processo de higienização das mãos, encontradas na superfície das mãos junto de sujidades, são essas microbiotas transitórias que se tem altos índices de infecção hospitalar, são as bactérias gram negativas e estaphicocos esses são então os principais veículos de transmissão de infecção hospitalar, por isso a importância da higienização das mãos, fazendo o processo de higienização das mãos se consegue a retirada da microbiota residente e da microbiota transitória.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (25.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com