TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Humanização

Por:   •  9/4/2017  •  Seminário  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP AGRÁRIAS

ENFERMAGEM

AUTOR(ES)

 TÍTULO DO TRABALHO:

CAMPO GRANDE

2018


AUTOR(ES)

 TÍTULO DO TRABALHO:

subtítulo (se houver)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Nome do Curso da Nome da Instituição requisito parcial à obtenção do título de Bacharel ou Licenciatura em Formação.

Orientador(a): Nome do Orientador. 

LOCAL

ANO


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        1
  2. DESENVOLVIMENTO        2

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

REFERÊNCIAS        5


1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta uma reflexão teórico-filosófica sobre a ética do cuidado numa perspectiva estética.  A ética e a estética andam juntas, e na enfermagem, elas são essenciais, pois saúde envolve vários matizes e insere-se na complexidade, na dimensão social e ecológica do cuidado. 

.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao nosso ver, o foco da atenção da enfermagem é o ser humano, com suas necessidades bio-psico-sócio-espirituais e a função precípua do enfermeiro é o cuidado de enfermagem, cujo objetivo centra-se na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na recuperação e na reabilitação da saúde.

No seu dia a dia, os profissionais de enfermagem utilizam a ciência, a arte, a estética e a ética no processo de promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio de ações de cuidados destinados a ajudar as pessoas a viverem mais saudáveis.

O cuidado pensado como existencial,  essencial do ser humano, diz respeito a zelo, desvelo, atenção, bom trato e solicitado constituindo dessa forma uma preocupação com outro. O cuidado é o caráter existencial mais próprio do ser humano, pois é indispensável ao ser humano, o cuidado como essência da enfermagem e como função precípua do enfermeiro.

Entre as necessidades de desenvolvimentos de conceitos de enfermagem, o processo de fazer ensinar enfermagem requer a compreensão do conceito de cuidado e do processo de cuidar em enfermagem.

A ética e a estética na enfermagem

Segundo a filosofia, a ética é o juízo de apreciação entre o bem e o mal, todavia, essa ética precisa ser pensada, pois existem éticas e cada uma traz em si subjetividades associadas.

Neste sentido existem dois enfoques da ética que nortearam a enfermagem, a ética caritativa relacionada a obediência e a abnegação e a ética filantrópica.

Tanto a ética caritativa e quanto a filantrópica tem em comum uma relação impositiva e autoritária sobre o outro que se encontra fragilizado como no caso doente ou do trabalhador oprimido.

A ética caritativa esta ligado ao sentimento religioso, de compaixão onde o cliente é visto como dependente e submisso Esse tipo de ética impregnou na enfermagem, tinha como modo de vista o dever e impondo o sacrifício profissional.

Já a ética filantrópica foi criada pelo estado burguês para atender os necessitados, geralmente controlando as ações pelos agentes de cuidado.

A ética tradicional, vinculada a uma moral religiosa determinista e ao estado autoritário. É importante ressaltar que tanto a ética caritativa, quanto a filantrópica existe uma relação vertical e autoritária sobre o sujeito, não se permite a expressão do desejo de quem é cuidado.

Não podemos mai ver o cliente como passivo e vitima. Precisamos sim. Potencializar a vida, que passa pela percepção dos desejos que emergem do sujeito e do grupo num sentido ético e estético.

A partir dos anos 80, rupturas com antigos modelos de assistência emergiram na enfermagem, outra visão acerca da saúde, dentro desse contexto a enfermagem contemporânea, não é mais a mesma de outrora. Enfim, a ética contemporânea procura resgatar os aspectos humanos tais como a estética.

Face a essa consideração enfatizo o valor da vida como um fato é nesse contexto, a subjetividade, a vivencia e a dimensão estética precisam ser resgatados eticamente; a afetividade social, o amos o respeito e da solidariedade, o qual é intrínseco a vida biológica do homem. É preciso ter muito cuidado com o alheamento na saúde, devido as implicações psico afetivas e éticas das intervenções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com