TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DO ENFERMEIRO NOS CENTROS DE ACOLHIMENTOS A IDOSOS

Por:   •  10/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN CURSO DE ENFERMAGEM

MARCOS DA SILVA CARVALHO- UL 19109465

THAYNARA DE MACEDO GUEDES- UL 19108574

TEREZA RACHEL A. S. DUTRA – UL 19112102

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DO ENFERMEIRO NOS CENTROS DE ACOLHIMENTOS A IDOSOS

        AÇAILÂNDIA-MA

                                                               2022

MARCOS DA SILVA CARVALHO- UL 19109465

THAYNARA DE MACEDO GUEDES- UL 19108574

TEREZA RACHEL A. S. DUTRA – UL 19112102

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DO ENFERMEIRO NOS CENTROS DE ACOLHIMENTOS A IDOSOS

Pré-Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal– UNIPLAN, como requisito parcial para a obtenção de nota.

Orientador (a): Prof. Esp. GILMAR

AÇAILÂNDIA- MA 2022

SUMÁRIO

  1. O PROBLEMA        6
  1. OBJETIVO GERAL        6
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6
  1. JUSTIFICATIVA        7
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7
  3. METODOLOGIA        10
  4. RESULTADOS ESPERADOS        11
  5. CRONOGRAMA        11

REFERÊNCIAS        12

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DO ENFERMEIRO NOS CENTROS DE ACOLHIMENTOS A IDOSOS

  1. O PROBLEMA

Ao apontar as dificuldades na Atenção Básica ao idoso, mostra que uma dos maiores problemas ao acolhimento aos idosos, é a falta de  conhecimento na interação e na atuação sobre as necessidades nos cuidados com a faixa etária, sendo também, em relação a colher informações recebidas do paciente no quesito de facilitar a obtenção do diagnóstico, com o objetivo de identificar a urgência de atendimentoao paciente.

  1. OBJETIVO GERAL

Compreender a importância do papel dos cuidados humanizado do enfermeiro nos centros de acolhimento a pessoa idosa para melhoria e progresso da qualidade de vida da população idosa.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-          Demonstrar necessidade da presença do cuidado humanizado do enfermeiro nos Centros de Acolhimentos aos Idosos;

-          Verificar os principais métodos desenvolvidos pelos enfermeiros que propiciam o cuidado humanizado ao idoso nos centros de acolhimento ao idoso;

-          atender as necessidades dos idosos como construção de uma cultura de hábitos saudáveis na atenção básica.

  1. JUSTIFICATIVA

       Logo, esta temática torna-se de extrema e fundamental importância para o desenvolvimento do conhecimento científico na medida em que permite compreender  e analisar os desafios da atuação do enfermeiro no centro de convivência para idosos. Portanto, esta proposta de pesquisa visa desenvolver um estudo científico, visando atingir e elucidar os objetivos propostos.

 A atuação do enfermeiro na Atenção Básica ao acolhimento aos idosos, é de grande importancia para melhoria do acesso a solução dos problemas apresentados por eles, pois uma atenção humanizada faz toda diferença no acompanhamento e apoio ás suas necessidades. Sabemos que esse acolhimento deve ser em todo e qualquer lugar, pois além de serem uma classe vulnerável, um atendimento adequado seguido de orientação, faz com que eles se sintam mais seguros ao serem ouvidos pelo profissional da saúde.

A importância desse acolhimento a pessoa idosa é preciso antes de tudo, ser de muita confiança, pois muitas vezes, o fato do enfermeiro ouvir os relatos deles, o reclamar de sua situação, pode abrir grandes oportunidades de oferecer uma oportunidade para que o acolhimento na atenção básica aconteça.

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para evitar ou minimizar os danos derivados dos cuidados de saúde e o aumento da insatisfação com os cuidados médicos, os sistemas de saúde dos países desenvolvidos dedicarão seu interesse no cidadão desde os primeiros anos do século XXI.

Todas as estratégias de desenvolvimento e modernização terão como objetivo fundamental a qualidade dos serviços de assistência. Neste contexto, um componente fundamental a qualidade no pronto socorro que consiste na confiança e a segurança do paciente.

A qualidade, dependendo da estrutura disciplinar do pronto socorro, pode ser entendida de maneiras diferentes, usando termos, classificações e modelos distintos. A definição qualidade dos serviços de saúde aumenta a probabilidade de alcançar resultados de saúde ótimos e comparáveis ao conhecimento atual dos profissionais é uma das mais aceitas. Da mesma forma, há concordância em considerar que a qualidade do atendimento é a soma de:

  • Fornece cuidados de saúde segundo o conhecimento médico científico atual;
  • Conseguir atendimento adequado às necessidades dos pacientes;
  • Fornece adequadamente os cuidados de saúde de que se é capaz;
  • Conseguir cuidados que satisfaçam o paciente.

Os enfermeiros devem cumprir os regulamentos que regem o exercício da sua profissão, como o Código do Profissional de Enfermagem, a Lei sobre o Exercício do Enfermeiro e outros instrumentos éticos e legais. Cada vez mais atribui-se importância ao perfil do profissional que atua na área da saúde. O enfermeiro desenvolve habilidades desde o conhecimento e atividades técnicas até a própria postura profissional. Certos recursos ajudam a definir este perfil para atender às suas necessidades de cuidados específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com