TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da saúde pública

Por:   •  11/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Recente na história da saúde pública, o SUS é uma grande conquista da população. Como o sistema funciona? Qualquer pessoa conseguia receber a devida assistência medica? Quando as medidas públicas de vacinação e vigilância sanitária tiveram início?

Século XX seria o século da Eletricidade, Engenharia, da Medicina. Epidemia da doença varíola, cólera, malária, tuberculose febre amarela e a peste em várias Cidades. Os ricos tinham seus médicos os mais pobres tinhas as benzedeiras e a caridade quem levava o atendimento as pessoas carentes, eram através das mulheres cristãs que população recebia atendimento nos hospitais de caridade mantido pela igreja. As doenças daquela época sujavam o nome do brasil e as pessoas não queria mas visita-lo. Na época Osvaldo Cruz diretor geral de Saúde Pública criou um instituto para produção de vacinas, quem não cooperasse eles consideravam inimigos da saúde pública, as pessoas com doenças infecciosas foram para quarentena. As pessoas que eram pobres de origem humilde eram expulsas de suas casas. As vacinas se tornaram obrigatória, mas havia resistência da população e também dos militares eles acreditavam que o fato das vacinas serem obrigatórias tirava a liberdade de escolha dos cidadãos.

1904-Houve uma revolta contra a vacina obrigatória com manifestações e abaixo assinados a polícia interviu.

1918-Um novo vírus aparece a gripe espanhola, os médicos não sabiam o que fazer contra essa doença muitas pessoas morreram.

1923-Depois de alguns anos de greve inicia-se a lei para aposentadorias e pensões para os trabalhadores também ganharam o direito de assistência medica.

1930- Getúlio Vargas se torna presidente da república.

1934- Getúlio Vargas cria o instituto de aposentadoria e pensões para os marítimos e prometeu o mesmo para todas as outras categorias profissionais.

“Os recursos do país desde sempre foram aplicados pelo governo no financiamento das industrializações do país”

1937- Getúlio Vargas anunciou a criação do ministério do trabalho.

1950- Getúlio Vargas se candidata novamente a presidência é eleito na mesma época também inaugurou a TV Tupi. Anunciou a criação da Petrobras e a criação do ministério da saúde.

“O ministério da saúde veio para fortalecer as ações em saúde pública a medicina preventiva” doutor Roberto.

1954- Getúlio Vargas na época presidente se suicidou. Getúlio, que se sentia massacrado pela oposição, pela "república do galeão" e pela imprensa, escolheu a noite de são Bartolomeu para sua morte. Getúlio Vargas cometeu suicídio com um tiro no coração em seus aposentos no palácio do catete, seu vice café filho assumiu a presidência até as próximas eleições onde foi escolhido o Juscelino Kubitschek. Juntaram-se todas as contribuições em um só instituto INPS (instituto nacional previdência social).

1990- Conquista do sus (sistema único de saúde) saúde para todos.

Comentários

Percebemos que não é de hoje que a saúde no Brasil deixa a desejar, apesar da conquista do SUS, ainda existe uma carência grande de verbas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com