TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HUMANIZAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MICHELE LIMA BELARMINO

A HUMANIZAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL

NITERÓI

2017


michele lima belarmino[pic 2][pic 3]

A HUMANIZAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL

Projeto apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem da Instituição Anhanguera Educacional como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Enfermagem.

Orientador:

NITERÓI

2017


SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1        PROBLEMA        4

2.        OBJETIVOS        4

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        4

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        4

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        fundamentação teórica        7

5.        REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa aborda sobre o tema “A humanização e a assistência de enfermagem ao parto normal”.

 A assistência ao parto historicamente é de exclusividade feminina, pois apenas as parteiras realizavam essa prática. Embora não dominassem o conhecimento científico, sabe-se que as mesmas eram conhecidas na sociedade pelas suas experiências.

A partir do século XX, aproximadamente na década de 40, foi intensificada a hospitalização do parto, que permitiu a medicalização e controle do período gravídico puerperal e o parto como um processo natural, privativo e familiar, passou a ser vivenciado na esfera pública, em instituições de saúde com a presença de vários atores conduzindo este período.

O apoio emocional da parturiente é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho de parto, é necessário o bem-estar físico e emocional da mulher, o que favorece a redução dos riscos e complicações. Para tanto, uma assistência humana e de qualidade, aliado ao apoio familiar durante a parturição, transformam o nascimento num momento único e especial, assim como é bastante importe o apoio emocional de um acompanhante de escolha do parturiente, esse apoio e extremamente importante, pois toda a tensão do parto e dividido entre o acompanhante e a parturiente.

  1. PROBLEMA

Com o avanço na medicina quais os benefícios do parto humanizados?

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar sobre a Humanização e a Assistência de Enfermagem ao porto normal.

.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

       Esta pesquisa tem por objetivos específicos:

- Definir a humanização e assistência a parturiente no parto normal;

- Esclarecer os cuidados de enfermagem a parturiente no pré-operatório e pós-operatório;

- Descrever os tipos de cuidados de enfermagem a parturiente.

- Descrever os benefícios do parto humanizado.


  1. JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema sobre os cuidados de enfermagem A humanização e a assistência de enfermagem ao parto normal justifica-se pela necessidade em esclarecer que o enfermeiro equipado do conhecimento sobre o tema, incorporado ao conhecimento técnico-científico que lhe é recomendável, sendo capaz de distinguir as condutas necessárias para cada caso. O processo de Enfermagem é uma ferramenta valiosa no modo de executar a assistência auxiliando o agir do enfermeiro.

A gravidez e o parto são eventos sociais que integram a vivência reprodutiva de homens e mulheres. Este é um processo singular, uma experiência especial no universo da mulher e de seu parceiro, que envolve também suas famílias e a comunidade. A gestação, parto e puerpério constituem uma experiência humana das mais significativas, como forte potencial positivo e enriquecedora para todas que dela participam (BRASIL, 2001).

Não é apenas a qualidade técnica da assistência à gestação, ao parto e ao puerpério, evidenciada por altas taxas de mortalidade materna e perinatal, que deixa a desejar. Talvez ainda mais grave seja a indiscriminada e inexorável transformação do nascimento e parto em fenômeno patológico, totalmente medicalizado e, portanto, tratado, sem brechas para sua realização como evento existencial e psicológico para mãe e filho e social para a família e sociedade (VOLOCHKO, 2000).

Este quadro favorece ao resgate da humanização na assistência hospitalar em clínicas e áreas de atuação de enfermagem, a começar pela obstetrícia como uma alternativa para a valorização do paciente enquanto ser humano e para o atendimento de suas expectativas e necessidades. Sem dúvida o momento exige a convergência dos esforços preventivos da equipe de assistência materno-fetal de forma que a ajuda no momento do parto resulte num atendimento mais global e satisfatório para a saúde física e emocional do binômio mãe/filho, pois humanizando o nascimento estamos humanizando a vida (MALDONADO, 2000; SILVA, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com