TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO

Por:   •  22/1/2020  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO

2

Patrícia Moreira dos Santos Daufemback 1

A humanização é um assunto tão importante na área da saúde que em 2003 foi lançado o , que representa a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como objetivo melhorar o Sistema Único de Saúde. Segundo preconiza o Ministério da Saúde, é uma proposta para melhorar a qualidade das relações de trabalho na saúde, principalmente no que diz respeito à assistência á clientela. (BRASIL 2001 – Humaniza SUS), ou seja, a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde.

Os profissionais da Radiologia têm um papel preponderante por ser uma profissão que busca atender o ser humano, considerando sua liberdade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades e no transcurso de doenças. Os profissionais que atuam no âmbito da urgência e emergência necessitam de habilidade e conhecimento teórico-prático para garantir um atendimento seguro e diminuir os riscos que ameaçam a vida do paciente, para isto devem realizar a humanização na saúde, o que nos dias atuais é um grande desafio para os profissionais.

Sendo assim, o que é Humanização? A Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável. O processo de humanização implica a evolução do Homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. Para cumprir essa tarefa, os indivíduos utilizam recursos e instrumentos como forma de auxílio. A comunicação é uma das ferramentas de grande importância na humanização.

 Dessa forma, oferecer um atendimento de excelência é fundamental para melhorar o relacionamento com os pacientes e destacar-se diante de um mercado tão competitivo. Mais importante do que investir em tecnologia e sistemas de gestão de atendimento, é oferecer um atendimento humanizado.

Portanto, A humanização tem como objetivo possibilitar o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer indivíduo que simpatize sobre o tema da humanização.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008

[pic 1]

1 Colégio Estadual Carlos Drumond de Andrade – Nova Tebas- Ensino Médio. E-mail: patti23mo@gmail.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com