TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL

Por:   •  6/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

  HUMANIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL.

INTRODUÇÃO.

Humanização é uma expressão de difícil conceituação, tendo em vista seu caráter subjetivo, complexo e multidimensional. Inserida no contexto da saúde, a humanização, muito mais que qualidade clínica dos profissionais, exige qualidade de comportamento (SIMÕES, 2007)1.

Na abrangência do parto o conceito de humanização “envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que buscam a promoção do parto e do nascimento saudáveis e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal” (BRASIL, 2001 p.10)2. Um parto humanizado é aquele que valoriza e respeita as opiniões, crenças, cultura e valores da mulher e visa resgatar o lado fisiológico do nascer, tornando a mulher à principal protagonista do processo parturitivo (CASTRO; CLAPIS, 2005)3.

Um dos princípios fundamentais da enfermagem é o respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos. Uma assistência de enfermagem humanizada no parto implica no respeito à mulher, evitando-se práticas desnecessárias, abusivas e sem o seu conhecimento e consentimento. Valoriza a dimensão cultural, pessoal e oferece apoio emocional a parturiente e a sua família (MOURA et al., 2007)4.

O parto é um instante muito importante na vida de uma mulher, é um momento que fica marcado para o resto da vida, algo que mexe com as mulheres, os bebês e as famílias. Portanto é essencial valorizar o parto e o nascimento humanizado, e prezar pelo poder de decisão das mulheres (GOMES, et al, 2014)5.

O processo de humanização do parto ficou mais fortalecido a partir do no ano 2000, quando o MS instituiu pela Portaria n° 569 de 01 de junho, o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), ao definir medidas que asseguram melhorias do acesso, da cobertura e da qualidade da assistência ao pré-natal, parto, puerpério e período neonatal (BRASIL, 2000)6.

Para tanto, esta pesquisa teve como o objetivo identificar na literatura pesquisas, através de artigos que tratem sobre Humanização e assistência de enfermagem ao parto normal.

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, definida como estudo de coleta de dados, realizada a partir de fontes secundarias, por meio do levantamento bibliográfico.

        Teve como critério de inclusão: literaturas relacionadas com o objetivo da pesquisa, publicado nos últimos 5 anos, em língua portuguesa. E como critério de exclusão: artigos duplicados e artigos que não correspondia ao tema proposto.

        A coleta de dados foi realizada na base de dados: BVS E SCIELO, com o cruzamento dos descritores: Humanização. Parto normal. Enfermagem obstetrícia., obtendo um total  90 artigos, aos quais foram analisados e aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em 6 artigos.

Os dados coletados foram organizados em tabelas descritivas contendo as seguintes informações:

ANO

TITULO

AUTORES

PERIODICO

OBJETIVO

RESULTADOS

2016

A IMPORTANCIA DA ENFERMAGEM NO PARTO HUMANIZADO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

NEUZA FERREIRA DO CAMPOS; DANIELLE AURILIA FERREIRA MACEDO MAXIMINO; NEREIDE DE ANDRADE VIRGINIO; CLAUDIA GERMANA VIRGINIO DE SOUTO.

REV. CIENC. SAUDE NOVA ESPERANÇA.

 

 IDENTIFICAR NA LITERATURA A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO PARTO NATURAL HUMANIZADO.

A pesquisa possibilitou constatar que a enfermagem em si, por sua vez, é a categoria profissional que está apta para cuidar das parturientes, prestando assistência holística em toda sua totalidade fortalecendo, assim, vínculos, ensinamento e estrutura emocional para com as mulheres que passam pelo processo de parto natural. Desta forma, ressalta-se a importância da preparação profissional para atual nesta prática, no tocante em que está inserido de modo que a enfermagem presta uma assistência humanizada que está embasada nas necessidades advindas das parturientes bem como sua família, a qual se insere no processo de parturição.

2015

 

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO TRANSCURSO DO PARTO: O OLHAR DAS PUÉRPERAS

 

DELMARY BORGES BIET;  VITÓRIA AUGUSTA TELES NETTO PIRES

 

REVISTA ENFERMAGEM INTEGRADA – IPATINGA: UNILESTE

IDENTIFICAR AS SITUAÇÕES VIVENCIADAS POR PUÉRPERAS JUNTO À EQUIPE DE ENFERMAGEM DURANTE A ASSISTÊNCIA AO PARTO E VERIFICAR SE ATENDERAM AOS PRECEITOS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ATENÇÃO À GESTANTE, À PARTURIENTE E À PUÉRPERA E DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Os resultados mostraram que as puérperas reconheceram como benéfico o atendimento recebido da equipe de enfermagem, associando-o a um cuidado acolhedor que lhes trouxe segurança e tranquilidade no transcurso do parto; permitiu a participação de acompanhante e utilizou métodos não farmacológicos para o controle da dor, o que resultou em uma assistência humanizada.

2014

HUMANIZAÇÃO DO PARTO NORMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

LARISSA VANESSA MACHADO VIANA;

KELY MENDES FERREIRA;

MARIA DO AMPARO DA SILVA BIDA MESQUITA

REV. SAÚDE EM FOCO, TERESINA,

IDENTIFICAR PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A

TEMÁTICA DA HUMANIZAÇÃO DO PARTO NORMAL, BUSCANDO DEFINIR ESTRATÉGIAS QUE FAVORECEM A

PROMOÇÃO DE UM PARTO SAUDÁVEL E SEM PROCEDIMENTOS DESNECESSÁRIOS.

Algumas estratégias

fortalecem o desenvolvimento e o resgate do parto sem intercorrências, contando com o apoio

da equipe de enfermagem. O termo humanização vem sendo cada vez mais discutido, onde se

destaca a necessidade da melhoria do acesso e da qualidade do atendimento no parto

2015

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PARTO NATURAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

PORTO, ANY ALICE SILVA¹; COSTA, LUCÍLIA PEREIRA DA²; VELLOSO NÁDIA ALÉSSIO³

REV. CIÊNCIA E TECNOLOGIA, RIO GRANDE DO SUL,

ANALISAR E REFLETIR SOBRE A ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM À MULHER EM PARTO NATURAL NO CONTEXTO DA HUMANIZAÇÃO.

Os resultados mostraram que as puérperas reconheceram como benéfico o atendimento recebido da equipe de enfermagem, associando-o a um cuidado acolhedor que lhes trouxe segurança e tranquilidade no transcurso do parto; permitiu a participação de acompanhante e utilizou métodos não farmacológicos para o controle da dor, o que resultou em uma assistência humanizada.

2016.

QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA À GESTANTE DE ALTO RISCO EM

ÂMBITO HOSPITALAR

MARCIELE BRAGA DOS SANTOS; SANDRA MARIA DE MELLO CARDOSO; ZALEIA PRADO DE BRUM; ANDRESSA PERIPOLLI RODRIGUES; NEIVA CLAUDETE BRONDANI MACHADO; LUCIMARA SONAGLIO ROCHA

SCIENTIA TEC: REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFRS – CAMPUS PORTO ALEGRE

IDENTIFICAR A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA

PRESTADA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM ÀS GESTANTES DE ALTO RISCO

A análise temática dos dados

apontou que há falta de humanização, de acolhimento e de dificuldade de comunicação dos

pacientes/familiares com a equipe de enfermagem. A observação indicou ainda ocasional presença

do profissional enfermeiro na unidade, uma vez que a maioria dos procedimentos era realizada

somente pela equipe técnica. Foi possível verificar que vários aspectos da assistência na

maternidade precisam ser revistos para se adequar ao Programa de Humanização no Pré-Natal e

Nascimento, respeitando os direitos da gestante e prestando uma assistência de qualidade.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com