TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS BIOMOLÉCULAS NA SAÚDE HUMANA

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  1.723 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Enfermagem

BIOMOLÉCULAS

LUANA ANTONIACOMI

CURITIBA

2016

BIOMOLÉCULAS

      Um grande número de moléculas representa o que chamamos de biomoléculas, ela tem em comum o fato de serem provenientes dos organismos vivos e serem geradas ou utilizadas no processo de sustentação da vida. Estas biomoléculas são agrupadas em classes: lipídeos, carboidratos, proteínas, ácidos nucléicos, vitaminas e muitos outros compostos formados pela combinação de diversos compostos.

IMPORTÂNCIA DAS BIOMOLÉCULAS NA SAÚDE HUMANA

       Quando os alimentos são ingeridos, eles são degradados, através do processo da digestão, que forma uma mistura homogênea.

O produto resultante da digestão, o organismo armazena uma série de moléculas pequenas, que passam para o sangue através e chegam aos tecidos, onde são aproveitadas.

É através dos hidratos de carbono ou glicídios que o organismo consegue a energia  para realizar as suas reações metabólicas.

No interior das células ocorrem vários processos químicos que originam a libertação de quatro calorias por cada grama de hidrato de carbono.

No ser humano, o principal monossacarídeo é a glicose. Para que os outros glicídios sejam aproveitados é necessário que se transformem em glicose e assim, a molécula é capaz de penetrar no interior das células e sofrer um processo de combustão que libera energia.

Dois dos monossacarídeos mais importantes para o ser humano é a frutose, que se encontra na fruta e a lactose, que se encontra no leite.

Enquanto que os açúcares consumidos são absorvidos, rapidamente, os amidos demoram mais tempo para serem absorvidos, depois de serem ingeridos, fazendo com que a sua utilização seja mais prolongada.

Quando a quantidade de açúcares ingeridos for excessiva, o organismo fica saturado e transforma essas substâncias em gorduras. Fator importante para a obesidade.

Além de terem grande importância como função energética nos seres humanos, os glicídios como a celulose e o ácido murâmico são fundamentais para a formação da parede celular dos vegetais e das bactérias.

      No organismo humano, as proteínas fazem parte do componente estrutural fundamental dos tecidos, são indispensáveis para o seu crescimento e regeneração.

As proteínas são fundamentais, na infância, favorecem o processo de crescimento e são importantes durante toda a vida, porque permitem a manutenção dos tecidos. A pepsina tem a função enzimática e atua no suco gástrico. A queratina tem função estrutural, fortalecendo os cabelos e as unhas. Os anticorpos localizam-se no plasma e nos tecidos, defendendo-os de bactérias. A hemoglobina está localizada no sangue e ajuda no transporte. No pâncreas, a insulina tem a função reguladora.

      Os lipídios ou gorduras têm como principal função o armazenamento de energia em abundância, para épocas de carência. Cada grama de lipídios pode ser obtida nove calorias. Ao serem consumidas em excesso, as gorduras ficam acumuladas no tecido adiposo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com