TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados de Enfermagem Parto Normal

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.864 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste texto falaremos a respeito dos partos existentes que são eles: Normal (natural), Cesária (cirúrgica) e Forceps que consistem em um auxílio para retirada do feto no parto normal, ressaltaremos a assistência de enfermagem e citaremos também os cuidados prestados quanto enfermeiros.

Primeiramente falaremos o que se trata cada parto e como é realizado

Desenvolvimento

Cuidados de Enfermagem Parto Normal

Orientar a paciente

Esvaziar a bexiga

Verificar sinais vitais

Vesti-la

Tricotomia (raspagem de pelos)

Enteroclisma (enema)- (lavagem intestinal)

Banho, quando possível

Assistência de Enfermagem ao Parto Normal

 Segundo a uma pesquisa feita a assistência de enfermagem consiste em etapas:

I. Objetivo: Oferecer subsídios para a correta avaliação da gestante de baixo risco no diagnóstico e acompanhamento do trabalho de parto.

II. Definição de Trabalho de Parto (TP)

Processo através do qual um útero gravídico, por meio de atividade contrátil, expulsa um feto com idade gestacional igual ou superior a 20 semanas.

Classificação do Parto:

Pré-termo 20 a 36 semanas e 6 dias

Termo 37 a 41 semanas e 6 dias

Pós-termo > 42 semanas

III. Como Diagnosticar o Trabalho de Parto

Presença de pelo menos 3 contrações uterinas regulares, rítmicas e com duração de pelo menos 30s em intervalos de 10min, de intensidade suficientemente forte para causar dilatação do colo uterino.

Colo uterino dilatado pelo menos 3cm.

Grau mínimo de apagamento do colo uterino.

Assistência de Enfermagem Parto Cesárea

O parto cesaria é utilizado quando a gestante acompanhada não pode ou consegue dar à luz ao seu bebe de forma natural devido a intervenções que variam desde patologias que impossibilitam quanto a impossibilidade da passagem do feto para fora.

Nessa condição o que se diz respeito assistência e cuidados de enfermagem deve haver uma rigorosidade para tranquilizar a mãe prestes a dar à luz ao seu bebe, nós como enfermeiro devemos esclarecer de forma objetiva todos procedimentos a qual será submetida, ou seja, esclarecer passo a passo do parto e desmentir mitos e afirmar verdades.

Cuidados de enfermagem

No pré operatório

Exame físico

Avaliar de riscos e possíveis complicações no pós-operatório

Pedir exames necessários

Questionar sobre patologias e

Verificar e anotar Sinais Vitais

Remover adereços como: grampos, maquiagens, jóias, próteses, e pertences pessoais; rever prontuário, identificar a paciente, cirurgia e sala operatória; verificar o sítio cirúrgico,

Realizar tricotomia

Estabelecer linha venosa, administrar medicamentos (pré anestésicos antibióticos profiláticos entre outros, conforme prescrição médica)

Quando prescritos, realizar sondagem vesical de demora

Conforme prescrição médica, auxiliar na colocação de camisola hospitalar.

Assistência de Enfermagem

Na assistência de enfermagem conforme cartilha do ministério da saúde, as etapas de assistência são por componentes são estes:

Componente I: Incentivo à Assistência Pré-natal objetiva estimular estados e municípios a realizarem o acompanhamento pré-natal adequado e o cadastramento das gestantes, de acordo com os princípios e critérios estabelecidos.

Componente II: Organização, Regulação e Investimentos na Assistência Obstétrica e Neonatal objetiva o desenvolvimento de condições técnicas e operacionais para a organização e regulação da assistência obstétrica e neonatal, através da estruturação de Centrais de Regulação e de sistemas móveis de atendimento pré e inter-hospitalares; e ainda financiamento a hospitais públicos e filantrópicos, integrantes do Sistema Único de Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com