TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Enfermeiro Obstetra frente ao Atendimento Pré Natal e Parto Humanizado

Por:   •  9/5/2018  •  Artigo  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Atuação do Enfermeiro Obstetra frente ao Atendimento Pré Natal e Parto Humanizado

Ana Lídia dos Reis Miranda[1]

Renata Ishibashi[2]

 

Resumo

Objetivos: discorrer acerca da relevância da autuação do enfermeiro especialista em obstetrícia no atendimento ao parto humanizado, considerando a importância deste profissional durante o período gravídico puerperal até o momento do parto por meio de uma revisão da literatura. Métodos: Pesquisa Bibliográfica. Resultados: o número reduzido de publicações que abordam a temática me questão a reforçam a ideia inicial de que esta profissão ainda perpassa por desafios e deste modo nota-se a emergência de que estudos voltados para essas questões. Vale ressaltar que, o papel do enfermeiro obstétrico é de suma importância, no concernente a superação da cultura biomédica que apoia o processo de medicalização antes e durante o parto e portando atuando de forma mais humanizada. Conclusão: o estudo apontou que a humanização na assistência a gestante e ao neonato somente será propiciada através de uma formação consistente de enfermeiros obstetras os quais possam contribuir efetivamente para esse movimento, entretanto, verificou-se a um que ainda existe um longo caminho a ser trilhando, tornando-se imprescindíveis a ampliação e o reconhecimento da atuação deste profissional, assim como sua integração nos serviços de saúde e legitimação profissional. .

Descritores: Enfermagem Obstétrica. Pré Natal. Parto Humanizado.

Abstract

Objective: To discuss the relevance of the obstetrical nurse specialist 's report on the care of humanized delivery, considering the importance of this professional during the puerperal pregnancy period until the moment of delivery through a review of the literature. Methods: Bibliographic research. Results: The small number of publications that deal with this issue reinforces the initial idea that this profession still faces challenges, and in this way it is possible to note the emergence of studies focused on these issues. It is worth mentioning that the role of the obstetric nurse is of paramount importance, regarding the overcoming of biomedical culture that supports the process of medicalization before and during childbirth and carrying out acting in a more humanized way. Conclusion: the study pointed out that humanization in the care of the pregnant woman and the newborn will only be provided through a consistent training of obstetrician nurses who can contribute effectively to this movement, however, it has been verified that there is still a long way to go making it essential to expand and recognize the professional performance of this professional, as well as its integration in health services and professional legitimation. .

Keywords: Obstetric Nursing. Pre Christmas. Humanized birth.

Introdução

O profissional de Enfermagem Obstétrica atua na perspectiva de fornecer atendimento qualificado, específico e humanizado às mulheres gestantes, com a finalidade de evitar futuras complicações maternas e neonatais. Cumpre esclarecer que a trajetória histórica da enfermagem obstétrica no Brasil e no mundo trilhou um caminho repleto de obstáculos e lentidão, marcado por relevantes conquistas e desafios para o profissional enfermeiro, que, nessa perspectiva, exerceu fundamental papel no processo de humanização e desmedicalização da assistência à saúde da mulher.

A função deste profissional foi regulamentada através do Decreto n. 94.406, datado de 8 de Junho de 1987, normatizado pela Lei n º 7.498, de 25 de Junho de 1986, a qual dispõe sobre o exercício da enfermagem, estabelecendo suas atribuições (CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL, 2004).

Por sua vez, Santos et al. (2002) aponta que o Artigo 3° do referido documento, esclarece que compete ao enfermeiro obstetra, à assistência à Saúde da Mulher, assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto e execução e assistência obstétrica em situação de emergência; atribuindo-lhes ainda a identificação das distócias obstétricas e encarregar-se de todas as medidas fundamentais, até a chegada do médico, devendo intervir, de acordo com sua qualificação técnico-científica, empregando os procedimentos que julgar relevantes com o intuito de garantir a segurança de mãe e filho. A partir destas considerações, buscaram-se dados e informações, com a finalidade de responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a importância da atuação do Enfermeiro Obstetra frente ao atendimento Pré Natal e Parto Humanizado?

        Considerando o exposto, a proposta deste trabalho científico tem como objetivo discorrer acerca da relevância da autuação do enfermeiro especialista em obstetrícia no atendimento ao parto humanizado, considerando a importância deste profissional durante o período gravídico puerperal até o momento do parto.

        O estudo será desenvolvido através de uma abordagem bibliográfica, sendo estruturado da seguinte forma na primeira seção está exposto o referencial teórico do estudo, a segunda seção descreve  os materiais e métodos utilizados para a execução da pesquisa, a terceira seção aponta os resultados e a discussão dos achados da pesquisa e por fim, serão expostas as conclusões e referências bibliográficas.

        Este estudo justifica-se por propiciar uma maior compreensão acerca deste campo de atuação do profissional de Enfermagem, além de que é imprescindível que este se sensibilize acerca da assistência prestada, conscientizando-se e respeitando a gestante, a qual que se encontra em um possível estado de insegurança intimamente associado a sua atual condição. Tendo em vista que a pesquisadora pretende atuar nesta área, esta é uma oportunidade valorosa de mergulhar no universo de publicações acerca da temática, de modo a alicerçar-se teoricamente para bem se suceder em seu futuro profissional.

Referencial Teórico

        Nos dias atuais, a Enfermagem, se estabeleceu como uma profissão que tem se debruçado na perspectiva de embrenhar-se por caminhos que levem ao aperfeiçoamento ou aquisição de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos, associados ao campo ao cuidado da saúde do ser humano. “Esta profissão se iniciou por meio de conhecimento empírico, adquiriu suas bases científicas a partir do início século 20 e busca livrar-se do estereótipo de profissão inferior” (GEOVANINI, 1995, p. 24).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (352.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com